"Essa é a magia das pessoas e de trabalhar todos os dias com pessoas diferentes..."
Rogério Meireles ingressou a Bosch em 1999, inicialmente como operador no Parque de Inserção Automática. A sua evolução foi constante até aos dias de hoje, ocupando atualmente a função de Team Leader do Grupo de desenho de PCB's.
Ocupa parte dos seus tempos livres com tudo o que está relacionado com tecnologia, como artigos, vídeos e blogs!
Fala-nos um pouco do teu percurso profissional e como chegaste até onde estás hoje.
O meu percurso na Bosch iniciou-se ainda no século passado, primeiro como estagiário em 1998 e 1999.
Aquando do término da minha formação em Técnico de Eletrónica em Junho de 1999, surgiu uma oportunidade para ingressar na Bosch como operador no Parque da Inserção Automática. Estive na produção até Fevereiro de 2003, onde surgiu a oportunidade de ingressar no Desenvolvimento Elétrico para a Programação de IC's (Circuitos Integrados). A aventura continuava e eu estava onde pretendia. Em seguida, após ficar responsável pela área da programação, iniciei a coordenação de testes de produto no desenvolvimento.
Em meados de 2005, surge a oportunidade para iniciar o desenho de placas de circuito impresso (PCB) com formação na Alemanha. Após a formação, continuei a desempenhar ambas as atividades em paralelo e ainda como responsável informático pelo departamento de desenvolvimento e DSP.
Em 2008 iniciámos atividades de desenho para PCB's em sensores automóveis e, desde esse momento, fiquei com esta tarefa a tempo inteiro.
Por volta de 2018 fui convidado para ser então Team Leader do grupo de desenho de PCB's . Passados todos estes anos a aventura continua!
Como se caracteriza o teu dia-a-dia de trabalho enquanto Team Leader do grupo de PCB designer?
O meu dia-a-dia como Team Leader caracteriza-se com muito contacto com a minha equipa, de forma que consiga ajudá-la a perceber quais os desafios que possamos ter e como ultrapassá-los. Além do contacto com a equipa, participo em diversos grupos de Simultaneous Engeneering dos diversos projetos em que estamos envolvidos. A partilha entre pares no desenvolvimento também está presente no meu dia-a-dia, onde trocamos experiências, dúvidas, dificuldades e muitos sucessos!
De que forma este percurso contribuiu para o desenvolvimento das tuas skills?
O meu percurso contribui e muito para o meu desenvolvimento, desde logo a experiência na área produtiva, que nos traz uma abordagem muito prática e paradigmática dos problemas.
Após a experiência na produção, percebi que precisava de desenvolver-me mais e procurei oportunidades internamente (sempre gostei de procurar novos desafios, mesmo no grupo ao qual pertenço ainda hoje).
Dessa forma, em 2009 tive a necessidade de continuar a desenvolver-me e foi aí quando iniciei uma Licenciatura em Informática no ramo Industrial em regime Pós-Laboral. Passados 3 anos estava licenciado, dando assim resposta a uma necessidade e a um objetivo meu.
Esta procura por novos desafios e de os tentar superar foi algo que sempre me acompanhou e tenho desenvolvido ao longo destes 23 anos.
Qual é o teu maior desafio profissional?
Um dos meus maiores desafios profissionais é sem dúvida o papel que hoje desempenho como Team Leader.
Quando temos necessidade de nos desenvolver tecnicamente, é algo que se consegue com uma formação ou suporte. No entanto, quando temos que lidar com pessoas, não existe uma fórmula mágica para o fazer.
Por outro lado, essa é a magia das pessoas e de trabalhar todos os dias com pessoas diferentes! Aprendemos sempre e estamos sempre a aprender com os outros, daí sem dúvida alguma este ser o meu maior desafio até hoje!
Que conselho darias ao Rogério que entrou na Bosch para a área de produção?
Se hoje tivesse que dar um conselho ao Rogério que veio para a produção há 23 anos atrás, seria sem dúvida alguma para acreditar sempre nele e sempre com pensamento ainda mais positivo!
Rogério Meireles
Layouter Team Leader na Bosch Car Multimédia
Rogério Meireles, 41 anos natural de Vila Verde (Braga) e residente, casado e pai de 3 filhotes (2 Princesas e 1 Príncipe).
Como apaixonado por tecnologia aprecio tudo o que está relacionado com o tema, desde artigos até vídeos e blogs. Gosto também de fazer caminhadas para combater algum sedentarismo que está presente no nosso dia a dia.
Diariamente gosto de interagir com inúmeras pessoas no universo da Bosch e, além disso, de fazer parte de uma equipa que trabalha na vanguarda da tecnologia automóvel, para o futuro da mobilidade e tecnologia!