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Bosch em Portugal

Sustentabilidade, valores e compliance

A nossa responsabilidade

Para o Grupo Bosch, a sustentabilidade significa assegurar o sucesso da empresa a longo-prazo, e ao mesmo tempo proteger o ambiente para as gerações futuras. O nosso objetivo é tornar a energia renovável mais acessível e a mobilidade mais segura, limpa e económica, assim como desenvolver produtos amigos do ambiente em todos os sectores.

Acredito firmemente que o mundo dos negócios pode dar um grande contributo na solução dos desafios que a sociedade enfrenta.

Dr. Volkmar Denner, presidente do conselho de administração
Relatório de Sustentabilidade em Portugal

Relatório de Sustentabilidade em Portugal

Um olhar sobre as atividades da Bosch em Portugal em prol da sustentabilidade.

Os nossos valores – nos quais nos baseamos

Os nossos valores refletem a maneira como gerimos os nossos negócios: a nossa ética profissional ao lidar com os nossos parceiros de negócios, investidores, funcionários e com a sociedade.

Orientação para o futuro e resultados

As nossas ações são orientadas para os resultados. Isso permite-nos garantir o nosso futuro e criar uma base sólida para as iniciativas sociais da empresa e da Fundação.

Responsabilidade e sustentabilidade

Agimos de forma responsável no interesse da nossa empresa e, considerando o impacto social e ecológico das nossas ações.

Iniciativa e determinação

Agimos por iniciativa própria, com responsabilidade empresarial, e lutamos pelos nossos objetivos com determinação.

Transparência e confiança

Comunicamos assuntos importantes sobre a empresa de uma maneira atempada e transparente. Esta é a base para uma relação de confiança.

Equidade

Lidamos de forma justa com os nossos colegas e parceiros de negócios, e vemos a equidade como o alicerce do nosso sucesso empresarial.

Fiabilidade, credibilidade, legalidade

Prometemos apenas o que podemos cumprir. Assumimos os nossos compromissos e desenvolvemos as nossas atividades sempre em conformidade com a lei.

Diversidade

Valorizamos e incentivamos a diversidade como uma mais-valia essencial para o nosso sucesso.

Um desenho de Robert Bosch

A longo prazo, uma abordagem honesta e justa à forma de fazer negócios vai ser sempre a mais rentável.

Robert Bosch, 1921
Logótipo "We are Bosch" na pista de testes da Bosch em Yakeshi, China.

We are Bosch

A nossa missão explica o que nos impulsiona, aquilo que temos em comum e aquilo que representamos. Queremos deixar uma marca duradoura no mundo – possível apenas através de uma equipa notável e única.

Compliance

Na Bosch, a conformidade com a lei é uma componente essencial dos valores da empresa.

Volkmar Denner

O objetivo das nossas regras de conduta empresarial, aplicáveis a nível mundial, é o de proteger os nossos colaboradores e empresa, bem como os nossos clientes e parceiros.

Como está escrito na nossa declaração de objetivos “We are Bosch”, "Só prometemos o que conseguimos cumprir , aceitamos os acordos como vinculativos, e respeitamos e cumprimos a lei em todas as nossas transações de negócios". Para salientar a importância deste principio, no Código de Conduta nos Negócios aplicável a nível mundial, resumimos a nossa posição tendo em conta os requerimentos legais e questões éticas. O Código de Conduta nos Negócios serve de diretriz de como realizamos negócios.

A Bosch tem um sistema de compliance global, liderado por um chefe do gabinete de compliance, que reporta diretamente ao conselho de administração. Também existe um departamento de compliance empresarial e responsáveis de compliance em todas as divisões e regiões.

Para apoiar o nosso sistema de compliance baseado em valores, foram concebidas medidas de prevenção e inspeção, incluindo o princípio de controlo duplo, rotação de emprego em áreas sensíveis, bem como auditorias regulares. Também possuímos um programa de formação obrigatório sobre compliance para os nossos colaboradores. Adicionalmente, estabelecemos um "Diálogo sobre Compliance", o qual permite que tópicos e experiências relacionados com compliance sejam discutidos entre os nossos executivos, colaboradores e funcionários ligados a área de compliance.

O sistema de compliance também inclui uma linha de denúncia, na qual colaboradores, parceiros de negócios e terceiros podem, a qualquer altura, denunciar irregularidades. Um comportamento responsável e conforme a lei não para nos limites da empresa. Com isto em mente, estabelecemos um Código de Conduta para fornecedores que define os princípios e requisitos para colaborar com a Bosch. Realizamos regularmente auditorias para assegurar que os nossos fornecedores respeitam estes princípios. Num ambiente em rápida mudança, analisamos continuamente o nosso sistema de compliance para sermos capazes de adaptar rapidamente as nossas regras e processos aos novos desenvolvimentos legais e técnicos.

