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O software de oficina Bosch ESI [tronic] permite diagnósticos abrangentes em veículos Mercedes-Benz com acesso protegido

O software de oficina Bosch ESI [tronic] permite diagnósticos abrangentes em veículos Mercedes-Benz

A Bosch oferece uma solução prática de oficina para diagnóstico e manutenção de componentes eletrónicos de veículos protegidos

  • A Mercedes-Benz AG utiliza um conceito de dois estágios para proteger os sistemas eletrônicos de seus veículos contra violações e acesso não autorizado.
  • É possível trabalhar sem restrições em veículos com acesso protegido pela Mercedes-Benz com ESI [tronic] da versão 2020 / 1.02
  • O desbloqueio requer conexão com a Internet e equipamentos de diagnóstico KTS de última geração da Bosch.

Karlsruhe / Plochingen - A partir de setembro de 2020, na Europa, todos os novos modelos de veículos devem estar equipados com acesso seguro para diagnósticos, de acordo com o Regulamento da UE 2018/858. Este regulamento visa proteger os componentes eletrónicos do veículo contra manipulação e acesso não autorizado. Após a FCA (Fiat Chrysler Automobiles), a Mercedes-Benz AG, entre outros, estão a introduzir estas medidas de segurança num conceito de dois estágios. Com a atualização 2020 / 1.02, as oficinas que usam o software Bosch ESI [tronic] receberão a atualização necessária para executar tarefas abrangentes de diagnóstico, serviço e reparações sem restrição, mesmo em veículos Mercedes-Benz.

Para atender aos requisitos das regulamentações europeias, os fabricantes de automóveis trabalham com conceitos de segurança que geralmente incluem restrições ao acesso a componentes eletrónicos dos veículos. Para esse fim e como primeiro passo, a Mercedes-Benz AG está a usar uma extensão do chamado procedimento Seed & Key. Isso baseia-se num algoritmo especial necessário para ativar as funções protegidas. O modo operacional é semelhante ao de um "gateway" de segurança.

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No entanto, a solução Bosch não requer nenhum registo no portal do fabricante do veículo. Sem desbloqueio, certas funções, como calibração de sistemas de assistência ao condutor, serão bloqueadas e o acesso futuro será limitado à identificação da ECU, leitura dos valores reais e leitura ou exclusão de falhas na unidade de memória. Vários modelos Mercedes-Benz produzidos a partir do último trimestre de 2019 já estão equipados com Seed & Key.

Desbloquear a interface de diagnóstico sem dados de acesso especiais

As atualizações regulares do software Bosch ESI [tronic] permitem que as oficinas continuem trabalhando sem restrições nos veículos Mercedes-Benz protegidos por Seed & Key. Não são necessários dados de acesso especiais, nem é necessário se registrar através do portal do fabricante do veículo. Para desbloquear, a loja precisa apenas de uma conexão à Internet e de equipamentos de diagnóstico Bosch da geração atual, como o KTS 560, 590 ou 350. A partir de meados de 2020, o KTS 250 também suportará esse recurso.

Ao longo do ano, a Mercedes-Benz AG planeja desenvolver seu conceito de segurança com um segundo passo. Os utilizadores do ESI [tronic] serão informados oportunamente.

A Bosch já havia adaptado seu software de oficina para trabalhar em veículos da FCA (Fiat Chrysler Automobiles) com Security Gateway com Service Pack 2019/03. Nesse caso, a conexão à Internet é usada para trocar certificados de segurança entre os testadores de diagnóstico modernos Bosch KTS, como o KTS 560, 590 e 350, bem como, no final de 2020, o KTS 250 e o servidor do fabricante de automóveis, concedendo acesso à eletrônica do veículo. De acordo com as regras da FCA, cada mecânico deve se registrar com antecedência para obter uma licença paga para a ativação. Depois disso, o ESI [tronic] pode ser usado como de costume para realizar diagnósticos abrangentes em veículos protegidos pela FCA.


De projetos individuais até à implementação de projetos de larga escala

Na Alemanha, seis em cada dez empresas industriais com mais de 100 funcionários já usam aplicações da Indústria 4.0, de acordo com um estudo recente da associação da indústria Bitkom. Em muitos casos, no entanto, as aplicações são apenas fragmentadas. A VDMA, associação de fabricantes de máquinas e equipamentos alemães, estima que 80% das máquinas existentes no país ainda não foram digitalizadas. "Ainda há muito mais que podemos fazer na produção e muitos pontos que podemos ajustar. A nossa tarefa agora é tornar a Indústria 4.0 um standart em todas as partes do setor de produção”, explica Najork. Para as empresas, o maior obstáculo à implementação da Indústria 4.0 é o investimento inicial (Bitkom, 2020). De facto, as máquinas também podem ser adaptadas com tecnologia de comunicações e sistemas de sensores. Seguir este caminho abre a porta para a internet industrial das coisas. A fábrica da Bosch Rexroth em Erbach, na Alemanha, mostra como até mesmo pequenos investimentos em linhas de máquinas de grande escala podem significar grandes poupanças: no total foram investidos 25.000 euros para equipar linhas com sensores e barreiras à luz, que significam agora poupanças de cerca de 200.000 euros por ano.

Equilibrar fatores económicos e ecológicos através de soluções conectadas

Como empresa líder de IoT, a Bosch possui todas as competências essenciais necessárias para moldar a Indústria 4.0. O seu portfólio inclui pacotes de software para manutenção, monitorização e logística, sistemas de robótica para produção e transporte, soluções de modernização para máquinas existentes e sistemas de assistência para operadores de máquinas. A Bosch está agora a lançar uma tecnologia de controlo baseada em software e capaz de funcionar com recurso a 5G, aberta a aplicações de terceiros. O ctrlX Automation marca o fim de soluções isoladas em fábricas. Com mais de 30 protocolos de dados, a nova plataforma de automação Bosch Rexroth será o centro de controlo da fábrica do futuro. Através do Nexeed Industrial Application System, a Bosch Connected Industry oferece mais do que simplesmente uma “loja de aplicações” para produção e logística. As várias aplicações de software podem ser solicitadas, usadas ​​e combinadas entre si, conforme as necessidades. Todos os dados da máquina estão disponíveis num formato padronizado, garantindo maior transparência e eficiência na fábrica. Um excelente exemplo de como harmonizar fatores económicos e ecológicos é a Bosch Energy Platform. Depois de conectar uma máquina, o seu consumo de energia pode ser rastreado, analisado e controlado. O resultado são fábricas mais económicas, que requerem menos energia e emitem menos CO2. A conectividade desempenhará um papel importante para tornar os processos de produção ecologicamente neutros.

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