Procuro enquadrar os meus valores pessoais com os valores e visão da empresa...
Vitor Amorim licenciou-se em Engenharia Informática pelo ISEP, sendo que a sua paixão pela área começou desde cedo, quando a irmã comprou o seu primeiro computador e ficava empolgado com o que era feito com ele. Em 2020 integrou a Bosch Security Systems onde faz parte da equipa de software responsável pela criação e manutenção do RPS (Remote Programing Software), mais especificamente na configuração dos painéis de incêndio.
Como foi o teu percurso profissional até chegares onde estás hoje? O que te inspirou?
A admiração por esta área começou desde cedo, quando a minha irmã comprou o seu primeiro computador, ficava empolgado com o que era feito com ele. Ainda me lembro perfeitamente o uso da linha de comandos DOS para se executar as aplicações.
Tive o meu primeiro contato com a programação quando ingressei no curso tecnológico de informática com a linguagem Pascal. Quando terminei o curso, a minha turma teve como projeto final realizar o jogo trivial pursuit. Ainda há pouco tempo, num fórum dedicado a programação, havia vários utilizadores a falarem sobre o nosso jogo.
Com a conclusão do ensino superior, em engenharia Informática pelo ISEP, iniciei o meu percurso profissional no ano 2013, onde fiz parte de uma jovem equipa e com um fantástico team leader, o qual ainda o recordo com bastante admiração. Este desafio, foi um grande impulso na minha carreira profissional porque tive contato com frameworks de desenvolvimento e de gestão que nunca tinha tido antes. Posso dizer, com toda a sinceridade, que me fez crescer bastante profissionalmente e pessoalmente.
Desde então, passei por vários desafios profissionais como .Net developer, com uma delas ligada à indústria 4.0.
Por fim, em 2020, a Bosch Security Systems convidou-me para fazer parte da equipa de software responsável pela criação e manutenção do RPS (Remote Programing Software), sendo mais específico, configuração dos painéis de incêndio.
Porque decidiste vir para Bosch?
No mundo profissional, procuro enquadrar os meus valores pessoais com os valores e visão da empresa. Quando procurei um novo desafio profissional e surgiu a oportunidade de ingressar na Bosch, tive a oportunidade de conhecer os valores que a empresa privilegia. Estes são a base orientadora para o desenvolvimento de todos os desafios que vou encontrando na Bosch. Considero que os valores seguidos são a base orientadora da distinção e inovação perante as restantes empresas.
O que te motiva mais na tua função?
O que me motiva é a capacidade de desenvolver algoritmos complexos e disponibilizá-los em aplicações que serão usados pelo utilizador final. Isto é a motivação que me faz levantar da cama diariamente, mas não posso esquecer, o privilégio de fazer parte de uma equipa jovem e inovadora que é a equipa de FIR. Somos um grupo multi-disciplinar, com conhecimento vasto em competências técnicas e usámo-la para aumentar o conhecimento interno da equipa.
Vitor Amorim
Software Developer, Bosch Security Systems
Tenho 32 anos, sou natural de Santa Maria de Lamas e comecei a trabalhar na Bosch em maio de 2020 na equipa responsável pelo software dos painéis de incêndio.
Considero-me humilde, responsável e tenho um gosto especial por novos desafios e enfrentar o desconhecido. Nos meus tempos livres jogo basquetebol, mantenho-me a par das notícias do mundo tecnológico e adoro passar tempo com família/amigos.