Ir para o conteúdo principal

THEIA

Projeto de Inovação

innovation projects header

O projeto THEIA – em copromoção com a Universidade do Porto, tem como objetivo a melhoria das capacidades sensoriais de veículos autónomos, implementando e validando algoritmos de perceção baseados nos dados recolhidos pelos seus sensores – com especial foco nos sensores LiDAR – para construir uma visão/perceção exata, robusta e segura da sua envolvente exterior.

Este projeto surge como resposta às exigências da condução autónoma, nomeadamente na busca de perceção integral da envolvente externa do veículo, de estimativa das condições externas que afetam a condução (e.g. condições meteorológicas), e da caracterização de cenários críticos por meio da realização de testes e validação em contextos laboratoriais – de forma a garantir uma perceção mais avançada do que a do ser humano. Para isso, o THEIA está organizado em 6 subprojetos, com contribuições de diversas áreas de conhecimento:

SP1 – Perceção Exata: Melhoria das capacidades sensoriais do veículo, mesmo em ambientes de condução complexos e imprevisíveis, condicionados por fatores externos (chuva, nevoeiro, etc.). Novas implementações e aplicações de algoritmos de Perceção (foco em Deep Learning), bem como fusão de sensores

SP2 – Perceção eficiente: Implementação e validação de algoritmos de Perceção baseados em redes neurais em hardware reconfigurável, por forma a melhorar a eficiência computacional e energética. Criação de um novo conceito de coprocessador neuro-mórfico para aumentar, ainda mais, a eficiência do sistema.

SP3 – Representação de Conhecimento, Inferência e Perceção Explicável: Partindo dos algoritmos de Perceção, investigar novas formas de representação de conhecimento e, assim, aplicar técnicas de inferência que irão melhorar a camada Perceção. Estudar novas técnicas para explicar o processo de tomada de decisão dos algoritmos de Perceção.

SP4 – Recolha de Dados e Validação: Criação de um datadet rotulado para treino de modelos de Deep Learning será gradualmente estendido/melhorado ao longo do projeto. Desenvolvimento de novas soluções para o processo de validação da Perceção.

SP5 – Infraestrutura e Segurança: Implementação de soluções para uma infraestrutura tecnológica (orientada a cloud computing) capaz de suportar os desenvolvimentos dos restantes subprojectos, em termos de capacidade de processamento, armazenamento e disponibilidade, mas tendo a privacidade e a segurança com princípios basilares destas soluções. Investigação de novos protocolos/algoritmos/modelos de segurança para proteção contra potenciais ataques, com foco nas interações entre veículos autónomos e infraestruturas Cloud e ambientes Edge

SP6 – Gestão do projeto: Assegurar e monitorizar todas as atividades de investigação que serão realizadas, de forma a assegurar o alcance dos resultados esperados, dentro da calendarização, financiamento e qualidade previstos. Gestão de atividades de demonstração e disseminação de resultados.

Ficha Técnica do Projeto THEIA

avp-fachada

 

Smart Green Home

Projeto THEIA

Ficha Técnica

Entidade Promotora: BOSCH CAR MULTIMEDIA, S.A.

Entidade Copromotora: UNIVERSIDADE DO PORTO

Designação do Projeto: THEIA: Automated Perception Driving (n.º 047264)

Objetivo: Reforçar a investigação, o desenvolvimento tecnológico e a inovação.

Investimento total: € 28.055.139,22

Apoio Financeiro da União Europeia: € 16.988.318,33

Data de inicio: 1 de Julho de 2020

Data Final: 31 de Junho 2023

financiadores