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Código de Conduta nos Negócios

Código de Conduta nos Negócios

Código de Conduta para fornecedores

Código de Conduta para fornecedores

Perguntas mais frequentes

O que é que queremos dizer com compliance?

Compliance significa respeitar as leis e regulamentos da empresa. Por outras palavras, todas as atividades de negócios do Grupo Bosch e dos seus colaboradores, têm de cumprir os requisitos legais, o Código de Conduta nos Negócios, e quaisquer orientações aplicáveis e diretrizes centrais que se relacionem em qualquer aspeto com este tópico ("principio de conformidade").

O tópico de compliance diz respeito a todos os colaboradores, pois todos são afetados, direta ou indiretamente, por violações: por um lado, estas violações da lei podem levar a uma acusação criminal, dependendo da gravidade do caso. Por outro lado, violações do princípio de conformidade podem causar danos materiais à empresa, bem como prejudicar a sua reputação. O resultado: deterioração da eficiência do negócio da empresa, e por conseguinte, do seu sucesso. Compliance também diz respeito às relações de negócios entre a Bosch e terceiros: a Bosch não quer ser envolvida na violação do princípio de conformidade de terceiros.

O que deve ser feito se o requisito de conformidade for violado?

Depende de todos os colaboradores denunciar possíveis violações do princípio de conformidade, ajudando deste modo a minimizar as consequências destas violações e impedir que condutas similares ocorram no futuro. Isto também se aplica a parceiros de negócios e a terceiros.

Quem pode denunciar violações do princípio de conformidade?

• Qualquer colaborador, incluindo estagiários e estudantes de doutoramento

• Pessoas contratadas externamente, tal como trabalhadores subcontratados ou colaboradores a trabalhar para fornecedores de serviço externos

• Qualquer parceiro de negócios, tal como fornecedores, clientes, ou parceiros de empreendimentos em conjunto

• Quaisquer terceiros

Que violações devem ser denunciadas?

É importante que sejam denunciadas questões que indiquem que foi cometido um delito criminal, tal como roubo, fraude ou suborno, ou que houve uma violação sistemática de regulamentos legais ou regulamentos internos da empresa, tal como o não cumprimento deliberado e contínuo dos padrões de qualidade ou segurança, ou o não cumprimento do Código de Conduta nos Negócios.

Há suspeita, mas não há prova, deve ser feita uma denúncia?

Sim. Os responsáveis de compliance são responsáveis por levar a cabo investigações, reunir provas que sejam válidas em tribunal e aplicar qualquer procedimento que possa ser necessário. Eles recebem apoio de peritos em departamentos especializados que possuem o treino necessário e a autoridade relevante.

As pessoas que denunciam violações devem temer repercussões?

As pessoas que denunciam, do seu conhecimento e em boa-fé, possíveis problemas de compliance, não têm de temer serem desfavorecidas pela empresa como resultado das suas ações.

É possível submeter denúncias anónimas?

Sim, as denúncias podem ser submetidos anonimamente através da linha de compliance da Bosch. É possível criar uma caixa de correio segura dentro da linha direta para interagir anonimamente com o responsável de conformidade encarregado.

O que é que acontece exatamente à denúncia?

O responsável de compliance está encarregado de dar início à investigação das violações denunciadas e assegurar que a questão é resolvida adequadamente (se necessário, com o apoio dos departamentos especializados Bosch ou de especialistas externos).

Documentação e transparência

Todas as denúncias de possíveis violações, bem como as medidas tomadas subsequentemente, devem ser documentadas pelo responsável de compliance. Tendo em conta o interesse legítimo das partes envolvidas, a pessoa que denuncia a questão pode questionar sobre o estado da investigação. Se a investigação de uma questão é parada, porque nenhuma improbidade foi encontrada, o indivíduo em questão será informado em conformidade, desde que lhe tenha sido pedido para comentar durante o decorrer da investigação ou que tenha pedido tal informação.

Privacidade de dados

Qualquer denúncia de uma possível violação de compliance, irá normalmente envolver a divulgação de dados pessoais. Portanto, a receção e processamento de tais denúncias requer que as pessoas que façam a denúncia confirmem que foram informadas sobre os seus direitos ao abrigo das leis de privacidade de dados, e consentir com a utilização dos seus dados pessoais no decorrer da investigação da questão de compliance. No caso de uma denúncia ser submetida anonimamente, isto não se aplica.

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