Ir para o conteúdo principal
Bosch em Portugal
Comunicado de imprensa
19/02/2026

Bosch reforça presença em Portugal com nova equipa de I&D em Braga para eBikes

Nova equipa com mais de 50 colaboradores até 2027

  • Empresa está a recrutar talentos especializados em software, IA e engenharia para reforçar equipa.
  • Nova equipa em Braga vai desenvolver tecnologias avançadas para eBikes e trabalhar em colaboração com outras equipas em Ovar e na Alemanha.
  • Desenvolvimento de sistemas eBike de próxima geração, com conectividade avançada, segurança baseada em IA e serviços digitais.
Bosch reforça presença em Portugal com nova equipa de I&D em Braga para eBikes

Braga, Portugal – A Bosch continua a reforçar a sua presença em Portugal, desta vez com a instalação de uma nova área de negócio em Braga, focada no desenvolvimento de soluções inovadoras para avançados eBikes Systems. Esta nova equipa de I&D vai concentrar-se no desenvolvimento de tecnologias de segurança avançadas, conectividade e serviços digitais.

Para a Bosch as e-bikes são um pilar da mobilidade sustentável, oferecendo uma solução limpa, eficiente e inclusiva. A Bosch, como OEM, está no centro dessa revolução, fornecendo a tecnologia, a qualidade e a inovação que impulsionam o crescimento e a popularidade das e-bikes em todo o mundo. A sua presença em diversas marcas solidifica a sua posição como um parceiro essencial na construção de um futuro mais sustentável para o transporte.

Através desta nova área de negócio localizada em Braga, a Bosch vai desenvolver e integrar a partir de Portugal várias tecnologias avançadas para eBikes, incluindo algoritmos antirroubo baseados em inteligência artificial e machine learning, embedded software, sistemas de validação, serviços em cloud, e infraestrutura de testes especializada (Device Farm). Estas soluções têm como objetivo tornar a experiência de eBiking mais segura, conectada e confortável, mantendo ao mesmo tempo elevados padrões de qualidade e fiabilidade.

Esta equipa irá trabalhar em estreita colaboração com outras equipas noutras localizações da Bosch, nomeadamente na Alemanha, na Suécia e também em Ovar, Portugal, onde já existe uma equipa responsável pelo desenvolvimento de Connect Devices para as eBikes, nomeadamente, displays e remote controls, soluções responsáveis por fazer a gestão e o controlo do equipamento. Desta forma, a Bosch promove uma abordagem integrada e colaborativa, que combina competências em software embebido, inteligência artificial, DevOps, teste de sistemas e desenvolvimento de algoritmos, garantindo a responsabilidade de ponta a ponta e acelerando o desenvolvimento de soluções completas.

“A Bosch está muito focada no desenvolvimento de uma mobilidade mais sustentável, e a eBike é um dos produtos com maior sucesso nesse âmbito. Com a criação desta nova equipa vamos contribuir com o desenvolvimento de novas tecnologias e soluções inteligentes de conectividade, que vão traduzir-se em funcionalidades avançadas que tornam a experiência da eBike mais individual, segura e sustentável”, afirma Vaithee Soundarrajan, responsável pela área de Embedded software.

No caso da nova equipa em Braga, que conta já com cerca de 20 pessoas, pretende-se que cresça para cerca de 40 colaboradores até ao final do ano, e que até 2027 possa ultrapassar as 50 pessoas, dando resposta aos ambiciosos objetivos deste projeto. Para alcançar esses números, a Bosch já está a recrutar novos talentos, perfis altamente especializados, nomeadamente: engenheiros de Embedded software, programadores C++, Data Scientists, engenheiros DevOps, especialistas em teste de sistemas com conhecimento de Python, entre outros.

Com esta iniciativa, a Bosch volta a reforça a sua presença em Portugal, investindo no talento nacional e reafirmando o seu papel de liderança na inovação tecnológica e mobilidade sustentável.

As vagas para reforçar esta equipa já se encontram abertas e estão disponíveis em https://tr.ee/ybsMRNwf8e

E-Bikes: pedalar para a mobilidade sustentável do futuro

A Bosch eBike Systems está a moldar o futuro da mobilidade em eBike com produtos inovadores e serviços digitais, que vão desde sistemas de acionamento altamente eficientes até ao primeiro sistema ABS pronto para produção em série para eBikes e soluções de Connected Biking. A Bosch eBike Systems oferece aos utilizadores de eBike o melhor sistema de propulsão (unidade de tração, bateria, display e app) para cada necessidade e área de utilização, garantindo uma experiência de condução única — seja para deslocações diárias na cidade, passeios descontraídos no campo ou aventuras desportivas na montanha.

Descarregar o conteúdo do artigo

Contacto de imprensa

Joana Silva

Comunicação Institucional Bosch

Informações básicas

Grupo Bosch

A Bosch está presente em Portugal desde 1911. Atualmente, o Grupo Bosch é um dos maiores empregadores do país, com mais de 5.900 colaboradores (em 31 de dezembro de 2025) e tendo gerado mais 2,1 mil milhões de euros em vendas internas em 2025. As áreas de negócio de Soluções de Mobilidade e Energia e Tecnologias de Edifícios estão representadas no país com localizações em Aveiro e Braga. É nessas localizações que a Bosch desenvolve e produz soluções de água quente; sensores automóveis e soluções de infotainment, mais de 97% dos quais exportados para mercados internacionais. A empresa tem ainda centros de desenvolvimento nas diferentes localizações nos quais cerca de desenvolve soluções que estão a contribuir para moldar a mobilidade, casas e cidades inteligentes do futuro. A partir de Lisboa desenvolvem-se as atividades comerciais, jurídicas, fiscais, de marketing, contabilidade e comunicação para a Bosch a nível nacional. Esta unidade tem ainda uma equipa multicultural que desenvolve atividades para o Grupo Bosch, desde os recursos humanos partilhados, serviços de comunicação, passando pela consultoria e arquiteturas IT para projetos de RH, engenharia industrial e plataformas IT de produção e conectividade, consultoria em projetos de gestão industrial e do novo conceito de mobilidade Bosch eBike Systems.

Comunicados de imprensa atuais