Ir para o conteúdo principal
Bosch em Portugal

Bosch leva carros equipados com tecnologias para a condução autónoma para fora de portas

“Road2Bosch” vai percorrer várias cidades do país e mostrar tecnologias desenvolvidas em Braga

Bosch leva carros equipados com tecnologias para a condução autónoma para fora de portas
  • “O futuro é autónomo. Atreve-te a (não) conduzir” - serve de mote para a iniciativa que vai passar por várias cidades do país
  • Braga, Porto e Guimarães são as cidades onde a ação “Road2Bosch” irá decorrer;
  • Comunicações V2X e sensores LiDAR são o foco da apresentação, sendo possível ver e testar a sua aplicação nos veículos em exposição;
  • Campanha faz parte de um conjunto de iniciativas que visam a captação de talento para as atividades de IT/SW Engineering para a condução autónoma;
  • Bosch tem 250 vagas disponíveis para o centro de I&D em Braga.

“Road2Bosch” é o nome da iniciativa promovida pela Bosch com o objetivo de dar a conhecer algumas das tecnologias para a condução autónoma que estão a ser desenvolvidas no centro de Investigação e Desenvolvimento (I&D) em Braga. Nesta iniciativa, a empresa levará à rua veículos equipados com duas das soluções inovadoras para o futuro da mobilidade. “O futuro é autónomo. Atreve-te a (não) conduzir” – é o mote para esta ação que irá decorrer durante o mês de abril em Braga, Porto e Guimarães, e que vai mostrar em público veículos de teste equipados com as tecnologias V2X (Vehicle to X Communication), distinguida com o “Prémio Tecnologia e Inovação do Carro do Ano 2022”, e os inovadores sensores de perceção LiDAR.

A tour da ação “Road2Bosch” arranca no dia 8 de abril no campus da Universidade do Minho (UMinho) em Guimarães, e passará pelo Porto e Braga em datas a definir. Toda a ação contará com a presença de especialistas da Bosch que fazem parte das equipas de I&D de Braga e que estarão disponíveis para explicar as tecnologias aplicadas nos veículos em exposição, dar a conhecer o trabalho desenvolvido pela Bosch em Portugal na área da mobilidade conectada e autónoma, e esclarecer sobre as tendências do futuro para as quais a empresa está a trabalhar. A atividade estará aberta não só aos estudantes da Universidade do Minho, mas também a todos os interessados em conhecer estas tecnologias mais de perto.

As equipas de I&D da Bosch em Braga tem vindo a desenvolver sensores de perceção e localização, sistemas de comunicação entre veículos e infraestrutura rodoviária, soluções para a monitorização dos ocupantes de veículos, aplicações para a mobilidade, entre outras tecnologias inovadoras que estão a moldar a mobilidade conectada e autónoma.

Atualmente a empresa tem 250 vagas no seu centro de I&D, que pretende preencher até ao final deste ano, e que se direcionam maioritariamente à contratação de perfis especializados nas áreas de IT/Software Engineering. Os perfis que a empresa procura estão focados na aplicação de metodologias como o Deep Learning, Machine Learning, Computer Vision, Embedded Software e Software Architecture, entre outras.

Bosch define o futuro da mobilidade a partir de Braga

A partir de Braga, a Bosch tem vindo a marcar o caminho da mobilidade do futuro com o desenvolvimento de tecnologias de impacto mundial. Profissionais altamente qualificados trabalham na condução autónoma, desenvolvendo soluções inovadoras que constroem não só a consciência do veículo, como a forma com que este perceciona o ambiente que o rodeia, através de sensores interligados que comunicam com tudo o que o que está à sua volta. Deste trabalho destacam-se dois grandes projetos de inovação:

  • Comunicação V2X – conjunto de soluções de comunicações veiculares no âmbito de carros autónomos (quatro rodas) e veículos de duas rodas que potencie o caminho para a comunicação entre veículos, pessoas e infraestruturas.
  • Sistemas LiDAR – tecnologia central no road-map global para a condução autónoma, traduziu-se no desenvolvimento ao nível dos sistem as de varrimento, arquitetura e simplicidade nos sistemas óticos. Estes sensores, dotados de uma resolução alta, permitem a obtenção de informação geométrica muito detalhada do ambiente à volta do veículo
  • Cockpit Inteligente – O interior do veículo capaz de responder a todas as necessidades dos seus ocupantes de forma rápida e segura.
  • Occupant Emotional Monitoring – Monitorização de comportamentos violentos, de vandalismo, ou até situações de emergência de saúde.
  • In-vehicle Sensors – Inclusão de sensores capazes de recolher informação valiosa para que o veículo seja capaz de aprender com a experiência.
  • Automotive Precise Positioning (APP) - tecnologia a ser usada para a correta manutenção na faixa de veículos, em situações de condução altamente autónoma (HAD). Entre outros sinais, o sensor APP utiliza sinais provenientes dos Sistemas Globais de Navegação por Satélite (GNSS) para uma estimativa precisa da posição.
  • Road condition sensor – sensor capaz de aferir a condição do piso quanto à presença de água, neve e gelo, dotado de um novo conceito ótico com elevada estabilidade térmica, que permite determinar as condições do pavimento em tempo real. Esta funcionalidade de previsão do estado do piso, implementada no veículo automóvel, fará parte da base das soluções inovadoras a nível mundial para o futuro da mobilidade automóvel, nomeadamente no campo da segurança ativa e no suporte à tomada de decisão para os níveis de condução autónoma mais avançados.

Com a iniciativa “Road2Bosch” será possível ver estas tecnologias em ação, sendo uma oportunidade única para todos os interessados na condução autónoma ficarem a conhecer o que está a ser feito a partir de Portugal e de que forma podem fazer parte do futuro da mobilidade.

Mais informações em:

https://www.bosch.pt/a-nossa-empresa/bosch-em-portugal/braga/road2bosch.html

Mais notícias

Comunicação Institucional

Perguntas gerais sobre a Bosch