Ir para o conteúdo principal
Bosch em Portugal

Let's talk about tech

Se és apaixonado por tecnologia, junta-te aos nossos especialistas e aos seus convidados nestas sessões para falar do futuro da tecnologia.

Acompanha o futuro da inovação tecnológica. Aqui falamos sobre os bastidores técnicos das áreas mais fascinantes do mundo da tecnologia: mobilidade do futuro, casas inteligentes, cidades inteligentes e indústria 4.0! Participa!

Condução autónoma - Flashing the future

18º Edição

poster da sessão let's talk about tech

Sabes quais são os sensores necessários para a condução autónoma? Nesta sessão da Let's Talk About Tech, vamos falar sobre revolução na mobilidade, os cinco domínios necessários para a automação da condução e apresentar alguns dos sensores essenciais para recolha de informação do meio envolvente. O sensor LiDAR, um dos grandes focos de investigação da equipa da Bosch em Braga, estará em evidência nesta sessão, e os nossos oradores prometem explicar tudo sobre o seu princípio básico de funcionamento, as oportunidades e as tecnologias que prometem tornar ainda mais eficaz e eficiente a performance deste sensor. Será ainda abordado o funcionamento, as vantagens e as sinergias que o sensor Road Condition pode criar com outros sensores presentes no carro. Participa!

Simulação e CAD em Resultados Agile

17º Edição

poster da sessão let's talk about tech

Queres saber como o Agile pode otimizar o desenvolvimento mecânico? Na Bosch, a framework Scrum/Agile não é exclusiva das equipas de software. O desenvolvimento mecânico também beneficia da aplicação destas ferramentas ágeis, que permitem otimizar os resultados em ambientes VUCA. Ficaste interessado? Nesta sessão do Let's Talk About Tech, vamos mostrar como a utilização do Agile em conjunto com ferramentas de CAD e simulação permite dar uma resposta rápida aos pedidos dos clientes, garantindo uma entrega regular e feedback constante. Traremos o exemplo da equipa de desenvolvimento mecânico de superestruturas de bombas de calor, dividida entre Aveiro e Tranas (Suécia). Junta-te a nós!

Embalagens sustentáveis para a energia verde

16º Edição

poster da sessão let's talk about tech

E se pudermos mudar o futuro do nosso planeta com pequenas ações? Nesta sessão do Let's Talk About Tech vamos falar sobre como as nossas equipas em Portugal e na Suécia estão a desenvolver bombas de calor com energia verde e a criar embalagens mais sustentáveis para minimizar a pegada de carbono deste produto. Porque acreditamos que são as nossas pequenas ações que podem melhorar a qualidade de vida das pessoas e ajudar a proteger o ambiente.

Segurança em casas inteligentes

15º Edição

Segurança em casas inteligentes

Será que estamos seguros nas nossas casas inteligentes? A Internet das Coisas (IoT) tem revolucionado a forma como interagimos com a tecnologia, e atualmente temos "pequenos computadores" espalhados pela casa que permitem-nos controlar várias funções através de uma app. Há quem receie os riscos de ataques informáticos através destes equipamentos com conectividade. Devemos estar preocupados? O que podemos fazer para garantir a segurança das nossas casas? Nesta sessão do Let's Talk About Tech, vamos falar sobre a vida real nas casas inteligentes e quais são os principais cuidados que os consumidores e os fabricantes devem ter para evitar ataques informáticos. Marca no teu calendário: no dia 6 de julho temos encontro marcado às 17h00. Participa!

Agile no desenvolvimento de hardware

14º Edição

Agile no desenvolvimento de hardware

O Agile é exclusivo para o desenvolvimento de software? Não! Nesta sessão do Let's Talk About Tech, vamos mostrar-te como essa metodologia de gestão de projetos também pode ser usada no desenvolvimento de hardware e ajudar as equipas a entregar valor aos clientes de forma mais ágil. Para quem já utiliza Agile e também para quem quer ficar a conhecer essa ferramenta de que tanto se fala atualmente.

Flutter - Um Canivete Suíço Para Desenvolvimento. Assiste ao direto!

13º Edição

Flutter - Um Canivete Suíço Para Desenvolvimento. Assiste ao direto!

Já não é possível imaginar produtos interativos sem pensar em aplicações móveis. Ao longo dos anos o seu desenvolvimento tem sofrido uma evolução constante. Atualmente a abordagem não nativa tem crescido exponencialmente e as opções multiplicam-se. Na sessão da Let's Tech About Talk vamos falar sobre Flutter. Um "canivete suíço", Open Source, para o desenvolvimento multi-plataforma com apenas um código fonte, criado pelo Google, que possibilita a compilação das aplicações nativamente.

