Ir para o conteúdo principal
Bosch em Portugal

Smart Green Homes

Projeto de Inovação

innovation projects header

Casas mais inteligentes pensadas em português

Nas últimas décadas tem–se assistido a uma crescente consciencialização por parte da população mundial para a alarmante escassez de recursos associada ao aumento acentuado do consumo de energia, bem como aos problemas a eles inerentes, provocando efeitos nefastos para o meio ambiente e mesmo para a sociedade atual. Assim, têm sido identificadas alterações profundas nos padrões comportamentais da sociedade, resultando em novas tendências de consumo e ofertas de mercado. É no sentido de dar resposta a estes problemas que o presente Projeto foi criado, visando o desenvolvimento de soluções inovadoras para ambiente doméstico, com uma perceção de conforto melhorada, associada a uma maior sustentabilidade e menor impacto ambiental. Para isso, pretende-se tirar partido dos desenvolvimentos contínuos verificados na ciência dos materiais, em conjugação com estratégias inovadoras de integração de tecnologias, controlo de processo e automação nos produtos a desenvolver. Potenciais sinergias com os diferentes aparelhos que integram o ambiente doméstico serão também exploradas, com o propósito de melhorar a facilidade de utilização, promover os benefícios de operação dos mesmos, e sincronizar e complementar as diversas funções.

A concretização deste Projeto centra-se essencialmente em seis linhas de desenvolvimento (LDs) de produtos e serviços, focadas em:

LD1) bombas de calor & sistemas de condicionamento e tratamento de ar,

LD2) aquecimento por combustão de gás,

LD3) aquecimento elétrico,

LD4) tratamento de água,

LD5) interface e comunicação para equipamentos de conforto e

LD6) controlo integrado de sistemas residenciais.

Estas linhas estão associadas a quatro áreas principais de investigação: materiais, energia, ambiente e TICE (tecnologias de informação, comunicação e eletrónica). Enquanto empresa líder no fornecimento de soluções de aquecimento de água quente e fabricante de uma gama diversificada de produtos para âmbito residencial, a Bosch encontra-se numa posição privilegiada para contribuir para os desafios identificados nos equipamentos domésticos, a qual será potencializada pela investigação de excelência desenvolvida pela Universidade de Aveiro.

Esta pareceria significa novas oportunidades de negócio, o reforço de competências da empresa e o aumento de capacidade de resposta da unidade de Aveiro às exigências do mercado global. Por outro lado, é possível canalizar o conhecimento e os recursos humanos que todos os dias são potenciados dentro da Universidade de Aveiro, integrando pessoas com boas ideias, capacidade de trabalho e espírito inventivo na criação de soluções que mudam o mundo positivamente.

Detalhes do Smart Green Homes

Encontra aqui a ficha oficial deste projeto de inovação

Download da ficha de projeto do Smart Green Homes

Ficha de Projeto

Download do pdf

avp-fachada
 
Smart Green Home

Smart Green Home

Ficha Técnica

Nome: Smart Green Homes

Projeto:POCI-01-0247-FEDER-007678

Inicio: Outubro 2016

Objetivo: Desenvolvimento de soluções inovadoras para ambiente doméstico, com uma perceção de conforto melhorada, associada a uma maior sustentabilidade e menor impacto ambiental.

Âmbito: Encontrar e desenvolver soluções nas áreas da conectividade, energias renováveis, eficiência energética, reciclagem e materiais inteligentes para soluções inovadoras no interior e exterior das habitações

Investimento: Mais de 18.8 milhões de euros até 2020, dos quais 11.721.626,46€ são provenientes do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional

Recursos: Mais de 200 colaboradores e investigadores envolvidos.

financiadores