Ir para o conteúdo principal
Bosch em Portugal

Áreas de trabalho

Descobre uma variedade de possibilidades de emprego e encontra o teu lugar numa das nossas muitas áreas de foco, sectores de negócio e localizações a nível mundial.

Encontra empregos em várias áreas de trabalho

Um local perfeito para toda a gente: as nossas áreas de foco

Estamos prestes a tornar-nos numa das empresas líderes a nível mundial no campo da Internet das Coisas. Vê quais as outras áreas em que trabalhamos para trazer inovações pioneiras.

Investigação

Investigação | Engenharia

Nestas áreas, podes ver como é que as tuas ideias têm um efeito direto nos produtos. Ajuda a encontrar soluções inovadoras para empresas e clientes, que fazem a diferença em termos de eficiência, qualidade e fiabilidade. Nos nossos centros de desenvolvimento, em Braga, Ovar e Aveiro, poderás fazer parte das equipas que estão a criar a tecnologia do futuro. Desde automação e eletrificação, passando por IoT e conectividade, estamos a moldar o futuro das casas, cidades, e agora também agricultura inteligentes, e da mobilidade conectada.

Inteligência artificial das coisas (AIoT)

Inteligência artificial das coisas (AIoT)

Quando a inteligência artificial (IA) se associa a produtos ligados (IoT), as novas possibilidades são infinitas – em casa, no trabalho e em viagem. É por esta razão que decidimos apostar nesta tecnologia fundamental. Na Bosch, quase uma em cada duas funções lidam com software e como podemos melhorá-lo e desenvolvê-lo ainda mais.

Pode juntar-se a nós para fazer evoluir a Inteligência artificial das coisas, melhorar a vida de todos nós e criar tecnologias totalmente novas.

Produção

Produção

Com as nossas soluções Indústria 4.0 para produção conectada, otimizamos a produção e os processos de logística. Desenvolvemos soluções para fazer com que as máquinas comuniquem umas com as outras e acelerem assim a produção, melhorando a segurança ao mesmo tempo. Ao recolher, visualizar e analisar os dados da máquina, do processo e do sensor, podes ajudar-nos a oferecer um novo tipo de oportunidades às empresas.

As nossas áreas funcionais para engenharia, software e informática

Desde engenharia de aplicação e produção ao hardware, informática e software — Junta-te a nós para tornar as visões do futuro em tecnologia relevante que é "Tecnologia para a vida".

Em engenharia de aplicação, vais ser responsável, por exemplo, por configurar o hardware e software para motores de combustão interna, assegurando que as especificações de desempenho e as metas de emissão de gases são atingidos. As tuas tarefas incluirão a encomenda e otimização de produtos/sistemas, a configuração dos parâmetros de software nas unidades de controlo, testar protótipos e construir e encomendar suportes para os testes. Vais estar em contacto próximo com os departamentos relacionados, tal como o de desenvolvimento de software e componentes, com as nossas fábricas e com a nossa área de teste. Adicionalmente, vais permanecer em contacto com os nossos vendedores e com os nossos clientes, por exemplo, durante apresentações.

Na produção, vais planear e otimizar a produção dos nossos produtos numa das nossas fábricas. Trabalhando simultaneamente em equipas de engenharia, a desenvolver produtos novos e competitivos, vais em todos os momentos estar focado na qualidade, nos custos e nos clientes. Vais desenvolver novos processos com os departamentos relacionados, tais como o de desenvolvimento de produto e processo e o de compras. Enquanto planeador, vais desenhar novos processos de produção de acordo com as diretrizes da gestão de qualidade e, em conjunto com a logística, desenvolver a melhor sequência de produção para os nossos produtos. Vais fazer a aquisição de novos equipamentos e máquinas, assegurando que estas estão prontas para funcionamento. Durante a produção, vais analisar e otimizar as tecnologias e processos de fabrico já existentes.

No desenvolvimento de hardware, vais determinar a função, design e especificações de componentes eletrónicas. Vais desenvolver protótipos, módulos e plataformas usando simulações de layout. Além de desenhares unidades de controlo, bem como circuitos analógicos e digitais, vais criar soluções para as necessidades específicas de clientes. Não só vais desenvolver componentes, mas também testá-las. A tua função incluirá o contacto próximo com muitas áreas, desde engenharia de aplicação e produção, passando pela investigação e desenvolvimento, até à área de vendas.

Na tecnologia de informação, vais fazer a interface entre a engenharia elétrica, as ciências da computação e os negócios. Vais desenvolver sistemas de informação e de processamento de dados, e lidar com o software e hardware correspondentes. As tuas tarefas irão incluir conceber soluções de informática personalizadas às necessidades individuais dos clientes e preparar estratégias para a coordenação de sistemas informáticos através das várias divisões. Vais trabalhar de perto com as divisões de controlling, finanças, proteção de dados e segurança de informação, bem como com as de auditória interna. Também vais colaborar com a área de vendas para aquisição de novos projetos. Para além de analisares requisitos funcionais e de interface para o processamento de dados e informação, vais também desempenhar um papel ativo na gestão de operações.

