Icon--AD-black-48x48Icon--address-consumer-data-black-48x48Icon--appointment-black-48x48Icon--back-left-black-48x48Icon--calendar-black-48x48Icon--Checkbox-checkIcon--clock-black-48x48Icon--close-black-48x48Icon--compare-black-48x48Icon--confirmation-black-48x48Icon--dealer-details-black-48x48Icon--delete-black-48x48Icon--delivery-black-48x48Icon--down-black-48x48Icon--download-black-48x48Ic-OverlayAlertIcon--externallink-black-48x48Icon-Filledforward-right_adjustedIcon--grid-view-black-48x48IC-logoutIC-upIcon--info-i-black-48x48Icon--Less-minimize-black-48x48Icon-FilledIcon--List-Check-blackIcon--List-Cross-blackIcon--list-view-mobile-black-48x48Icon--list-view-black-48x48Icon--More-Maximize-black-48x48Icon--my-product-black-48x48Icon--newsletter-black-48x48Icon--payment-black-48x48Icon--print-black-48x48Icon--promotion-black-48x48Icon--registration-black-48x48Icon--Reset-black-48x48share-circle1Icon--share-black-48x48Icon--shopping-cart-black-48x48Icon--start-play-black-48x48Ic-OverlayAlertIcon--summary-black-48x48tumblrIcon-FilledvineIc-OverlayAlertwhishlist
Bosch Lisboa

De Lisboa para todo o mundo

Em 1960, a Bosch estabelece em Lisboa a sua sede comercial para o mercado português. Atualmente, a localização tem mais de 300 colaboradores e foca-se em serviços de vendas, centros de formação, serviços partilhados de RH e serviços centrais. A subsidiária BSH Eletrodomésticos está também localizada em Lisboa, noutro edifício.

Breve história

1960
Depois da Bosch ter sido representada em exclusivo durante quase cinquenta anos pela empresa Escritório Técnico Roberto Cudell Lda., a 26 de novembro de 1960 foi constituída a sociedade Robert Bosch, Lda., com um capital equivalente a aproximadamente 7 500 euros, tendo como objetivo a comercialização de produtos e serviços.

1963
As instalações estavam, inicialmente, situadas na Avenida António Augusto de Aguiar, em Lisboa. Mais tarde, em 1973, foram transferidas para o atual edifício localizado na Avenida D. Infante Henrique.
As famílias de produtos que a Robert Bosch, Lda. começou por comercializar eram as mesmas que já estavam então a ser comercializadas anteriormente, nomeadamente: acessórios e equipamentos para automóveis, ferramentas elétricas e eletrodomésticos. Ao longo dos anos, a oferta de produtos e serviços foi adaptando-se conforme a evolução tecnológica e as solicitações do mercado local.
Naturalmente que a organização de vendas começou por ser estruturada à volta destas três áreas de negócio (Automóvel, Ferramentas Elétricas e Eletrodomésticos), com base em distribuidores oficiais que asseguravam a venda da gama total dos produtos Bosch, apoiada em serviços centrais que incluíam logística e armazéns, informática e contabilidade.
Além dos produtos referidos acima, foram igualmente comercializadas pela Robert Bosch, Lda. outras famílias de produtos que fizeram temporariamente parte do portefólio de produtos Bosch, como é o caso dos equipamentos de som de alta fidelidade e de televisão da marca Blaupunkt.

2002
Transferência da comercialização dos eletrodomésticos da marca Bosch para a filial, criada para o efeito, BSH Portugal.

2005
Com o projeto da sede do Grupo de organizar a Europa por regiões, em 2005, foi iniciada a organização Ibérica. Inicialmente, por estar ligada a diversas unidades de negócio, esta localização viu o seu volume de vendas e número de colaboradores diminuir para 40 milhões de euros com 90 colaboradores. De acordo com Cláudia Ribeiro da Silva, Administradora da Bosch em Lisboa, estes números revelam “sem dúvida, uma rentabilidade espetacular mas com um vazio estrutural e de competências muito grande”.

2016
O caminho faz-se caminhando e, por isso mesmo, aos poucos, a Bosch Lisboa engrenou numa estrada de crescimento que se traduziu essencialmente em mais volume de vendas, mais estrutura organizativa e novas áreas de negócio.

Através de equipas multidisciplinares que respondem a Portugal, Espanha ou Alemanha, esta localização cresceu novamente e alcançou um volume 140 milhões de euros com 185 colaboradores.

Crescimento este também associado aos serviços de apoio à área de Recursos Humanos para Portugal, Espanha, França e Itália, tais como o suporte às ferramentas TrainM, HR Global e JMP; apoio aos processos administrativos dos colaboradores; e apoio e desenvolvimento técnico dessas próprias ferramentas.

Bosch automóvel

Atualidade

A Bosch em Lisboa tem contribuído para colocar à disposição do mercado (através de parceiros, distribuidores, clientes ou consumidores) uma variedade de produtos, serviços e soluções – “Tecnologia para a Vida”.

Ao longo dos últimos anos, a localização tem vivido um crescimento estrutural significativo dentro do Grupo em Portugal. Hoje, esta organização é muito mais do que apenas um escritório em Lisboa:

“Nesta localização temos uma variedade de empresas Bosch compostas por 3 entidades jurídicas diferentes: a Robert Bosch, S.A, a Bosch Security Systems – Sistemas de Segurança, S.A. e a Bosch Termotecnologia, S.A.. Cada uma destas áreas é composta por um leque de departamentos, todos eles ligados à relação comercial.”

Cláudia Ribeiro da Silva, Administradora da Bosch em Lisboa

ferramentas bosch

Áreas de atuação

Vendas, formação e assistência técnica

Não falamos apenas de vendas diretas ao consumidor ou ao fornecedor. Falamos também dos seus departamentos adjacentes, como é o caso da formação e assistência técnica das áreas Automóvel, Ferramentas Elétricas, Termotecnologia (sob as marcas Bosch, Junkers, Bosch Industrial e Vulcano) e sistemas de videovigilância (vídeo conferência, incêndio e intrusão.

Vista rápida da localização

Icon chart line

Divisões

  • Automotive Aftermarket
  • Power Tools

Icon gears

Áreas funcionais

  • Serviços Pós-Venda e Formação
  • Vendas e Marketing
  • Vendas e Serviço

Política de Privacidade

política de privacidade

Política de Privacidade

Faz o dowload aqui