Icon--AD-black-48x48Icon--address-consumer-data-black-48x48Icon--appointment-black-48x48Icon--back-left-black-48x48Icon--calendar-black-48x48Icon--Checkbox-checkIcon--clock-black-48x48Icon--close-black-48x48Icon--compare-black-48x48Icon--confirmation-black-48x48Icon--dealer-details-black-48x48Icon--delete-black-48x48Icon--delivery-black-48x48Icon--down-black-48x48Icon--download-black-48x48Ic-OverlayAlertIcon--externallink-black-48x48Icon-Filledforward-right_adjustedIcon--grid-view-black-48x48IC-logoutIC-upIcon--info-i-black-48x48Icon--Less-minimize-black-48x48Icon-FilledIcon--List-Check-blackIcon--List-Cross-blackIcon--list-view-mobile-black-48x48Icon--list-view-black-48x48Icon--More-Maximize-black-48x48Icon--my-product-black-48x48Icon--newsletter-black-48x48Icon--payment-black-48x48Icon--print-black-48x48Icon--promotion-black-48x48Icon--registration-black-48x48Icon--Reset-black-48x48share-circle1Icon--share-black-48x48Icon--shopping-cart-black-48x48Icon--start-play-black-48x48Ic-OverlayAlertIcon--summary-black-48x48tumblrIcon-FilledvineIc-OverlayAlertwhishlist
Testes rápidos da Bosch à COVID-19 na Volta a Portugal em bicicleta
Notícias

Testes rápidos da Bosch à COVID-19 na Volta a Portugal em bicicleta

Bosch Portugal e Federação Portuguesa de Ciclismo firmam parceria

  • O teste da Bosch utilizado na Volta a Portugal vai permitir o despiste de casos suspeitos com resultados em 2,5 horas; „
  • O teste aprovado pela CE ajuda a evitar o tempo de espera e dispensa laboratórios apresentando os resultados no local do evento; „
  • O teste da Bosch tem uma sensibilidade de 98% e uma especificidade de 100%.

Portugal – A Bosch Portugal e a Federação Portuguesa de Ciclismo anunciam uma parceria que visa a utilização dos testes rápidos à covid-19 durante a edição deste ano da Volta a Portugal em Bicicleta, que começou este domingo e decorre até ao próximo dia 5 de outubro. O teste de diagnóstico molecular rápido é executado no dispositivo de análise Vivalytic da Bosch Healthcare Solutions e permite detetar uma infeção por coronavírus SARS-CoV-2 em menos de duas horas e meia. Para além disso, este teste desenvolvido pela Bosch foi criado para uso descentralizado em centros de teste móveis localizados em estações de serviço de rodovias, nas empresas, nos aeroportos ou em espaços de eventos como é o caso, possibilitando às pessoas que fazem o teste poderem obter um resultado fiável enquanto ainda estão no local onde realizaram o teste.

É isso que está previsto acontecer durante a edição deste ano da Volta a Portugal em Bicicleta, conforme explica Filipe Lima Quintas, médico-coordenador da Volta a Portugal: “obedecendo às recomendações feitas pela DGS, todos os ciclistas e o staff das equipas fizeram dois testes de despistagem de covid-19 nos doze dias que antecederam a corrida, só estando a participar aqueles que tiveram dois resultados negativos. Apesar disso, diariamente, todos serão sujeitos a medição de temperatura e inquérito de sintomas. Se algum destes indicadores apontar para a possibilidade de um caso suspeito, serão tomadas medidas pela equipa médico-sanitária da prova em articulação com as autoridade de saúde locais”. O médico-coordenador do maior evento de ciclismo do país reforça ainda que “sem esta parceria com a Bosch, as decisões clínicas a tomar não seriam tão robustas na sua definição. Com o teste rápido RT-PCR proporcionado pela Bosch, em duas horas temos acesso ao resultado de um teste de despistagem de covid, permitindo que a decisão a tomar pelo médico coordenador em conjunto com a autoridade de saúde, sobre a continuidade em prova ou não de alguém suspeito de contaminação tenha por base uma informação clínica mais completa”.

Sem esta parceria com a Bosch, as decisões clínicas a tomar não seriam tão robustas na sua definição. Com o teste rápido RT-PCR proporcionado pela Bosch, em duas horas temos acesso ao resultado de um teste de despistagem de covid, permitindo que a decisão a tomar pelo médico coordenador em conjunto com a autoridade de saúde, sobre a continuidade em prova ou não de alguém suspeito de contaminação tenha por base uma informação clínica mais completa.

Filipe Lima Quintas, médico-coordenador da Volta a Portugal
parque de estacionamento autónomo
Máquina Vivalytic na tenda da Volta a Portugal

O objetivo é que o teste rápido da Bosch, para deteção do COVID-19, faça parte da contenção da pandemia de coronavírus o mais rapidamente possível, contribuindo assim para acelerar a identificação e o isolamento das pessoas infetadas. Nestes casos de um evento como é a Volta a Portugal, é fundamental ter uma ferramenta como o Vivalytic que permite em duas horas ter os resultados dos testes de despistagem e assim permitir à organização do evento e às equipas agir rapidamente.

João Teixeira, responsável pelas vendas do Vivalytic da Bosch em Portugal

A Bosch desenvolveu um novo teste rápido para o seu dispositivo de análise Vivalytic, que permite detetar o patógeno SARS-CoV-2 em apenas 39 minutos. Este é atualmente o teste de reação em cadeia da polimerase (PCR) mais rápido do mundo e estará disponível em Portugal a partir do mês de outubro.

Mais informações sobre os testes rápidos da Bosch em:

Março 2020

Setembro 2020

Comunicação Institucional

Comunicação Institucional

Telefone
E-mail

Perguntas gerais sobre a Bosch

Mais novidades