Bombas de calor para casas mais sustentáveis

12ª Edição

lets talk about tech cartaz com os dois oradores

Como podemos manter o conforto das nossas casas e, ao mesmo tempo, reduzir a nossa pegada ambiental? Quais as principais tendências tecnológicas na área do aquecimento de água e aquecimento e arrefecimento de ambientes? Acompanhando a transição para fontes de energia renovável, a tecnologia de bomba de calor traz a possibilidade de reduzir significativamente a nossa pegada ambiental e ao mesmo tempo manter o conforto das nossas casas. A tecnologia de bomba de calor é assente no ciclo termodinâmico de compressão de vapor através do uso de gases refrigerantes. Este ciclo permite que a bomba de calor crie mais energia térmica do que consome energia elétrica. A bomba de calor traz então uma vantagem adicional com maior eficiência comparando com os tradicionais aparelhos elétricos de aquecimento.

Localização e mapeamento simultâneo (SLAM) em veículos autónomos

11ª Edição

lets talk about tech

Como é que robôs navegam de forma autónoma num ambiente desconhecido? Que tecnologia e sensores permitem a localização e navegação de forma simultânea? Na 11ª edição do Let's Talk About Tech iremos falar sobre quais os sensores usados para a navegação de um sistema autónomo, as potencialidades (forças e fraquezas) de cada sensor e de que forma estes podem ser integrados num veículo de forma a maximizar a visibilidade deste. Com base nessa complementaridade entre diferentes sensores (LiDAR, câmaras, radar) é possível a um sistema autónomo mapear um ambiente desconhecido ao mesmo tempo que se localiza nele (SLAM). Este será o segundo tópico da nossa conversa: métodos que contribuem para a construção de um mapa consistente e que possibilite a identificação de objetos/obstáculos com fiabilidade.

V2X e UX: Como aumentar a segurança nas estradas?

10ª Edição

lets talk about tech

Como é que os veículos comunicam autonomamente entre si? Como esta comunicação pode ajudar a salvar vidas? Quais são os caminhos de investigação no domínio da interface homem máquina na mobilidade? Nesta talk mostramos os novos avanços e desafios da mobilidade autónoma e como esta poderá aumentar a sua segurança na estrada. Em conjunto com a Universidade do Minho, a Bosch criou o projeto EasyRide, um programa que, entre outros tópicos, investiga a comunicação entre veículos, infraestruturas e pessoas, utilizando a tecnologia V2X, bem como as formas de melhorar a experiência do utilizador no contexto específico dos veículos de duas rodas (2-Wheeler). Vamos abordar as principais inovações da tecnologia V2X e dos desafios da segurança dos utilizadores rodoviários mais vulneráveis e o que sabemos sobre a experiência de utilizador e na segurança para os motociclistas.

A tecnologia 5G

9ª Edição

lets talk about tech

Assistimos numa base diária a notícias sobre tecnologia 5G. A própria Bosch tem projetos em curso explorando a tecnologia 5G, entre outras, aplicada a processos produtivos. A questão que se coloca é: porquê este interesse súbito na tecnologia 5G, aplicada a processos industriais? Na verdade, a 5G promete resolver uma série de desafios que a indústria 4.0 tornou mais visíveis e que, em muitas situações, limita a sua disseminação. Nesta Talk vamos desmistificar o que é realidade e o que é ficção, explorar possíveis casos de uso, atualmente em estudo a nível mundial, e iremos saber qual o potencial de mercado que as operadoras de telecomunicações vêm nesta (futura) área de negócio.

Mobilidade do Futuro

8ª Edição

lets talk about tech mobilidade do futuro

Qual o envolvimento da Bosch no mundo da condução autónoma? De que forma é influenciada pelas tendências e quais os grandes pilares da condução autónoma? Na 8ª Sessão do Let's Talk About Tech, damos intuição ao ouvinte para o que deverá esperar e quando, desmistificando a área de modo a que ela possa evoluir sem sensacionalismos.

Desenvolvimento de testes em sistemas embebidos

7ª Edição

lets talk about tech sistemas embebidos

O que é um sistema embebido? Como é utilizado na indústria automóvel e quais as implicações nos testes? Nesta sessão será ainda abordado o modelo de desenvolvimento de software e as suas diferentes fases. Teremos ainda oportunidade de mostrar as vantagens de uma abordagem que sugere guiar o desenvolvimento de Software através dos testes.

Sendo uma sessão sobre testes não poderíamos deixar de abordar os diferentes tipos de teste e a sua integração num ambiente de desenvolvimento contínuo, juntamente com uma visão sobre o papel dos testers numa equipa de Software.

