Ir para o conteúdo principal
Bosch em Portugal

SIFA

Projetos de Inovação

Projeto SIFA

Projeto SIFA

Cada vez mais, as exigências de mercado caracterizam-se pela procura de soluções céleres que permitam obter produtos inovadores, por forma a satisfazer os requisitos dos clientes. Esta premissa faz da competitividade industrial uma realidade bem presente e incontornável. As empresas, conscientes desta realidade, sabem que só podem ser competitivas se forem capazes de criar internamente condições ideais de produção e gestão de conhecimento para o desenvolvimento de novos produtos, serviços, processos ou sistemas e, assim, conseguirem ultrapassar os desafios impostos diariamente pelos clientes em todo o mundo.

A Fabricação Aditiva é uma tecnologia que, pelas suas características, pode ajudar as empresas a ultrapassar estes desafios de mercado, pois trata-se de uma tecnologia que permite desenvolver, de forma célere, produtos complexos e inovadores que cumprem as especificações definidas pelos clientes.

O projeto SIFA, concebido para responder a estes importantes desafios, tem por objetivo obter conhecimento crítico em Fabricação Aditiva, de materiais distintos, especificamente, materiais metálicos, poliméricos, cerâmicos e cimentícios, através das tecnologias Powder Bed e Material Extrusion. As inovações contemplam o desenvolvimento de soluções que utilizem estas tecnologias para a produção de produtos de alto desempenho, nomeadamente:

- Desenvolvimento de material para tecnologia Powder Bed com propriedades funcionais para a aplicação na indústria automóvel;

- Um equipamento de Material Extrusion para produção de produtos em materiais cerâmicos e cimentícios;

- Uma aplicação de software para controlar, otimizar e prever as propriedades dos produtos de impressão durante todo o processo (SIFA para metal, polímero e cerâmico);

- Três protótipos demonstradores: um electronic enclosure com características de barreira eletromagnética; uma peça metálica para o sector aeroespacial; e uma peça em material cerâmico e cimentício para aplicação arquitetónica.

O consórcio é composto por 4 Empresas e 3 Entidades Não Empresariais do SCN. O consórcio acredita que o projeto SIFA irá dar um contributo importante para a promoção da internacionalização das entidades que compõem o consórcio, permitindo criar conhecimento interno que lhes possibilite concorrer a nível global e vencer os desafios do mercado.

Ficha Técnica
 
Tecnologia Bosch Braga

Projeto SIFA

Entidade copromotora: Universidade do Minho, a Associação Laboratório Colaborativo em Transformação Digital – DTX, o CEIIA – Centro de Engenharia e Desenvolvimento, a DISTRIM 2 – Industria, Investigação e Desenvolvimento, Lda., a ATT – Advanced Tool Technology, Lda. e a MOTA – ENGIL, Engenharia e Construção, S.A..

Designação do projeto: SIFA: Sistema Inteligente de Fabricação Aditiva (n.º 047108)

Objetivo: Promover o investimento das empresas em I&I

Investimento total: € 3.049.013,01

Apoio Financeiro da União Europeia: € 2.004.103,91

Indicadores

Entregáveis – 24

Pedidos de Patente – 2

Publicações Cientificas – 12

Caracteristicas Inovadoras – 4

DatasInicio – 01/07/2020 Fim – 30/06/2023

compete 2020