"O conhecimento tem limites mas a imaginação não"
Tiago Rodrigues é Engenheiro na Bosch desde 2016, onde atualmente desempenha funções de Embedded Software Engineer e Team Leader na área dos sensores para a condução autónoma. No dia-a-dia o seu trabalho foca-se em entregar Software com elevada qualidade, onde se engloba principalmente a segurança e a fiabilidade.
Como é que o teu trabalho tem um impacto positivo na vida das pessoas?
O meu trabalho ainda não tem um impacto visível nesse dia-a-dia. A Bosch é uma das empresas que ajuda a moldar o futuro da tecnologia e o trabalho que tenho vindo a desenvolver procura o alcance desse impacto. Desta forma, todo o meu trabalho contribui para a visão da Bosch de tornar o carro o “Third Living Space” de forma segura. O carro é um dos espaços onde gastamos mais tempo, depois da casa e do trabalho. O objetivo é permitir às pessoas usarem este espaço/tempo para lazer ou mesmo trabalho.
A partir de Braga já contribuí para este objetivo, com desenvolvimento para sensores de posição (absoluta e relativa) e sensores de perceção. Em todos estes sensores foi possível ter diferentes responsabilidades na camada de serviços de Software como Comunicação, Diagnóstico, Memória e CyberSecurity. Estes sensores podem ser usados para ajudar a tornar a condução autónoma realidade ou até reduzir acidentes.
Além do objetivo do contributo mais visível para a sociedade, no dia-a-dia o trabalho foca-se em entregar Software com elevada qualidade, onde podemos englobar principalmente a segurança e a fiabilidade. Temos de garantir que em todo o Software que desenvolvemos a proteção das pessoas é uma presença constante e ao mesmo tempo garantir que o nosso Software tem uma resposta correta aos cenários existentes fora do desenvolvimento.
O que te motiva mais na tua função?
A possibilidade de aprendizagem constante e desenvolvimento de soft e hard skills.
O meu sucesso durante o percurso académico sempre dependeu exclusivamente de mim e dos meus conhecimentos técnicos. Na Bosch o meu sucesso depende de mais fatores além desse conhecimento técnico.
Quando entrei para a Bosch, comecei como SW Developer. Durante algum tempo o meu foco foi desenvolver SW de qualidade. Surgiu então a oportunidade de me desenvolver como Scrum Master da equipa, a qual aceitei. Esta alteração indexou o meu sucesso ao sucesso da equipa.
Hoje em dia sou líder de equipa e além de continuar a desenvolver SW, tenho a oportunidade de contribuir para o desenvolvimento de cada pessoa que faz parte da equipa.
Que conselho dás a quem está a começar agora uma carreira na área de IT?
O meu conselho é que estejam disponíveis para continuar a sua aprendizagem / formação ao longo da sua carreira e que tenham espírito crítico e usem a sua imaginação. O conhecimento tem limites mas a imaginação não, e o sector de IT Tech está dependente da nossa imaginação.
Tiago Rodrigues
Embedded Software Engineer e Scrum Master na Bosch Car Multimedia Portugal
Sou licenciado pelo ISEP e realizei mestrado na FEUP (com Dissertação sobre o tema Controlo e navegação de Autonomous Underwater Vehicles). Estive cerca de 3 anos a fazer investigação no Laboratório de Sistemas e Tecnologias Subaquáticas e antes de entrar na Bosch trabalhei cerca de 6 meses numa empresa de retalho enquanto IT Consultant.
Nos meus tempos livres gosto de ler um bom livro e praticar atividades ao ar livre com a minha esposa e as minhas cadelas, Estrela (Labrador) e Sol (Pastor Alemão).