Ir para o conteúdo principal
Bosch em Portugal

Descarbonização da indústria

Projetos de inovação

Descarbonização da industria

A sustentabilidade é um compromisso sério para a Bosch a nível global, e no caminho para a neutralidade climática (scope 1 e 2) a unidade da Bosch em Braga avançou com a implementação de um projeto de descarbonização, que na sua base teve como um dos principais objetivos a eliminação do uso de gás natural como fonte de energia primária.

Desenvolvido e implementado entre 2022 e 2023, um dos pontos principais deste projeto de descarbonização da Bosch em Braga está relacionado com a instalação de uma bomba de calor geotérmica que, com 140 sondas que atingem cada uma, em média, uma profundidade de 130 metros. Através da ligação a uma bomba de calor de condensação a água, este sistema tem a capacidade para fornecer energia térmica na forma de arrefecimento ou de aquecimento de uma forma mais eficiente do que um sistema convencional. O recurso a este sistema geotérmico tem um impacto importante nas emissões de carbono, estimando-se uma redução de cerca de 600 toneladas de CO2.

Do conceito base do projeto fazem ainda parte um conjunto de medidas que passam por diferentes soluções complementares de: recuperação de calor de instalações existentes, designadamente dos equipamentos de produção de ar comprimido e de produção de água fria; sistemas de bomba de calor e chillers de elevada eficiência sazonal; e otimização da gestão técnica dos edifícios para tornar o controlo dos sistemas de AVAC (Aquecimento, Ventilação e Ar-Condicionado) mais automatizados e eficientes. Combinadas, estas medidas poupam cerca de 5.740 MWh de gás natural por ano, o que corresponde a 1.160 toneladas de CO2.

Para além destas medidas, e tendo atualmente a energia elétrica como fonte de energia unitária, a Bosch fez em Braga também o investimento na instalação de 5.934 módulos fotovoltaicos capazes de gerar cerca de 4GWh de energia elétrica anualmente, que será exclusivamente explorada em regime de autoconsumo. Esta produção corresponde a cerca de 10% do consumo total de energia da fábrica. O objetivo agora é expandir a produção de energia através de módulos fotovoltaicos para ter uma capacidade de produção anual de cerca de 12GWh até 2027.

  • Logo_nextGen