Nesta área vais desenvolver e programar software para vários aspetos das funções dos nossos produtos. Ao trabalhar em conjunto com áreas como informática, engenharia de aplicação, desenvolvimento de hardware e vendas técnicas, vais elaborar análises de requisitos e desenvolver soluções específicas para o utilizador. As tuas tarefas irão incluir a simulação e modelação de arquitecturas de software, bem como o seu desenvolvimento e design. Adicionalmente à implementação e integração de software em sistemas eletrónicos, vais validar e verificar software, e realizar controlos de qualidade.

As nossas áreas funcionais de negócio

Desde contabilidade e logística ao marketing e vendas, há muitas portas abertas para ti. Descobre todas as possibilidades de trabalho na Bosch.

Nos departamentos de contabilidade de gestão e contabilidade financeira, o teu trabalho será o de assegurar que a equipa de gestão tem toda a informação necessária para tomar decisões de negócios informadas. Na equipa de contabilidade financeira, vais assegurar que os relatórios financeiros são publicados conforme as regras e regulações de contabilidade apropriadas.

Na contabilidade de gestão, vais estar envolvido na preparação mensal das contas de gestão, incluindo lucros e perdas, vais estar também envolvido na compilação do plano orçamental anual, e vais assegurar que as previsões vão sendo atualizadas para refletir quaisquer mudanças no desempenho do negócio. Também vais preparar mensalmente relatórios de gestão e apresentá-los a outras equipas de gestão. Os relatórios devem explicar os desvios do resultado previsto/orçamentado, identificar riscos e oportunidades para cada divisão/fábrica ou departamento, e assegurar que é tomada uma ação corretiva quando necessário. Deste modo, maximizamos as oportunidades e mitigamos quaisquer riscos.

Na contabilidade financeira, uma das tuas responsabilidades principais será o preenchimento das contas oficiais necessárias e a gestão do processo de auditoria de final de ano. Outros deveres incluirão a gestão da contabilidade geral, das contas a pagar, do balanço, e providenciar apoio a clientes internos em tópicos como controlos internos e gestão de imobilizado.

No controlo de crédito, as tuas tarefas irão incluir assegurar que os clientes pagam dentro das condições de pagamento acordadas. São realizadas verificações de crédito regularmente para assegurar que os limites de crédito definidos são relevantes e não necessitam de ajustes devido a mudanças recentes. No caso de pagamentos em falta, tu e a tua equipa asseguram um seguimento rápido para mitigar quaisquer riscos potenciais para a empresa.

Na área de compras, vais estar sempre à procura dos fornecedores mais fiáveis, da qualidade mais elevada, e dos melhores preços, tanto nos mercados nacionais como internacionais. Isto aplica-se a matérias-primas, peças, componentes e consumíveis para a produção, bem como para a maquinaria, produtos e serviços como equipamento informático e acordos de normalização de serviços. As tarefas fundamentais incluirão a monitorização da qualidade dos bens, efetuar testes de aprovação, processos de auditoria e otimizar as cadeias de fornecimento. Outros aspetos importantes incluem encontrar fornecedores fiáveis nos novos mercados emergentes e desenvolver fornecedores preferenciais. Vais otimizar a qualidade e eficiência de todas as entregas e resolver quaisquer problemas que possam surgir com os fornecedores. Vais estar em contacto próximo com os departamentos internos e negociar de forma hábil. Vais também lidar com funções operacionais e estratégicas, tais como consolidar os volumes de compras para certas categorias de bens para obter melhores preços, e resolver quaisquer problemas que possam surgir com os fornecedores.

Na investigação e desenvolvimento, vais trabalhar no âmago do nosso sucesso, criando as fundações para os nossos produtos inovadores, desenvolvendo novas tecnologias e assegurando a longo-prazo a posição de liderança da nossa empresa. Dependendo da tua área de especialização, vais trabalhar num dos departamentos de desenvolvimento de uma determinada divisão. Existe uma grande variedade de áreas, incluindo novas tecnologias de condução alternativa e de produção, sistemas fotovoltaicos e materiais para baterias, bem como mecânica dos fluídos e eletrónica de potência, tecnologia de alta-frequência, e design 3D – esta é apenas uma amostra das áreas da ciência nas quais desenvolvemos um trabalho de vanguarda. O que podes esperar sem dúvida é um ambiente de trabalho que te proporcionará todas as condições para criares “Tecnologia para a vida”. O teu trabalho vai envolver o contacto próximo com os departamentos relacionados, bem como com entidades externas de investigação e desenvolvimento, e com os nossos departamentos de desenvolvimento para clientes.

Aqui, vais conceber produtos técnicos, equipamento de teste e instalações de produção completas de acordo com as especificações do nosso desenvolvimento interno, ou unidades de produção, e as dos nossos clientes. Isto estende-se desde a configuração detalhada de microcomponentes como parte do desenvolvimento do produto, até ao design completo do equipamento de produção na área de maquinaria para fins específicos. Durante o processo de engenharia, vais integrar todas as funções e aspetos de produção no design final. Vais trabalhar em proximidade com outros departamentos (desenvolvimento, produção, compras, construção de maquinaria para fins específicos, etc.) para produzir um design sólido que vá ao encontro dos requisitos de qualidade, custo e tempo.

