Ir para o conteúdo principal
Bosch em Portugal

Nova solução elétrica para aquecimento de água da Bosch desenvolvida em Aveiro

Tecnologia inovadora reforça aposta na eletrificação das soluções de água quente

Nova solução elétrica para aquecimento de água da Bosch desenvolvida em Aveiro
  • Bosch Termotecnologia centraliza em Aveiro área de I&D de soluções de água quente;
  • Nova geração de esquentadores elétricos desenvolvidos e produzidos na íntegra em Aveiro;
  • O primeiro esquentador instantâneo elétrico produzido em Aveiro permite alcançar uma eficiência na transferência de calor superior a 99%;
  • Alemanha será o principal mercado para exportação desta nova solução.

É a partir de Aveiro que a Bosch avança na revolução das soluções de aquecimento de água, com a primeira série de esquentadores elétricos instantâneos desenhados, desenvolvidos e produzidos na sua totalidade em Portugal. Uma nova geração de aparelhos cuja I&D é da responsabilidade de uma equipa localizada na Bosch Termotecnologia S.A, e que vem reforçar a centralização da área de I&D de soluções de água quente de Aveiro para o mundo inteiro.

O primeiro esquentador instantâneo elétrico totalmente desenvolvido em Aveiro, representa um passo estratégico para responder à tendência de eletrificação do mercado europeu, sobretudo às elevadas expetativas daquele que será o seu principal cliente – a Alemanha. Os aparelhos Tronic 4001-8501i são a nova geração de esquentadores elétricos com elevados padrões de qualidade, maior longevidade e classe de eficiência energética A, características que respondem totalmente aos requisitos da rigorosa diretiva de design ecológico da empresa.

Para o desenvolvimento desta nova tecnologia, na Bosch em Aveiro foi criada uma equipa multidisciplinar e altamente especializada em diversas áreas. Este projeto reflete o investimento contínuo que a Bosch tem vindo a fazer nas áreas de I&D, e neste caso concreto, com o objetivo de expandir o negócio elétrico em mercados estratégicos, reforçando o posicionamento do setor de negócio de soluções de água quente da Bosch Termotecnologia”, explica Eurico Couto, Electric Business Manager. A equipa sediada em Aveiro tem vindo a trabalhar em sinergia com outras equipas do Grupo Bosch sobretudo para revisão da qualidade dos processos de engenharia e partilha de know-how técnico. “O EWI DNA tem sido um enorme desafio para toda a equipa, porque sabemos que a partir de Aveiro estamos a desenvolver soluções que visam contribuir para o processo de transição energética, e o seu sucesso reforça a grande aposta da Bosch na I&D de aparelhos elétricos”, reconhece Joel Pereira, Electric Engineering Manager.

No que diz respeito às inovações tecnológicas, a série Tronic 4001-8501i, que levou à criação de cinco patentes, dispõe de elementos de aquecimento de baixa inércia térmica que lhe permitem alcançar uma eficiência na transferência de calor superior a 99%. Além disso, a melhoria dos algoritmos de controlo para a deteção de bolhas de ar no circuito hidráulico ou de calcário nas resistências de aquecimento e a implementação de um sistema de segurança eletrónico são alguns dos aspetos a destacar neste nesta nova geração de aparelhos.

Para o cliente, o contributo desta solução está no elevado nível de conforto proporcionado, na facilidade de interação (incluindo conectividade) e custo de aquisição competitivo. No caso do instalador, irá beneficiar da facilidade de montagem e retrocompatibilidade com todo o parque de aparelhos elétricos instantâneos instalados.

A geração Tronic 4001-8501i já está em linha de produção, tendo chegado ao mercado este mês de março, e vem reforçar a estratégia de transição energética seguida pela empresa. A Bosch defende uma abordagem multitecnológica para atingir os objetivos climáticos, acreditando que o futuro das soluções de aquecimento passa por soluções como bombas de calor, caldeiras e esquentadores de hidrogénio, termoacumuladores elétricos, aquecimento híbrido – sendo necessária mais do que uma tecnologia para conduzir o setor dos edifícios a um futuro mais amigo do clima.

Mais notícias

Comunicação Institucional

Perguntas gerais sobre a Bosch