Ir para o conteúdo principal
Bosch em Portugal
Tomás Xavier, Operations Manager

Para mim é uma questão de aproveitar ao máximo todas as oportunidades e desafios

Tomás Xavier

Tomás Xavier é licenciado em Direito pela Universidade Católica Portuguesa e pela Universidade Autónoma de Lisboa. Iniciou a sua carreira em 1998 e colabora ao serviço da Robert Bosch GmbH desde 2015 através da Bosch Service Solutions, primeiro como consultor de pré-vendas, depois Key account Manager e mais recentemente como Operations Manager para Portugal. Agora contribui no desenvolvimento de serviços de elevado valor aos seus clientes internos e externos (14 clientes em 32 países).

Fala-nos um pouco sobre como chegaste aonde estás hoje na tua carreira.

Pois bem, para mim é uma questão de aproveitar ao máximo todas as oportunidades e desafios que se apresentam. Nas palavras de Jack Sparrow «o problema não é o problema, o problema é a tua atitude em relação ao problema». Usando esta mentalidade de «há sempre uma saída para cada situação», podes enfrentar os desafios, resolver problemas, virar o jogo de cabeça para baixo, adaptares-te, superares-te e ainda divertires-te enquanto o fazes. Age sempre, mesmo que não sintas vontade e nunca presumas saber exatamente para onde estás a ir. Tenta estar preparado para o que virá e pensa como podes tirar o melhor proveito de uma situação menos boa. Uma das minhas piores experiências na vida foi ficar sem emprego, na véspera de Natal depois de estar numa empresa durante 10 anos. Mas isso permitiu-me ter uma das melhores experiências de vida: começar a trabalhar para a Bosch quatro meses depois, fazer algo que adoro num ambiente internacional.

Muitas vezes junto 2 problemas que tenho para resolver e tento encontrar uma solução. E esforço-me sempre para usar o meu lema pessoal: «Faz acontecer!»

Como é o dia-a-dia de um Operations Manager na Bosch?

O dia a dia de um Operations manager na Bosch é sempre diferente, mas assenta nos seguintes princípios:

1) Hands on Service delivery: garantir que o que foi acordado com o cliente é entregue;

2) Heart on Team management: garantir que a equipa que faz o trabalho tem tudo o que precisa, inclusive um sorriso nos lábios;

3) Mind on Process improvement: fazer por melhorar os processos usados, todos os dias um pouco mais ágil;

4) Eyes on the prize: garantir a rentabilidade dos projectos para permitir o crescimento futuro.

Tomás Xavier
"Pensa sempre “fora da caixa” e nunca tenhas medo de mudar o jogo. Ah, e manter o sorriso: torna tudo muito mais fácil."
Tomás Xavier

Quando pensas na tua equipa, o que mais gostas?

O facto de sermos uma família pequena/ grande, com os nossos dramas, os nossos problemas, as nossas particularidades… mas no fim respeitamo-nos e pensamos sempre no que é melhor para a Família (Bosch), considerando as necessidades e capacidades de cada um. E temos um bom avô que podemos admirar, Sr. Robert Bosch, que nos deixou muitos ditados e sabedoria para seguir. E posso dizer, com sinceridade, que todos os colegas da Bosch que conheci têm um grande sentido de humor e estão sempre prontos para uma boa piada ou uma risada, não importa de que país ou região eles venham. Não sei se é um pré-requisito na entrevista de emprego, mas o sorriso é um dos logotipos não oficiais da Bosch!

Que conselho darias a alguém que está a pensar iniciar a sua carreira na tua área funcional?

Esteja sempre motivado para aprender, a escola começa hoje, não ter medo de enfrentar um mar de problemas e nunca esquecer as pessoas que trabalham junto de si, elas estarão sempre disponíveis para ajudar. Que pense sempre “fora da caixa” e nunca tenha medo de mudar o jogo. Ah, e manter o sorriso: torna tudo muito mais fácil.

t

Tomás Xavier

Operations Manager na Bosch Service Solutions

Nasci na Quinta do Anjo, em Palmela, em Novembro de 1980. Trabalho no Setor das Telecomunicações há mais de 10 anos, como Responsável pela Formação e pelo Controlo de Qualidade. De momento contribuo para o desenvolvimento de Contact center e nearshoring services na Bosch.

Tenho uma filha, adoro ler e ver bons filmes e programas de tv. Tenho interesse em temas políticos e gosto de passar o tempo com os meus 2 cães. Faço Nigiri, Sashimi e Temaki razoáveis ​​quando os deuses do Sushi me favorecem!