Projeto de Inovação
Perceção para a condução autónoma
Imagine como será a sua vida no dia em que puder entrar no seu carro e não tiver de preocupar-se com o caminho que terá de fazer até a sua casa. Será suficiente partilhar onde pretende ir e, enquanto o carro o conduz de forma autónoma pela cidade, a decisão mais difícil que terá de tomar é se vai aproveitar o tempo livre para ler um livro, ver um filme ou responder a alguns e-mails. Neste dia, já não terá de preocupar-se com a sua segurança, porque os veículos autónomos irão reduzir drasticamente os acidentes nas estradas. Juntos, estamos a trabalhar para que este dia esteja cada vez mais próximo.
Focado no desenvolvimento de soluções de mobilidade avançada que vão permitir melhorias da perceção e capacidade de decisão dos veículos autónomos através de inteligência artificial, ao mesmo tempo que integra a cibersegurança para proteção da integridade do sistema e da privacidade do utilizador, o projeto THEIA é uma parceria de inovação entre a Bosch e a Universidade do Porto.
O objetivo das equipas é desenvolver soluções para a melhoria das capacidades sensoriais de veículos autónomos, implementando e validando algoritmos de perceção baseados nos dados recolhidos pelos seus sensores – com especial foco nos sensores LiDAR – para construir uma visão/perceção exata, robusta e segura da sua envolvente exterior.
Este projeto surge como resposta às exigências da condução autónoma, nomeadamente na busca de perceção integral da envolvente externa do veículo, de estimativa das condições externas que afetam a condução (e.g. condições meteorológicas), e da caracterização de cenários críticos por meio da realização de testes e validação em contextos laboratoriais – de forma a garantir uma perceção mais avançada do que a do ser humano.
Ficha Técnica
Projeto THEIA
Ficha Técnica
Entidade Promotora: BOSCH CAR MULTIMEDIA, S.A.
Entidade Copromotora: UNIVERSIDADE DO PORTO
Designação do Projeto: THEIA: Automated Perception Driving (n.º 047264)
Objetivo: Reforçar a investigação, o desenvolvimento tecnológico e a inovação.
Investimento total: € 28.055.139,22
Apoio Financeiro da União Europeia: € 16.988.318,33
Data de inicio: 1 de Julho de 2020
Data Final: 30 de Junho 2023