O início 1886–1905
A história da Bosch começa com muitos primeiros passos. O passo para a independência, para o mercado automóvel, para os mercados fora da Alemanha, e a mudança para o edifício de produção em grande escala.
"Ruínas" — o início
Os anos como aprendiz e operário despertaram em Robert Bosch um desejo precoce de trabalhar por conta própria. Em 1886, abriu a Oficina de mecânica de precisão e engenharia elétrica, em Estugarda. Os anos iniciais foram assolados por altos e baixos e só a partir de meados de 1890 é que as coisas começaram a acontecer rapidamente e de maneira imparável.
Os primeiros produtos e serviços
Bosch realizou todos os trabalhos de mecânica de precisão e de engenharia elétrica que lhe apareciam, tal como instalar sistemas de telefone e campainhas elétricas. Quando lhe pediram para construir um aparelho de ignição por magneto para um motor estacionário em linha com um design já existente, ele melhorou-o e isto preparou o caminho para a produção da ignição por magneto.
A faísca que desencadeou tudo — a ignição por magneto
A partir de 1897, a Bosch começou a instalar aparelhos de ignição por magneto, de melhor conceção, em automóveis, e tornou-se a fornecedora da única ignição realmente fiável. Em 1902, o engenheiro chefe na Bosch, Gottlob Honold, revelou uma solução ainda melhor, a ignição por magneto de alta-voltagem com vela de ignição. Este produto preparou o caminho para a Bosch se tornar numa fornecedora automóvel líder a nível mundial.
Gottlob Honold
Um grande inovador com os instintos certos
"Quando Honold acabava um novo item, e o passava para a produção, o mundo Bosch aclamava pelo produto terminado".
Foi assim que Robert Bosch prestou tributo ao seu chefe de engenharia de longa data, este que começara a trabalhar para ele como um aprendiz. Até à sua morte prematura em 1923, para além do sistema de ignição por magneto de alta-voltagem, ele também foi o brilhante criador de sistemas de iluminação, motores de arranque e buzinas para o portfolio de produtos da Bosch.
Fotografia: Gottlob Honold (1901)
Proprietário — a primeira fábrica
A Bosch já se tinha relocalizado várias vezes até ele ter decidido construir uma fábrica. Inicialmente, esperava arrendar um ou mais espaços, mas este não seria o caso. Pelo contrário, a fábrica Bosch, construída em 1901, continuou a expandir-se para os edifícios circundantes.
Entra no primeiro gabinete de vendas no mundo
"…Um pé na Grã-Bretanha…" — este fora o desejo de longa data de Robert Bosch. Em 1898, em Londres, junto com o inglês Frederic Simms, fundou a primeira empresa Bosch fora da Alemanha. Este foi o primeiro passo de entrada para o mercado global. Seguiram-se rapidamente mais gabinetes de vendas noutros países europeus.
Magnetos de Paris — a primeira produção no estrangeiro
A seguir ao Reino Unido, França era o maior mercado europeu de vendas de automóveis. A Bosch abriu uma empresa subsidiária em França em 1899. O negócio na sucursal em Paris não podia ter corrido melhor, e a partir de 1905 foi capaz de satisfazer a procura com os sistemas de ignição por magneto produzidos na sua própria fábrica com vista para a Torre Eiffel.
Automobilismo — a primeira publicidade
Perto do virar do século ocorreu a primeira grande corrida internacional de automóveis. Uma hipótese para os fabricantes de automóveis e fornecedores exibirem as suas capacidades. Em 1903, na Irlanda, o belga Camille Jenatzy conduziu um Mercedes até à vitória na Taça Gordon Bennett, em parte, graças ao fiável sistema de ignição da Bosch, que esteve à altura das condições mais hostis.