Ir para o conteúdo principal
Bosch em Portugal

Bosch Home Comfort alcança crescimento de dois dígitos em 2023

Impulsionadores do crescimento são as bombas de calor e os híbridos de bombas de calor

Bosch Home Comfort alcança crescimento de dois dígitos em 2023
  • A divisão Bosch Home Comfort alcançou um volume de negócios de cinco mil milhões de euros no exercício financeiro de 2023.
  • As vendas de bombas de calor na Alemanha aumentam 84% e os negócios com bombas de calor híbridas aumentam 46%.
  • Mil milhões de euros a serem investidos na rede europeia de desenvolvimento e produção até 2030.
  • As despesas de I&D aumentaram 19 por cento, para 256 milhões de euros.

A divisão Bosch Home Comfort alcançou vendas de 5 mil milhões de euros no ano fiscal de 2023, representando um crescimento nominal de 11 por cento em comparação com o ano anterior e um crescimento ajustado à moeda de cerca de 14 por cento. O crescimento foi impulsionado pelas bombas de calor e sistemas híbridos de bomba de calor: na Alemanha, as vendas de bombas de calor aumentaram 84 por cento, enquanto as vendas de sistemas híbridos de bomba de calor aumentaram 46 por cento. O crescimento em ambos os segmentos excedeu claramente o crescimento do mercado de 51 e 12 por cento, respetivamente. A Bosch Home Comfort expandiu também a sua posição no mercado em caldeiras de condensação de parede eficientes que podem posteriormente ser complementadas por uma bomba de calor para formar um sistema híbrido. "Estes números realçam a posição de liderança da Bosch Home Comfort em soluções de aquecimento sustentável e a crescente importância da tecnologia de bombas de calor para todo o mercado europeu", afirma Jan Brockmann, CEO do Grupo Bosch Home Comfort. "No ano passado, já operávamos num ambiente de mercado volátil. As altas taxas de juros e um fraco ritmo de novas construções estão também a influenciar o mercado de aquecimento", explica Brockmann.

O panorama europeu é misto: enquanto mercados com programas de subsídios claramente definidos, como os Países Baixos, registaram um crescimento significativo em bombas de calor e sistemas híbridos de bomba de calor, outros mercados registaram uma queda. No entanto, a Bosch Home Comfort espera que a procura se estabilize e que o crescimento retorne ao normal a médio prazo.

Comparativamente a 2022, a empresa aumentou os seus gastos em investigação e desenvolvimento em 19 por cento, totalizando 256 milhões de euros. Com cerca de 14.600 colaboradores, um número ligeiramente superior ao do ano anterior. "Olhamos para trás num ano financeiro bem-sucedido, que foi influenciado por decisões políticas. Uma coisa é certa: sem bombas de calor e sistemas híbridos de bomba de calor, não será possível alcançar um stock de edifícios neutro em carbono. Por isso, continuaremos a perseguir a nossa abordagem de eletrificação com grande determinação," acrescenta Brockmann.

Condições de subsídio garantem aumento da procura a médio prazo

A divisão Bosch Home Comfort espera que o mercado alemão tenha um início lento no primeiro semestre de 2024. O facto das condições dos subsídios terem permanecido pouco claras durante um longo período no ano passado gerou incerteza entre os consumidores e levou a um declínio no número de pedidos de subsídios para bombas de calor. “As condições do subsídio agora estão claras para os consumidores. Estamos cautelosamente otimistas de que a procura interna por bombas de calor e bombas de calor híbridas na Alemanha aumentará novamente a partir de meados de 2024”, explica Jan Brockmann. Para alcançar a neutralidade climática no setor da construção alemão, as bombas de calor e os híbridos de bombas de calor devem ser acessíveis às famílias em termos de custos de aquisição e de funcionamento. “Ainda acreditamos que a Gebäudeenergiegesetz (Lei de Energia de Edifícios) deve ser expandida para incluir opções de soluções adicionais, como sistemas de ventilação com recuperação de calor”, reforça Brockmann. “Independentemente disso, agora é um bom momento para aproveitar as vantagens do atrativo programa de subsídios e optar por uma bomba de calor ou uma bomba de calor híbrida.”

Bosch Home Comfort preparada para aceleração da bomba de calor

Com a entrada em vigor da Lei de Energia dos Edifícios de 2026/2028, a empresa prevê um impulso sustentável para a eletrificação no mercado de aquecimento. A Bosch Home Comfort está a investir mais de mil milhões de euros na sua rede europeia de desenvolvimento e produção de bombas de calor até 2030 para fornecer a capacidade necessária. A maior parte deste investimento, cerca de 255 milhões de euros, será gasta na construção de uma nova unidade de produção de bombas de calor em Dobromierz, na Baixa Silésia, até ao final de 2027. 100 milhões de euros serão investidos na expansão do Unidade de Aveiro em Portugal até 2026. Em Wernau, a empresa montou um novo laboratório com bancadas de teste para bombas de calor, sistemas híbridos de bombas de calor e sistemas de ventilação. Estes investimentos estratégicos refletem claramente o compromisso por parte da divisão Bosch Home Comfort com o mercado europeu e sublinham o seu papel pioneiro na tecnologia de bombas de calor. “Bosch Home Comfort entrou em 2024 mais forte do que nunca, com o objetivo de fornecer soluções eficientes e inovadoras de aquecimento, ventilação e ar condicionado e impulsionar toda a gama de soluções de eletrificação em todo o mundo”, afirma Jan Brockmann.

