Ir para o conteúdo principal
Bosch em Portugal

Bosch centraliza atividades para desenvolvimento de software universal de veículos

Objetivo é a posição de liderança em sistemas de operações de veículos

 Bosch centraliza atividades para desenvolvimento de software universal de veículos
  • Dr. Stefan Hartung: “O desenvolvimento de software é uma competência core de longa data na Bosch. Todos os anos, colocamos mais de 200 milhões de unidades de controlo a executar o nosso próprio software em veículos em todo o mundo”.
  • Desenvolvimento de software aplicação independente para automóveis e cloud será agrupado sob a égide da ETAS GmbH.
  • Soluções para veículos definidos por software devem ser disponibilizadas aos fabricantes e outros fornecedores com mais rapidez, segurança e eficiência no futuro.

A Bosch continuar a dar passos estratégicos em direção a uma posição de liderança para o futuro da mobilidade dominada por software. No futuro, sob a égide da sua subsidiária ETAS GmbH, a empresa vai desenvolver e vender software básico para veículos, middleware, serviços cloud e ferramentas de desenvolvimento para aplicação universal. Um total de 2.300 especialistas de diferentes áreas de desenvolvimento da Bosch e ETAS deverão integrar a mesma unidade a partir de meados de 2022. “O desenvolvimento de software é uma competência central de longa data na Bosch. Todos os anos, colocamos mais de 200 milhões de unidades de controlo a executar o nosso próprio software em veículos em todo o mundo. Com esta nova configuração, queremos tornar-nos o fornecedor líder de software para veículos em aplicações independentes”, disse o Dr. Stefan Hartung, presidente do setor de negócios de Soluções de Mobilidade da Robert Bosch GmbH.

Software a ganhar importância para os fabricantes de automóveis

Até agora, a regra era que os veículos fossem entregues como produto acabado. Porém, no futuro, o software de um carro será continuamente melhorado e expandido - ao longo da sua vida útil. Isso dará aos condutores uma experiência de condução digital personalizada e além de forma também a base para novos modelos de negócios para os fabricantes. Este desenvolvimento está apenas a começar. Os especialistas preveem que o mercado de software automóvel valerá milhões nos próximos anos. A Bosch espera um crescimento anual de dois dígitos até 2030. O realinhamento organizacional que a Bosch está a planear para as suas unidades de software automóvel de aplicações independentes sob o teto da sua subsidiária ETAS testemunha essa transformação. “No futuro desenvolvimento de sistemas operacionais de veículos, queremos posicionar-nos ainda melhor no mercado global”, diz Heyn. “Com esta mudança, estamos a fornecer aos clientes atuais e também ais novos uma plataforma integrada, horizontal e de domínio cruzado que lhes permitirá alcançar o objetivo de veículos definidos por software”, acrescenta Christoph Hartung, presidente do conselho de administração da ETAS GmbH. A parceria entre a Bosch e a Microsoft iniciada em fevereiro terá também continuidade nesta nova organização. Esta parceria tem como objetivo desenvolver uma plataforma de software abrangente para conectividade perfeita entre veículos e cloud, tornando mais rápido e fácil desenvolver o software de veículo ao longo da vida do automóvel, bem como transferi-lo para as respetivas unidades de controlo e computadores através da cloud.

Mais notícias

Comunicação Institucional

Perguntas gerais sobre a Bosch