Ir para o conteúdo principal
Bosch em Portugal

Bosch avança para a produção em massa de chips de carboneto de silício

Bosch avança para a produção em massa de chips de carboneto de silício
  • Harald Kroeger: “Queremos tornar-nos um líder global na produção de chips de SiC para eletromobilidade.”
  • Os semicondutores de carboneto de silício permitem maiores distâncias e carregamento mais rápido para carros elétricos.
  • A produção em volume começa este mês de dezembro. A Bosch tem vindo a produzir chips SiC para validação do cliente desde o início de 2021.
  • Desenvolvimento da tecnologia financiado pelo Ministério Federal Alemão para Assuntos Económicos e Energia (BMWi).

São pequenos, poderosos e extremamente eficientes: semicondutores feitos de carboneto de silício (SiC). Após vários anos de desenvolvimento, a Bosch está agora a dar início à produção em massa de semicondutores de potência feitos desse material inovador, fornecendo a fabricantes automóveis em todo o mundo. No futuro, a produção de veículos vai contar cada vez mais com esses chips. “O futuro dos semicondutores de carboneto de silício é brilhante. Queremos tornar-nos um líder global na produção de chips de SiC para eletromobilidade”, afirma Harald Kroeger, membro do conselho de administração da Robert Bosch GmbH. Há dois anos, o fornecedor de tecnologia e serviços anunciou que continuaria com o desenvolvimento de chips de SiC e entraria em produção. Para isso, a Bosch desenvolveu os seus próprios processos de produção altamente complexos, que tem usado para produzir os semicondutores especiais desde o começo de 2021 - inicialmente como amostras para validação do cliente. “As nossas carteiras de pedidos estão cheias, graças ao boom da eletromobilidade”, diz Kroeger. No futuro, a Bosch pretende expandir a sua capacidade de produção de semicondutores de potência de SiC para um volume unitário de centenas de milhões. Com isso em mente, a empresa já começou a expandir o espaço de sala limpa na sua fábrica de Reutlingen. Paralelamente, estão também a ser realizados trabalhos na segunda geração de chips de SiC, que serão ainda mais eficientes e que deverão estar prontos para produção em massa a partir de 2022. A Bosch está a receber apoio por parte Ministério Federal Alemão para Assuntos Económicos e Energia (BMWi) para o desenvolvimento desses processos de produção inovadores para semicondutores SiC, como parte do programa “Projeto Importante de Microeletrónica de Interesse Comum Europeu (IPCEI)”. “Desde há vários anos que oferecemos suporte para ajudar a estabelecer a produção de semicondutores na Alemanha. A produção de semicondutores altamente inovadora da Bosch fortalece o ecossistema microeletrónico na Europa e é mais um passo em direção a uma maior independência neste importante campo da digitalização”, reforça Peter Altmaier, Ministro Federal de Assuntos Económicos da Alemanha.

Mais notícias

Comunicação Institucional

Perguntas gerais sobre a Bosch