Ir para o conteúdo principal
Bosch em Portugal

Sensitive Industry

Projeto de Inovação

Sensitive Industry

Desenvolvimento de um sistema de gestão industrial para suporte à tomada de decisão integrado no contexto da Industrial IoT

A indústria procura otimizações constantes, implementando processos de melhoria contínua que lhe permitam fornecer aos seus clientes um custo inferior, diminuindo os prazos de entrega e assegurando os padrões de qualidade esperados. Este processo de melhoria contínua é central na competitividade da indústria, diferenciando concorrentes nos mesmos segmentos de mercado. A análise e implementação dos referidos processos de melhoria estão dependentes do julgamento, muitas vezes empírico, que os intervenientes fazem sobre as variáveis em que conseguem atuar.

As tecnologias de modelação de sistemas ciberfísicos vieram trazer uma nova perspetiva sobre os processos de tomada de decisão baseados em dados provenientes de instrumentação de processos, operações e máquinas. No entanto, para que estes sistemas de inferência apresentem a performance desejada são necessários dados com atualização frequente sobre as diferentes variáveis monitorizadas.

Este projeto aposta na criação de um sistema com componentes inovadoras desde a recolha de dados (edge) até à sua camada de abstração superior (cloud). O sistema proposto baseia-se na utilização de sensores de imagem para recolha de dados provenientes de operações produtivas e logísticas cuja recolha não é possível ou outras tecnologias ou a fiabilidade das suas medições é reduzida. Estes novos dados serão transformados em informação relevante por um sistema Digital Twin que incorporará novos serviços potenciados por dados fiáveis e atualizados com elevada frequência.

A capacidade do sistema Digital Twin em mapear as características das operações crescerá na proporção da abrangência da integração destes novos sensores no ambiente industrial, assim sendo é essencial o desenvolvimento de um sistema de orquestração computacional capaz garantir comunicação robusta entre os vários nós do sistema. Uma preocupação subjacente às atividades técnicas deste projeto será a análise das interações homem-máquina para que a privacidade e direitos dos intervenientes nos processos industriais sejam salvaguardados. Para além disso, desenvolver-se-ão ferramentas que permitam a análise prévia dos contextos de implementação do sistema. Pretende-se, desta forma, caracterizar estes contextos e suportar as empresas na implementação eficaz deste novo sistema.

A Bosch associou-se à Universidade do Porto e ao Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia, entidades internacionalmente reconhecidas pela sua excelência em investigação e desenvolvimento de soluções nas áreas tecnocientíficas abordadas pelo projeto Sensitive Industry. O projecto divide-se em 4 subprojectos técnicos que abordam tecnologias diversas como sensorização avançada, aprendizagem automática, computação eficiente, sistemas de informação e tomada de decisão, ergonomia e usabilidade.

financiadores