Bosch em Braga
Factos e números
Bosch em Braga 2024
1990
desde
3 573
colaboradores
18
nacionalidades diferentes
24 milhões
de peças produzidas
Mais de 550
engenheiros em I&D
2
centros de investigação e desenvolvimento
Breve história da Bosch em Braga
A história desta unidade em Braga começa com a abertura da fábrica da Blaupunkt, em 1990. Por esta altura, a unidade dedicava-se à produção de autorrádios, assumindo uma posição de relevância para a região e para o país.
Com a evolução das exigências do mercado automóvel, em 2009 a marca foi vendida e iniciou-se uma reorganização desta unidade que viria a tornar-se na Bosch Car Multimedia Portugal, S.A, dedicada ao desenvolvimento e produção de sistemas de infotainment, instrumentação e sensores de segurança para a indústria automóvel.
Em 2012, fruto da procura para tecnologias cada vez mais avançadas, a Bosch e a Universidade do Minho assinam aquele que viria a tornar-se na maior parceria de inovação em Portugal e uma das maiores parcerias entre empresa e universidade da Europa (mais informação abaixo).
Nos anos de 2015 e 2018, a localização de Braga reforçou a sua posição estratégica com a criação de dois centros dedicados ao desenvolvimento de produtos na área da Mobilidade, consolidando o seu papel como polo de inovação tecnológica.
Entre 2019 e 2023, a área produtiva registou um crescimento significativo para integrar novos produtos de infoentretenimento, refletindo o compromisso contínuo da Bosch com a inovação e a diversificação do seu portefólio.