Tecnologia acessível a todos 

6ª Edição

lets talk about tech tecnologia acessível

Em pleno sec. XXI, na proeminência do mundo tecnológico e de conceitos como IoT, estará a tecnologia ao alcance de todos sem exceção? Apesar das contínuas melhorias, ainda há muito por fazer. Contamos com três perspetivas de quem lida de perto com esta questão, aliando-as a uma perspetiva empresarial na 6º sessão do “Let’s Talk about Tech”.

Embalagem sustentável e os desafios para o desenvolvimento

5ª Edição

lets talk about tech embalagem sustentável

O que significa embalagem sustentável? A embalagem sustentável não é simplesmente o tipo de material que é composta, mas sim todo o seu ciclo de vida, desde a matéria-prima até ao seu fim de vida. Nos dias de hoje, especialmente neste momento que vivemos uma pandemia mundial, são nos apresentados vários desafios no desenvolvimento de uma embalagem sustentável. Na quinta sessão do “Let’s Talk about Tech”, iremos abordar todo o ciclo de vida de uma embalagem sustentável bem como os desafios no seu desenvolvimento.

O mito do Big Brother: até onde vai o limite da monitorização

4 ª Edição

lets talk about tech internet das coisas

As cidades do futuro esperam-se mais seguras, mais limpas e mais agradáveis de visitar e viver. Com o advento da Internet of Things (IoT) espera-se que o número de sensores de todos os tipos presentes nas nossas cidades aumente de forma exponencial. Estes sensores estarão conectados à internet 24h por dia 365 dias por ano e, juntamente com automação e Inteligência Artificial (IA), ajudarão a transformar as nossas cidades em cidades inteligentes. No entanto a proliferação destes sensores traz preocupações ao nível da privacidade e segurança dos dados recolhidos. Nesta sessão do “Let´s Talk about Tech” vamos explorar alguns problemas de privacidade e cyber segurança associados a este novo paradigma e abordar as soluções que estão a ser exploradas para os resolver.

Neural Motor Behaviour in Extreme Driving

3ª Edição

lets talk about tech neural motor behaviour

A compreensão do comportamento neuromotor humano num cenário de condução extrema poderá ser um fator chave para a otimização dos algoritmos de condução autónoma e dos seus sistemas de segurança. Desenvolvido no âmbito de uma parceria entre a Universidade do Minho e o Imperial College London, o projeto Neural Motor Behaviour in Extreme Driving focou-se no estudo das interdependências entre atividade cerebral e motora de um piloto profissional, no sentido de compreender a sua resposta otimizada em cenários de condução desafiantes. O projeto incluiu a aquisição de dados oculares, cerebrais e motores (eye tracking, EEG, motion tracking systems) em cenário real, com a participação do campeão mundial de formula E Lucas di Grassi, numa experiência realizada na pista Top Gear em Silverstone. Com base em diversas estratégias de processamento e análises de causalidade e previsão, foi possível inferir as diferenças e padrões neuromotores nos momentos críticos de condução, mapeando o nível de perícia do piloto com as fontes dos sinais coletados.

Radar to Spotlight

2ª Edição

lets talk about tech radar to spotlight

O que é mesmo a tecnologia Radar? Será algo complexo e apenas utilizado por militares em operações ultrassecretas? Quais as aplicações desta tecnologia no nosso dia-a-dia, e em que nível se encontra a ciência nacional? Qual a nossa contribuição para o avanço do estado da arte?! Na segunda sessão do “Let´s Talk about Tech” vamos debater conceitos, funcionamento e atuais aplicações da tecnologia Radar, a qual opera numa diversidade alargada de frequências, com um crescimento acentuado nos últimos anos nas bandas de ondas milimétricas (mmWave). Esta sessão contará com a participação de professores universitários, e investigadores especializados nesta área, que nos presentearão com algumas das mais recentes inovações ao nível da tecnologia Radar “made in Portugal”.

Deep Learning para Condução Autónoma

1ª Edição

lets talk about tech deep learning

O que é que um carro autónomo vê? E, mais importante ainda, quais são as ferramentas que temos que dar aos carros para eles poderem navegar com a maior segurança possível? Os carros de hoje já começam a apresentar funções semi-autónomas, no entanto, até conseguirmos confiar as nossas vidas inteiramente nas mãos de máquinas, temos de endereçar variados aspetos técnicos, sociais e étnicos. Na primeira sessão do “Let´s Talk about Tech” vamos explorar alguns problemas de computer vision associados a esta tecnologia e as soluções de deep learning que estão a ser propostas para os resolver.

Comunicação Institucional

Perguntas gerais sobre a Bosch