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Bosch em Portugal
Sustentabilidade, valores e compliance

A nossa responsabilidade

Ao atuar de forma económica, ambiental e socialmente responsável, pretendemos melhorar a qualidade de vida das pessoas e salvaguardar os meios de subsistência das gerações presentes e futuras. O nosso objetivo é tornar as energias renováveis mais acessíveis e a mobilidade ainda mais segura, limpa e económica, e desenvolver produtos amigos do ambiente em toda a linha.

Estratégia clara para maior sustentabilidade

A estratégia de sustentabilidade da Bosch baseia-se em objetivos concretos em todas as áreas fulcrais. Há muitos anos que trabalhamos consistentemente para realizar esses objetivos.

Gráfico da visão do objetivo de sustentabilidade da Bosch: as seis dimensões da visão do objetivo estão dispostas num hexágono. A dimensão da ação climática inclui os tópicos "redução das emissões de CO₂" e "eficiência energética e energias renováveis". A dimensão da água inclui os tópicos "escassez de água" e "qualidade da água". A dimensão da economia circular inclui os tópicos "eficiência dos materiais" e "segunda vida". A dimensão da diversidade inclui os tópicos "igualdade" e "inclusão". A dimensão dos direitos humanos inclui as questões da "responsabilidade" e "transparência". A dimensão da saúde inclui os tópicos "segurança no trabalho" e "substâncias que suscitam preocupação". No meio do hexágono diz "Novas Dimensões Sustentabilidade de 2025".
A visão do objetivo "Novas Dimensões — Sustentabilidade de 2025".

A sustentabilidade é frequentemente definida como um equilíbrio entre os aspetos económicos, ambientais e sociais. Simultaneamente, a sustentabilidade tornou-se um conceito estabelecido nos mercados de capitais com a abreviatura ESG (environment, social, governance ou ambiente, social e governança). O nosso entendimento abrangente da sustentabilidade combina estas duas abordagens. Molda a nossa gestão da sustentabilidade, proporciona uma orientação clara a todos os níveis e assegura a eficácia das nossas ações. Deste modo, ao atuar de forma económica, ambiental e socialmente responsável, pretendemos melhorar a qualidade de vida das pessoas e salvaguardar os meios de subsistência das gerações presentes e futuras.

A nossa visão do objetivo "Novas Dimensões — Sustentabilidade de 2025" traduz esta ambição em termos concretos. Derivados das megatendências que afetam a nossa empresa e das conclusões da nossa análise de materialidade, estes objetivos estabelecem o quadro para as nossas atividades nos próximos anos.

Factos e números

Abertura e honestidade, abrangência e transparência — essas são as referências para os nossos relatórios de sustentabilidade. Afinal, pretendemos ser um parceiro na sociedade que não é apenas responsável, mas também digno de confiança.

Relatório de sustentabilidade da Bosch

Relatório de sustentabilidade atual

Com o nosso guia anual, tornamos as nossas ações transparentes — de forma abrangente e comparável, de acordo com as diretrizes da Global Reporting Initiative.

Relatório de Sustentabilidade em Portugal

Relatório de Sustentabilidade em Portugal

Um olhar sobre as atividades da Bosch em Portugal em prol da sustentabilidade.

Os nossos valores – nos quais nos baseamos

Os nossos valores refletem a maneira como gerimos os nossos negócios: a nossa ética profissional ao lidar com os nossos parceiros de negócios, investidores, funcionários e com a sociedade.

Orientação para o futuro e resultados

As nossas ações são orientadas para os resultados. Isso permite-nos garantir o nosso futuro e criar uma base sólida para as iniciativas sociais da empresa e da Fundação.

Responsabilidade e sustentabilidade

Atuamos de forma prudente e responsável para o benefício da sociedade e do ambiente.

Iniciativa e determinação

Agimos por iniciativa própria, com responsabilidade empresarial, e lutamos pelos nossos objetivos com determinação.

Transparência e confiança

Comunicamos assuntos importantes sobre a empresa de uma maneira atempada e transparente. Esta é a base para uma relação de confiança.

Equidade

Lidamos de forma justa com os nossos colegas e parceiros de negócios, e vemos a equidade como o alicerce do nosso sucesso empresarial.

Fiabilidade, credibilidade, legalidade

Prometemos apenas o que podemos cumprir. Assumimos os nossos compromissos e desenvolvemos as nossas atividades sempre em conformidade com a lei.

Diversidade

Valorizamos e incentivamos a diversidade como uma mais-valia essencial para o nosso sucesso.

Um desenho de Robert Bosch

A longo prazo, uma abordagem honesta e justa à forma de fazer negócios vai ser sempre a mais rentável.

Robert Bosch, 1921
Logótipo "We are Bosch" na pista de testes da Bosch em Yakeshi, China.

We are Bosch

A nossa missão explica o que nos impulsiona, aquilo que temos em comum e aquilo que representamos. Queremos deixar uma marca duradoura no mundo – possível apenas através de uma equipa notável e única.

