Módulo 1: Visão e Cultura
- Sessão (4h – online/presencial)
- O que realmente queremos com a resolução de problemas (RP)?
- Problemas simples e problemas complexos.
- Stakeholders na RP.
- A excelência na RP (organização, métodos, desenvolvimento de competências, metodologia Vista Alegre Atlantis) – o sistema de resolução de problemas.
- Derivação do plano de execução.
- Monitorização da árvore de indicadores e ciclos PDCA.
- A importância da liderança e da equipa na RP “Celebrar erros como aprendizagens”.
Workshop (4h - presencial)
- Partilha da visão RP do cliente (corporativa e fábricas).
- Derivação de visão RP de 1 fábrica incluindo definição de plano de ação e monitorização de indicadores.
Nº de participantes: 8 - 12
Módulo 2: Liderança na Resolução de Problemas
- Sessão (4h – online/presencial)
- Capacidade e entusiasmo através da “Liderança por Conteúdo”.
- Definição de limite de reação - o que não vamos resolver agora.
- Suporte na investigação da causa raiz técnica.
- Focalização através da descrição do problema: “O que é/o que não é o problema”.
- Causa raiz técnica (ocorrência e não deteção).
- Entusiasmo e abertura na definição das causas raiz de sistema e organizacionais.
Workshop (12h – presencial)
- Caso prático exemplo fora do cliente (preferencialmente na fábrica da Bosch em Aveiro.
- Role-play e lista de questões para suportar a equipa de RP – liderança por conteúdo.
- Tarefa de seguimento: revisão e desenvolvimento das aprendizagens do workshop.
Nº de participantes: 8 - 12
Módulo 3: Lições Aprendidas e Gestão do Conhecimento
- Sessão de Discussão e Partilha (4h – online)
- A vantagem de aprender com os erros dos “outros” vs risco inerente da inovação.
- A gestão das lições aprendidas (definição do processo e avaliação da maturidade atual).
- O papel das tecnologias de informação no acesso às lições aprendidas.
- Contribuição das lições aprendidas para a visão do sistema de resolução de problemas – discussão em formato de workshop online.
- Padronizar: Vantagens, desvantagens e decisões no comité de standardização.
Nº de participantes: 8 - 12
Módulo 4: Cápsulas de Aprendizagem
Este módulo é composto por várias sessões individuais de curta duração cuja participação não terá de obedecer a uma sequência definida. Centra-se na consolidação de conceitos e nos desafios organizacionais e operacionais da RP.
- Poderá ser partilhada por toda a organização através do acesso a uma plataforma online de formação.
- O funil da resolução de problemas (desvio -> descrição -> análise -> causas possíveis -> Confirmação da causa raiz técnica -> derivação da causa raiz de gestão).
- Resolução de problemas para supervisores (importância do sistema de resolução de problemas, competências e responsabilidades dos membros da equipa RP, requisitos organizacionais, role-playing de situações típicas de conflito de interesses).
- Fatores de sucesso na aplicação dos “5x por quê”.
Nº de participantes: ilimitado
Módulo 5: Coaching
Este módulo será desenvolvido ao longo de uma semana em cada localização do cliente. Após o primeiro dia de preparação, serão abordados os seguintes temas em sessões diárias de pelo menos 1h com os diretores de fábrica:
- Preparação (mapeamento da cadeia de valor com foco nos problemas, definição dos pontos de atenção-melhoria, preparação das rotinas).
- As rotinas de um sistema melhorável (padrão, confirmação de processo, plano de reação rápida, comunicação estruturada e resolução sustentada de problemas).
- O papel dos gestores na confirmação de processo em camadas. Train-the-trainer (conteúdo técnico, desenvolvimento de competências da equipa, a influencia da comunicação objetiva na velocidade de resolução de problemas).
- Limites de reação, capacidade de resolução de problemas, gestão do risco e a relação custo/beneficio de resolver problemas.
- Avaliação da maturidade do sistema de resolução de problemas e definição de objetivos.
Nº de participantes: 1 - 3