Ir para o conteúdo principal
Bosch em Portugal
Hugo Matos, Manufacturing Representative & Project Manager

"O sucesso num ambiente em constante mudança e evolução só é possível devido ao trabalho em equipa"

Hugo Matos

Hugo Matos é Engenheiro e combina um mestrado em Engenharia Mecânica com um MBA. Está na Bosch desde 2018, e desempenha atualmente as funções de Manufacturing Representative no novo projeto de desenvolvimento de vídeo, e Project Manager de projetos de desenvolvimento na Bosch Security Systems, em Ovar.

Quais são as tuas responsabilidades atualmente?

Atualmente desempenho duas funções Manufacturing Representative (MR) e Project Manager (PjM) em projetos diferentes. Esta acumulação deve-se por um lado ao overlap das atividades das duas funções por outro à necessidade que a organização teve de encontrar rapidamente alguém com conhecimento das especificidades dos produtos e gestão de projeto. Ao longo do tempo tenho vindo a demonstrar vontade e a capacitar-me para aumentar o nível das minhas responsabilidades dentro da equipa e dos projetos, quando a necessidade surgiu as chefias identificaram-na como uma boa oportunidade para mim em sinergia com as necessidades da equipa.

Tento planear as atividades de cada uma das funções que desempenho para um dia específico da semana, ou a um período do dia, para evitar desviar a atenção entre tópicos. Não poucas vezes, aparecem situações com potencial de atrasar o planeamento global do projeto ou afetar a produção que necessitam de uma resposta imediata, o que deixa as atividades planeadas para segundo plano, por isso, uma característica que está sempre presente ao longo do dia é a capacidade de adaptar e replanear de forma ágil as atividades de modo a dar resposta às alterações que são impostas diariamente. O sucesso num ambiente em constante mudança e evolução só é possível devido ao trabalho em equipa, que é composta por pessoas excelentes e extremamente capazes e com um inabalável espírito de entreajuda e camaradagem.

Como descreverias a cultura da empresa e como ela influenciou o teu percurso?

O setor tecnológico em que os negócios da Bosch se inserem está em constante evolução, e como engenheiro responsável por contribuir para o desenvolvimento dos novos produtos, sinto a necessidade de me manter atualizado como um dever moral associado à minha função na empresa. A Bosch disponibiliza diversas ferramentas para que a aprendizagem formal continue mesmo depois de sair da faculdade e é possível conciliar a aprendizagem continua ao longo do tempo com o trabalho desempenhado na empresa. Parte de cada um aproveitar as ferramentas e oportunidades disponíveis.

Tiago Teixeira

Quais são as dicas que segues para tornar os teus dias mais produtivos?

Dicas gerais para aumentar a produtividade: ter uma visão clara do objetivo, dividir o objetivo em várias atividades e identificar as que são prioritárias. Depois “é só” ir acompanhando a execução e perceber se estamos a ir no sentido certo. Pedir feedback aos colegas e chefias é sempre uma boa ideia para alinhar expectativas e ajudar a navegação.

Tiago Teixeira

O que é para ti trabalhar #LikeABosch?

Trabalhar #LikeABosch é acordar todos os dias motivado e com vontade de aprender algo novo e poder contar com colegas extraordinários para concluir os desafios do dia-a-dia.

Hugo Matos

Hugo Matos

Manufacturing Representative & Project Manager na Bosch Security Systems

Sou natural de Coimbra, onde aprendi a arte de cozinhar e a ciência de apreciar um bom vinho. Aos 20 anos reformei-me de uma carreira de golfista para me dedicar à faculdade e atualmente os meus desportos de eleição são o padel e a corrida. Nos meus melhores dias consigo acompanhar jogares de padel de nível M4. Até ao final de 2025 tenho o audacioso objetivo completar as 6 Superhalfs, as meias-maratonas mais famosas da europa (Lisboa, Praga, Berlim, Copenhaga, Cardiff e Valência).