Conformidade — mesmo além das fronteiras da empresa

A conformidade refere-se ao cumprimento dos requisitos legais e das diretrizes da empresa. Na Bosch, esta é uma parte integrante dos nossos valores nos negócios. Para este efeito, definimos inequivocamente a nossa posição sobre os requisitos legais e as questões éticas no nosso Código de Conduta nos Negócios aplicável a nível mundial. Juntamente com os valores da Bosch, fornece uma base que acreditamos ser a chave para o sucesso da Bosch nos negócios. E porque a conduta responsável e legal é importante para lá das fronteiras da empresa, formulámos as nossas expetativas em relação aos nossos parceiros de negócios num código de conduta correspondente.

Dr. Stefan Hartung
Dr. Stefan Hartung, presidente do conselho de administração
Código de Conduta nos Negócios

Código de Conduta nos Negócios

Código de Conduta para Parceiros de Negócios

Código de Conduta para Parceiros de Negócios

Código de Conduta nos Negócios

Anexo Código de Conduta

Código de Conduta para Parceiros de Negócios

Plano de Prevenção de Corrupção

Sistema de gestão de conformidade à escala da empresa

O sistema de gestão de conformidade da Bosch fornece um quadro vinculativo a nível mundial para promover uma conduta compatível e serve para reduzir os riscos de conformidade. Fornece a base para a implementação efetiva de requisitos externos e internos e define requisitos mínimos para processos relevantes para a conformidade. Estes incluem várias medidas de prevenção e controlo, bem como o sistema de denúncia interno da Bosch. Colaboradores, parceiros de negócios e terceiros podem utilizar este sistema em qualquer altura para comunicar a inconformidade, de forma anónima se assim o desejarem.

Perguntas mais frequentes

Compliance significa respeitar as leis e regulamentos da empresa. Por outras palavras, todas as atividades de negócios do Grupo Bosch e dos seus colaboradores, têm de cumprir os requisitos legais, o Código de Conduta nos Negócios, e quaisquer orientações aplicáveis e diretrizes centrais que se relacionem em qualquer aspeto com este tópico ("principio de conformidade").

O tópico de compliance diz respeito a todos os colaboradores, pois todos são afetados, direta ou indiretamente, por violações: por um lado, estas violações da lei podem levar a uma acusação criminal, dependendo da gravidade do caso. Por outro lado, violações do princípio de conformidade podem causar danos materiais à empresa, bem como prejudicar a sua reputação. O resultado: deterioração da eficiência do negócio da empresa, e por conseguinte, do seu sucesso. Compliance também diz respeito às relações de negócios entre a Bosch e terceiros: a Bosch não quer ser envolvida na violação do princípio de conformidade de terceiros.

Depende de todos os colaboradores denunciar possíveis violações do princípio de conformidade, ajudando deste modo a minimizar as consequências destas violações e impedir que condutas similares ocorram no futuro. Isto também se aplica a parceiros de negócios e a terceiros.

• Qualquer colaborador, incluindo estagiários e estudantes de doutoramento

• Pessoas contratadas externamente, tal como trabalhadores subcontratados ou colaboradores a trabalhar para fornecedores de serviço externos

• Qualquer parceiro de negócios, tal como fornecedores, clientes, ou parceiros de empreendimentos em conjunto

• Quaisquer terceiros

É importante que sejam denunciadas questões que indiquem que foi cometido um delito criminal, tal como roubo, fraude ou suborno, ou que houve uma violação sistemática de regulamentos legais ou regulamentos internos da empresa, tal como o não cumprimento deliberado e contínuo dos padrões de qualidade ou segurança, ou o não cumprimento do Código de Conduta nos Negócios.

Sim. Os responsáveis de compliance são responsáveis por levar a cabo investigações, reunir provas que sejam válidas em tribunal e aplicar qualquer procedimento que possa ser necessário. Eles recebem apoio de peritos em departamentos especializados que possuem o treino necessário e a autoridade relevante.

As pessoas que denunciam, do seu conhecimento e em boa-fé, possíveis problemas de compliance, não têm de temer serem desfavorecidas pela empresa como resultado das suas ações.

Sim, as denúncias podem ser submetidos anonimamente através da linha de compliance da Bosch. É possível criar uma caixa de correio segura dentro da linha direta para interagir anonimamente com o responsável de conformidade encarregado.

O responsável de compliance está encarregado de dar início à investigação das violações denunciadas e assegurar que a questão é resolvida adequadamente (se necessário, com o apoio dos departamentos especializados Bosch ou de especialistas externos).

Todas as denúncias de possíveis violações, bem como as medidas tomadas subsequentemente, devem ser documentadas pelo responsável de compliance. Tendo em conta o interesse legítimo das partes envolvidas, a pessoa que denuncia a questão pode questionar sobre o estado da investigação. Se a investigação de uma questão é parada, porque nenhuma improbidade foi encontrada, o indivíduo em questão será informado em conformidade, desde que lhe tenha sido pedido para comentar durante o decorrer da investigação ou que tenha pedido tal informação.

Qualquer denúncia de uma possível violação de compliance, irá normalmente envolver a divulgação de dados pessoais. Portanto, a receção e processamento de tais denúncias requer que as pessoas que façam a denúncia confirmem que foram informadas sobre os seus direitos ao abrigo das leis de privacidade de dados, e consentir com a utilização dos seus dados pessoais no decorrer da investigação da questão de compliance. No caso de uma denúncia ser submetida anonimamente, isto não se aplica.

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