Na CES em Las Vegas, a Bosch apresentou uma nova bomba de calor ar-ar para temperaturas exteriores até 25 graus Celsius negativos, especialmente concebida para as regiões frias da América do Norte. A bomba de calor para clima frio da Bosch atende aos requisitos do Departamento de Energia dos EUA e passará agora dos testes de laboratório para os testes de campo. “Nem todas as bombas de calor são iguais. Desenvolvemos modelos perfeitamente adaptados às condições regionais para o máximo conforto doméstico”, explica Stefan Thiel, vice-presidente executivo responsável pelas vendas na Europa Central e partes da Europa Oriental.

Unidade de Aveiro recebe investimento de cerca de 100 milhões de euros até 2026

A Bosch Home Comfort tem vindo a desenvolver e produzir tecnologias para o aquecimento de água em Aveiro há muitos anos. Esta localização é também o centro de desenvolvimento de bombas de calor para o sul da Europa.Como anunciado no final do ano passado, a unidade de Aveiro irá fabricar as unidades exteriores e as unidades interiores para as bombas de calor Compress 5800i AW e Compress 6800i AW da próxima geração, que são particularmente silenciosas, e que utilizam o refrigerante ecológico propano. A experiência adquirida na produção de esquentadores pode contribuir para este processo. As bombas de calor Compress 5800i AW e Compress 6800i AW foram desenvolvidas em conjunto por várias equipas de Wernau (Alemanha) e Aveiro, e são produzidas numa rede de fabricação que inclui Aveiro, Eibelshausen e Tranås.

Eletrificação em bairros residenciais e edifícios existentes
Além de soluções de bombas de calor para novas construções, o portfólio de eletrificação da Bosch Home Comfort também inclui soluções inovadoras e energeticamente eficientes para bairros residenciais e edifícios existentes que são elegíveis para subsídios. Por exemplo, as redes de aquecimento local e neutras em carbono, que estão a ser instaladas na Alemanha e noutros países, podem dar um contributo importante para um parque imobiliário neutro em carbono. No município de Leck, no norte da Frísia, está atualmente a ser construída a primeira fase dessa rede para abastecer 153 edifícios residenciais e comerciais, cada um dos quais ligado a uma bomba de calor salmoura-água da Bosch, com calor e água quente. Um campo coletor central extrai calor do solo, proporcionando um fornecimento de energia particularmente eficiente para a vizinhança. A partir de 2024, a marca Buderus oferecerá sistemas híbridos de bombas de calor que também permitirão que edifícios de apartamentos mais antigos existentes em bairros urbanos cumpram os requisitos da Lei Alemã de Energia de Edifícios. A bomba de calor assume a carga principal da alimentação e a caldeira de condensação suplementar só é ligada durante os picos de procura. Estes sistemas híbridos podem fornecer calor sustentável a bairros com até 100 unidades residenciais.

Em 2024, a marca Bosch lançará a primeira bomba de calor ar-ar que poderá ser utilizada para aquecer e arrefecer edifícios. Dado que cumpre os requisitos do Subsídio Federal para Edifícios Eficientes (BEG), é elegível para subsídios como qualquer outra bomba de calor da Bosch.

Portfólio de bem-estar expandido significativamente

A Bosch Home Comfort expandiu significativamente a sua gama de produtos de bem-estar. A partir do verão de 2024, todos os purificadores de ar e aparelhos de ar condicionado móveis serão controlados através da aplicação HomeCom Easy, que também é utilizada para controlar bombas de calor. Os modernos sistemas de gestão de energia garantem um fornecimento de energia eficiente e sustentável para todos os consumidores da casa. Ao distribuir energia fotovoltaica de forma inteligente e automática, eles podem reduzir os custos de eletricidade em até 60%.

Desenvolvida na sua totalidade no centro de I&D da Bosch em Aveiro, a HomeCom Easy é a app que permite controlar através de um só ponto diversos aparelhos da Bosch. Com um design moderno e inovador e proporcionando uma experiência intuitiva, a HomeCom Easy tem como finalidade ser um hub de controlo e monitorização do conforto das nossas casas. A partir de uma só app, o utilizador pode ajustar a temperatura da casa ou preparar o plano semanal de temperatura, configurar modos de ausência ou períodos de férias, monitorizar os consumos de energia ou a produção de um painel solar, ou ainda ser alertado para eventuais problemas.

Novos serviços para empresas especializadas aceleram a transição energética

A Bosch Home Comfort e as suas marcas estão a apoiar os instaladores de aquecimento para tornarem o seu trabalho diário mais eficiente. Os cursos de formação práticos ensinam aos instaladores de aquecimento como instalar bombas de calor e sistemas híbridos de bombas de calor de forma eficiente e rápida. Só em 2023, mais de 20 mil instaladores foram formados em seminários de eletrificação.

Para apoiar a próxima geração, as marcas oferecem também programas de formação contínua para professores em escolas profissionais. De acordo com o Serviço Federal de Estatística da Alemanha, a profissão de mecânico de sistemas HVAC é um dos 10 estágios mais populares.

As marcas Buderus e Bosch oferecem uma vasta gama de soluções digitais, tais como monitorização remota de sistemas de aquecimento, e vários serviços para tornar o trabalho diário dos instaladores de HVAC mais eficiente e dar-lhes mais tempo para o seu negócio principal – instalar sistemas de aquecimento.

O novo serviço de fundações da marca Bosch permite aos instaladores de aquecimento reservar a construção de fundações no local de instalação das unidades exteriores da bomba de calor como um serviço e subcontratar esta atividade não especializada.

A marca Buderus está atualmente a implementar um novo serviço de instalação fotovoltaica, que inclui aconselhamento, planeamento do sistema fotovoltaico individual e preparação da oferta “all-in” incluindo instalação.

Mais notícias

Comunicação Institucional

Perguntas gerais sobre a Bosch