Lisboa
Breve história
1960
Depois da Bosch ter sido representada em exclusivo durante quase cinquenta anos pela empresa Escritório Técnico Roberto Cudell Lda., a 26 de novembro de 1960 foi constituída a sociedade Robert Bosch, Lda., com um capital equivalente a aproximadamente 7 500 euros, tendo como objetivo a comercialização de produtos e serviços.
1963
As instalações estavam, inicialmente, situadas na Avenida António Augusto de Aguiar, em Lisboa. Mais tarde, em 1973, foram transferidas para o atual edifício localizado na Avenida D. Infante Henrique.
As famílias de produtos que a Robert Bosch, Lda. começou por comercializar eram as mesmas que já estavam então a ser comercializadas anteriormente, nomeadamente: acessórios e equipamentos para automóveis, ferramentas elétricas e eletrodomésticos. Ao longo dos anos, a oferta de produtos e serviços foi adaptando-se conforme a evolução tecnológica e as solicitações do mercado local.
Naturalmente que a organização de vendas começou por ser estruturada à volta destas três áreas de negócio (Automóvel, Ferramentas Elétricas e Eletrodomésticos), com base em distribuidores oficiais que asseguravam a venda da gama total dos produtos Bosch, apoiada em serviços centrais que incluíam logística e armazéns, informática e contabilidade.
Além dos produtos referidos acima, foram igualmente comercializadas pela Robert Bosch, Lda. outras famílias de produtos que fizeram temporariamente parte do portefólio de produtos Bosch, como é o caso dos equipamentos de som de alta fidelidade e de televisão da marca Blaupunkt.
2002
Transferência da comercialização dos eletrodomésticos da marca Bosch para a filial, criada para o efeito, BSH Portugal.
2005
Com o projeto da sede do Grupo de organizar a Europa por regiões, em 2005, foi iniciada a organização Ibérica. Inicialmente, por estar ligada a diversas unidades de negócio, esta localização viu o seu volume de vendas e número de colaboradores diminuir para 40 milhões de euros com 90 colaboradores. De acordo com Cláudia Ribeiro da Silva, Administradora da Bosch em Lisboa, estes números revelam “sem dúvida, uma rentabilidade espetacular mas com um vazio estrutural e de competências muito grande”.
2016
O caminho faz-se caminhando e, por isso mesmo, aos poucos, a Bosch Lisboa engrenou numa estrada de crescimento que se traduziu essencialmente em mais volume de vendas, mais estrutura organizativa e novas áreas de negócio.
Através de equipas multidisciplinares que respondem a Portugal, Espanha ou Alemanha, esta localização cresceu novamente e alcançou um volume 140 milhões de euros com 185 colaboradores.
Crescimento este também associado aos serviços de apoio à área de Recursos Humanos para Portugal, Espanha, França e Itália, tais como o suporte às ferramentas TrainM, HR Global e JMP; apoio aos processos administrativos dos colaboradores; e apoio e desenvolvimento técnico dessas próprias ferramentas.