Icon--AD-black-48x48Icon--address-consumer-data-black-48x48Icon--appointment-black-48x48Icon--back-left-black-48x48Icon--calendar-black-48x48Icon--Checkbox-checkIcon--clock-black-48x48Icon--close-black-48x48Icon--compare-black-48x48Icon--confirmation-black-48x48Icon--dealer-details-black-48x48Icon--delete-black-48x48Icon--delivery-black-48x48Icon--down-black-48x48Icon--download-black-48x48Ic-OverlayAlertIcon--externallink-black-48x48Icon-Filledforward-right_adjustedIcon--grid-view-black-48x48IC-logoutIC-upIcon--info-i-black-48x48Icon--Less-minimize-black-48x48Icon-FilledIcon--List-Check-blackIcon--List-Cross-blackIcon--list-view-mobile-black-48x48Icon--list-view-black-48x48Icon--More-Maximize-black-48x48Icon--my-product-black-48x48Icon--newsletter-black-48x48Icon--payment-black-48x48Icon--print-black-48x48Icon--promotion-black-48x48Icon--registration-black-48x48Icon--Reset-black-48x48share-circle1Icon--share-black-48x48Icon--shopping-cart-black-48x48Icon--start-play-black-48x48Ic-OverlayAlertIcon--summary-black-48x48tumblrIcon-FilledvineIc-OverlayAlertwhishlist
Luciano

Luciano Sousa

Fã da Engenharia, inspirado por ela e pelas pessoas que a impulsionam...

Luciano Sousa é software engineer e Product Owner na Bosch Car Multimédia, em Braga. A sua paixão pela engenharia começou desde cedo, motivado pelos seus familiares próximos. O seu percurso académico passou pela FEUP, em 2008, no curso de Engenharia Eletrotécnica, com Mestrado em Robótica, tendo feito uma bolsa de investigação. Após a conclusão do ciclo académico, começou a trabalhar na indústria, no ramo de engenharia. Em 2017, iniciou a sua jornada na Bosch em Ovar como software developere um ano depois encontrou um desafio na Bosch em Braga, na qual se encontra desde então.

Quais são as tuas responsabilidades atualmente?

Atualmente trabalho na Bosch como product owner e as minhas principais tarefas envolvem, principalmente, atuar como uma interface entre a equipa e os outros stakeholders. Garanto a liderança da equipa e tento proporcionar as melhores condições para que entreguemos os projetos com qualidade. A combinação entre o conhecimento técnico e a componente estratégica é algo que me motiva bastante. Trabalho há três anos no projeto LiDAR (Light Detection and Ranging) que consiste no desenvolvimento de sensores utilizados nos veículos autónomos. Estes sensores, dotados de uma resolução alta, permitem a obtenção de informação geométrica muito detalhada do ambiente à volta do veículo.

"Outro ponto fulcral são as pessoas, tenho a sorte de trabalhar com equipas inteligentes e amigáveis, tanto em Portugal como na Alemanha"

Luciano Sousa

O que torna o teu trabalho na Bosch especial?

A possibilidade de trabalhar em problemas relacionados com tecnologias de ponta aplicados à Condução Autónoma permite-me estar na vanguarda da investigação e desenvolvimento e era algo que eu procurava. Outro ponto fulcral são as pessoas, tenho a sorte de trabalhar com equipas inteligentes e amigáveis, tanto em Portugal como na Alemanha. Ter mais de metade da minha equipa na Alemanha também me permite viajar e aprender a língua alemã.

"Let's talk about Tech!"

O Luciano foi o orador da 8ª Edição do "Let's Talk About Tech!". Um projeto que consiste na partilha dos bastidores técnicos das diferentes áreas tecnológicas existentes na Bosch. A 8ª edição teve como tema a mobilidade no futuro e os veículos autónomos, um projeto no qual Luciano está envolvido. O tema centrou-se no desenvolvimento da Bosch no mundo da condução autónoma.

"Foi um desafio muito interessante em que tive oportunidade de partilhar o projeto em que estou inserido com os colaboradores da Bosch e contribuir para a divulgação do nosso trabalho. Recebi feedback muito positivo em relação a esta talk."

d

Luciano Sousa

Product Owner, Bosch Car Multimedia Portugal

Pratico artes marciais desde os 7 anos, sou Portuense, nascido em 1990, e um verdadeiro apaixonado pela música, pela vida ao ar livre e estar com as pessoas que mais amo. Sou fã da Engenharia, inspirado por ela e pelas pessoas que a impulsionam, estudei na FEUP e trabalho na Bosch há quatro anos, três deles no Projeto LiDAR.