Na logística, vais ser responsável por assegurar que o fluxo de bens, materiais e informação flui como é suposto, tanto dentro da empresa como em todas as interações com subsidiárias, clientes e fornecedores. Vais, por exemplo, planear o fornecimento de matérias-primas para a produção e assegurar que os níveis de inventário são suficientes mas não excessivos. Ou podes coordenar o transporte de produtos para os clientes, e gerir e conceber cadeias de fornecimento completas. O teu trabalho vai incluir o desenvolvimento de estratégias de compras baseadas na informática, transporte, gestão de inventário e produção. Sempre em contacto com vários contactos internos, clientes e fornecedores de serviços.

Em marketing vais trabalhar em conjunto com outras áreas funcionais, criando estratégias efetivas para o desenvolvimento e marketing de produtos ou serviços. Sabendo que as tuas decisões são fundamentais para a forma como os vários públicos-alvo vêm as nossas marcas, vais analisar ativamente novos campos de negócios e desenvolver estratégias de fixação de preços otimizadas, examinando de perto barreiras de compras e concebendo medidas para as ultrapassar. Em suma, o teu papel vai ser vital para assegurar que os clientes e as suas expetativas estão no centro de tudo o que fazemos.

Nos recursos humanos, vais ser responsável por assegurar que encontramos e retemos as pessoas certas, bem como por desenvolver as suas capacidades pessoais e profissionais. O teu trabalho pode ser de natureza operacional ou estratégica. Por exemplo, podes lidar com questões organizacionais, elaborar contratos, ou determinar compensações. Ou também podes trabalhar no desenvolvimento organizacional e apoiar os processos de mudança. Vais tornar-te num parceiro e consultor em todos os assuntos de RH, trabalhando em proximidade com os colaboradores e chefias, equipas de gestão, autoridades públicas e outras instituições externas, como universidades e organizações tecnológicas, e fornecedores de serviços, bem como com os nossos sectores empresariais e departamentos.

Na gestão de qualidade, o teu trabalho será o de assegurar que os nossos produtos merecem o nome Bosch. Vais estar em contacto com muitos departamentos, desde o departamento de desenvolvimento, design e produção, até ao departamento de logística, compras e vendas. Também vais manter o contacto com clientes e fornecedores, aconselhando-os em questões de qualidade e garantido a conformidade com os padrões de qualidade. Vais, por exemplo, inspecionar e testar os bens e produtos usando métodos de qualidade reconhecidos. Levar a cabo auditorias, tanto internamente como aos fornecedores, será outro aspeto importante das tuas funções. Vais analisar sistemas e processos em termos da sua capacidade de qualidade e avaliar os seus resultados através de relatórios.

Na área de vendas, farás a ligação vital com os nossos clientes, e irás criar e desenvolver relações de longo-prazo com eles. Estarás em contacto com outros departamentos como compras, desenvolvimento, gestão de projetos, e qualidade. Para além de forneceres aconselhamento técnico e comercial em projetos existentes, irás também focar-te e procurar novas oportunidades de negócio. Outras tarefas essenciais desta área incluem o desenvolvimento de estratégias de vendas na tua equipa, bem como assumir responsabilidade pela gestão de preço e qualidade de determinados produtos, sistemas, ou serviços. Em todas as tuas tarefas, irás colaborar com outros departamentos especialistas – desde gestão financeira, compras, e marketing até I&D e gestão. Irás também negociar recursos e preços no interesse dos teus clientes.

Em comunicação empresarial e RP, vais desempenhar um papel importante na definição da imagem da empresa, tanto internamente como externamente. Vais, por exemplo, fornecer aos colaboradores a informação mais recente e comunicar várias questões estratégicas. Externamente, vais cultivar uma imagem positiva da empresa. Vais assegurar uma comunicação consistente e informativa, com medidas que abrangem desde panfletos a websites. Vais manter os media informados com notícias importantes, estabelecer redes e estabelecer relações de confiança com clientes, parceiros de negócios e jornalistas. Ao trabalhar em proximidade com a gestão e vários departamentos empresariais, vais coordenar o trabalho de fornecedores de serviço, tal como agências, autores e gráficas.

Quatro sectores de negócios, um objetivo: criar o futuro

A Bosch é uma empresa líder de tecnologia e serviços. Vê em que áreas podes estabelecer novos marcos tecnológicos.

Descobre o teu novo local de trabalho

Vem descobrir como é a tua nova vizinhança, mesmo antes de começares o teu novo emprego.

Junta-te à equipa – O ator Shawn da campanha LikeABosch e os seus amigos recebem os candidatos com esta faixa.

As nossas oportunidades a nível mundial

Já que a Bosch é uma marca de nível global, podes concretizar os teus planos de carreira connosco em qualquer parte do mundo. Descobre as nossas ofertas de emprego a nível mundial e encontra o trabalho que se adequa perfeitamente a ti.

Shawn está sentado à secretária num escritório.

Work #LikeABosch – Candidata-te agora

Partilha no: