Ir para o conteúdo principal
Bosch em Portugal

IA no automóvel: Bosch apresenta inovações para o habitáculo na CES 2026 em Las Vegas

Em colaboração com a Microsoft e NVIDIA

IA no automóvel: Bosch apresenta inovações para o habitáculo na CES 2026 em Las Vegas
  • Markus Heyn, membro do conselho de administração da Bosch: “O posto de condução impulsionado por inteligência artificial da Bosch torna a condução mais cómoda, intuitiva e segura para todos os ocupantes.”
  • A Bosch acelera o avanço da IA no automóvel em parceria com a Microsoft e a NVIDIA.
  • A nova “plataforma de extensão IA” da Bosch expande de forma rápida e simples os sistemas de cockpit atuais com funções de inteligência artificial.
  • A Bosch prevê atingir vendas superiores a dois mil milhões de euros em soluções de infoentretenimento para veículos até 2030.

Las Vegas, EUA – A indústria automóvel está a passar por uma transformação fundamental, na qual o software — e especialmente a inteligência artificial (IA) — se está a tornar um componente chave da futura experiência de condução e do habitáculo do veículo. A Bosch é pioneira neste campo e está a dar um passo decisivo para incorporar a IA nos veículos, transformando o cockpit num companheiro inteligente e proativo. Numa das feiras de eletrónica mais importantes do mundo, a CES® 2026 em Las Vegas (EUA), a Bosch apresenta a sua nova plataforma de extensão de IA, uma unidade de computação de alto desempenho que torna realidade um habitáculo impulsionado por IA. “A nova plataforma de extensão de IA permite atualizar rápida e facilmente os sistemas de cockpit existentes com funções avançadas de inteligência artificial. Isto torna a experiência de condução mais cómoda, intuitiva e segura para todos os ocupantes do veículo”, afirma Markus Heyn, membro do conselho de administração da Bosch e presidente da Bosch Mobility.

Com o novo cockpit com IA da Bosch, o veículo deixa de ser um simples meio de transporte e torna-se um companheiro inteligente e capaz de autoaprendizagem, que compreende as rotinas, preferências e o contexto do condutor. Entre as suas características incluem-se um assistente de voz com inteligência artificial que antecipa as necessidades, uma compreensão completa do interior do veículo, navegação precisa e amplas opções de entretenimento. Por exemplo, uma simples frase como “Estou com frio” pode desencadear múltiplas ações coordenadas, como ativar o aquecimento dos bancos e ajustar simultaneamente a temperatura do habitáculo.

Dois mil milhões de euros em vendas até ao final da década

“O novo cockpit da Bosch impulsionado por IA permite tanto aos condutores como aos fabricantes de veículos tirar o máximo partido das capacidades do software automóvel moderno. Graças à ‘plataforma de extensão de IA’, no futuro será possível implementar novas funcionalidades no veículo de forma muito mais rápida”, afirma Heyn. A Bosch identifica um mercado em crescimento para este tipo de cockpits. Neste contexto, diversos institutos de investigação de mercado, incluindo a Grand View Research* e a MarketsandMarkets*, preveem que o mercado de soluções de infotainment em veículos baseadas em IA (IVI) alcance um volume aproximado de 17 mil milhões de euros em 2030.

A Bosch pretende participar ativamente neste mercado. A empresa prevê atingir vendas superiores a 2mil milhões de euros com este tipo de soluções IVI até ao final da próxima década e ambiciona posicionar-se entre os três principais fornecedores do setor.

IA avançada para os veículos de hoje

Uma aplicação chave da IA é transformar o tempo improdutivo no carro em tempo de trabalho produtivo. Em parceria com a Microsoft, a Bosch está a transformar o automóvel num escritório móvel sem comprometer a segurança do condutor. Ao integrar o Microsoft Foundry, bem como funcionalidades especializadas para o habitáculo, esta solução proporciona um acesso fluido à suite de produtividade Microsoft 365. Desta forma, as aplicações do Microsoft 365 podem ligar-se de forma inteligente a outros domínios do veículo para priorizar a segurança e minimizar distrações. Por exemplo, um condutor pode utilizar um comando de voz para participar numa chamada do Microsoft Teams, o que faz com que o sistema ative de forma proativa o cruise control adaptativo. Esta interação fluida entre domínios ajuda a criar uma viagem produtiva e segura, representando um valor significativo para os condutores que utilizam o veículo diariamente ou realizam viagens de negócios por estrada.

A nova “plataforma de extensão de IA” da Bosch permite atualizar rápida e facilmente os veículos atuais sem necessidade de modificar o hardware ou a arquitetura de sistema existentes. Essencialmente, a plataforma aproveita o potente sistema em chip NVIDIA DRIVE AGX Orin (SoC), que constitui a base das complexas aplicações de IA no habitáculo. Baseia-se na plataforma NVIDIA CUDA, padrão do setor, permitindo aos fabricantes de automóveis integrar facilmente os seus próprios modelos e agentes de inteligência artificial. Com uma potência de cálculo adicional entre 150 e 200 tera operações por segundo (TOPS), esta unidade compacta liga-se através de interfaces simples de alimentação e Ethernet, sendo compatível com opções flexíveis de refrigeração ativa por ar ou líquido. Para acelerar o desenvolvimento e a implementação de funções complexas de IA, a Bosch utiliza também as suites de software da NVIDIA, incluindo o framework NVIDIA NeMo, para gerir todo o ciclo de vida da IA. Isto permite uma integração perfeita de aplicações avançadas no habitáculo, como o processamento de sensores em tempo real e os modelos de linguagem visual (VLM). Além disso, as capacidades básicas de raciocínio e voz, impulsionadas pelos modelos NVIDIA Nemotron, proporcionam compreensão contextual, raciocínio em múltiplos passos e interações naturais e conversacionais com o utilizador. Adicionalmente, utilizando o Microsoft Foundry, a Bosch desenha e gere a IA do veículo, garantindo uma experiência de assistente de IA escalável e sempre atualizada no cockpit.

A Bosch apresenta pela primeira vez o cockpit com IA e a “plataforma de extensão de IA” na CES® 2026 em Las Vegas.

*Grand View Research e MarketsandMarkets

Mais notícias

Comunicação Institucional

Perguntas gerais sobre a Bosch