Ir para o conteúdo principal
Bosch em Portugal

Hannover Messe 2025: Bosch apresenta soluções inteligentes e eficientes para a indústria

Oito principais destaques a não perder

Hannover Messe 2025: Bosch apresenta soluções inteligentes e eficientes para a indústria
  • Ferramentas e software baseados em IA como área de crescimento
  • Aplicações para produção e uso eficiente de hidrogénio
  • Soluções para toda a cadeia de valor da produção de baterias

Na edição deste ano da Hannover Messe, a Bosch apresentará soluções para a indústria, desde a hidráulica e à eletrólise, passando também pelo software. Em cada caso, o foco está sempre em melhorar a eficiência e produtividade da produção e em possibilitar uma produção sustentável. O hidrogénio desempenha um papel significativo na promoção de uma produção sustentável – e no Pavilhão 13, stand C33, a Bosch irá apresentar tecnologias para produzir e utilizar este recurso. A Bosch Rexroth estará também a apresentar o seu vasto portfólio de tecnologia industrial no Pavilhão 6, stand D26. Além disso, os especialistas da Bosch vão partilhar as suas ideias com a indústria através de apresentações e painéis de discussão.

As inovações da Bosch que preparam a indústria para o futuro

Hydraulic Hub: Com a sua vasta gama de serviços digitais, o Hydraulic Hub simplifica e acelera a manutenção e o serviço de produtos hidráulicos industriais, aumentando assim a disponibilidade das máquinas. Os utilizadores desta plataforma de serviços digitais podem aceder à experiência em hidráulica e serviços da Bosch Rexroth 24/7 através da sua interface intuitiva. O Hydraulic Hub também disponibiliza apoio com documentação e manutenção proativa de sistemas hidráulicos. Ferramentas baseadas em IA fornecem respostas a questões específicas, como por exemplo o que fazer em caso de fuga de óleo, e ajudam a identificar e corrigir falhas. A Bosch Rexroth está a trabalhar com a Amazon Web Services, entre outros, para aplicar tecnologias de IA.

Pilha de eletrólise: A produção de hidrogénio através de eletrólise utilizando eletricidade renovável desempenha um papel central no caminho para uma economia neutra em carbono. Em 2025, a Bosch lançará a sua primeira pilha de eletrólise, o coração de cada eletrólito. A pilha Bosch compreende mais de 100 células de eletrólise que utilizam eletricidade para dividir a água em oxigénio e hidrogénio. Foi projetada para uma potência de 1,25 megawatts, o que corresponde a uma taxa de produção de hidrogénio de 23 quilogramas por hora. No lado do hidrogénio, a pressão resultante é superior a 30 bar. A pilha é adequada para utilização em sistemas modulares a partir de 1 megawatt, bem como em grandes sistemas industriais da classe gigawatt.

Sistema de tratamento de água: O Pure Water System disponibilizado pela Bosch Manufacturing Solutions (BMG) é um sistema de contentores para a produção de água ultrapura para eletrólise. Impurezas na água podem tornar os eletrólitos inoperacionais em muito pouco tempo. O sistema de tratamento de água da BMG utiliza processos térmicos e eletroquímicos para remover impurezas, como sais ou metais, produzindo assim água ultrapura. O primeiro passo utiliza uma tecnologia de destilação energeticamente eficiente e que poupa água, designada por compressão de vapor mecânico. Segue-se a desionização por elétrodo (EDI), na qual um campo elétrico remove os íons restantes daquilo que foi destilado. O Pure Water System não necessita de meios filtrantes ou produtos químicos para tratar água salgada. A água produzida pelo sistema cumpre os rigorosos requisitos de pureza de todas as tecnologias de eletrólise.

Sistema de testes de pilhas de eletrólise: A Bosch Manufacturing Solutions (BMG) oferece um sistema inovador para os testes seguros e eficientes no final da linha de produção de pilhas de eletrólise PEM de até 1 megawatt. O contato automatizado dos eletrólitos no ânodo, cátodo e fonte de alimentação aumenta a precisão e reduz o tempo necessário para os testes. Os procedimentos de teste do software podem ser adaptados de forma flexível aos requisitos específicos de diferentes testes. Além disso, as suas avaliações de dados personalizáveis permitem uma análise detalhada dos resultados dos testes, o que apoia a garantia de qualidade na produção das pilhas. A BMG também oferece um sistema modular e personalizável de eletrólise para produção eficiente de hidrogénio, bem como um vasto portfólio de sistemas de montagem e teste para o desenvolvimento, fabrico e garantia de qualidade de células de combustível e módulos de células de combustível (FCPM).

Estação CryoPump: A Bosch Rexroth trabalhou em colaboração com a FirstElement Fuel, líder de mercado nos Estados Unidos para a operação comercial de estações de abastecimento de hidrogénio líquido, para desenvolver um importante marco tecnológico para a infraestrutura de reabastecimento. As estações CryoPump reduzem os custos operacionais em até 70%, tornando-os mais económicos, enquanto encurtam os processos de reabastecimento de camiões pesados para cerca de dez minutos. Comparado com as bombas convencionais baseadas em virabrequim, a tecnologia aumenta a eficiência para mais de 95% e prolonga os intervalos de manutenção para mais de 4.000 horas. Com uma área ocupada de menos de 11 m² e um nível de ruído inferior a 65 dB(A), as estações são ideais para uso em áreas de abastecimento existentes, mesmo em zonas residenciais.

Soluções para a produção de baterias: A produção de baterias é considerada uma tecnologia chave para a transição energética. A única maneira dos fabricantes poderem conseguir responder à grande procura futura é escalar rapidamente a sua capacidade de produção de baterias. Na Hannover Messe, a Bosch Rexroth demonstrará como realizar fluxos de valor complexos e movimentos de materiais extremamente dinâmicos utilizando soluções reais de fluxo de materiais ao longo de toda a cadeia de valor: desde o armazém virtual e preparação das células até a montagem de módulos e packs, transporte e testes de final de linha.

Compressor de gás compacto: A compressão e armazenamento eficientes e rentáveis de hidrogénio é uma questão-chave na transição energética. Com base numa aplicação automotiva comprovada, a Bosch desenvolveu um compressor de gás que pode comprimir mais de 11 metros cúbicos padrão de hidrogénio por hora até 350 bar. Isso corresponde a mais de um quilograma de hidrogénio. As dimensões compactas do compressor e o peso extremamente baixo de menos de dez quilos tornam a instalação e manutenção consideravelmente mais fáceis. Além de hidrogénio, o compressor é igualmente adequado para outros gases, como azoto, hélio e dióxido de carbono, o que expande significativamente o seu campo de aplicação.

HeyBosch: A Bosch e a Microsoft expandiram a sua parceria para apresentar o HeyBosch, uma plataforma avançada de IA baseada no Microsoft Azure. O HeyBosch melhora a gestão de dados para empresas industriais, fornecendo informações sobre dados e conhecimentos, tornando os dados de engenharia complexos fáceis de entender, e utilizando IA generativa para permitir a formação dos utilizadores. A plataforma integra IA conversacional, funções de VR/AR e ferramentas de inteligência de negócios para oferecer uma experiência consistente e fácil de usar.

Imagens disponíveis no Bosch Media Service em www.bosch-press.com.

Mais notícias

Comunicação Institucional

Perguntas gerais sobre a Bosch