A nossa responsabilidade
Ao atuar de forma económica, ambiental e socialmente responsável, pretendemos melhorar a qualidade de vida das pessoas e salvaguardar os meios de subsistência das gerações presentes e futuras. O nosso objetivo é tornar as energias renováveis mais acessíveis e a mobilidade ainda mais segura, limpa e económica, e desenvolver produtos amigos do ambiente em toda a linha.
As empresas não deveriam ter de escolher entre serem rentáveis e fazerem o que é melhor para o planeta. Se o caminho certo for seguido, ambos os objetivos andam de mãos dadas.
Atuar de forma sustentável — moldar o futuro
Acreditamos firmemente que as nossas operações devem ser ecológicas, económicas e socialmente sustentáveis. Esta postura molda todo o Grupo e reflete-se nas nossas ações.
Governação empresarial responsável
Ao atuar de forma económica, ambiental e socialmente responsável, pretendemos melhorar a qualidade de vida das pessoas e salvaguardar os meios de subsistência das gerações presentes e futuras.
Produtos
Tecnologia para a vida. Queremos que os nossos produtos despertem entusiasmo, melhorem a qualidade de vida e contribuam para a preservação dos recursos naturais.
Cadeia de abastecimento
Assentes numa compreensão comum de ação ética e sustentável, queremos, em conjunto com os nossos parceiros de negócio, encontrar soluções para os desafios sociais e ecológicos globais do nosso tempo.
Ambiente
As nossas atividades devem ter o menor impacto possível no meio ambiente. Por isso, trabalhamos de forma consistente para proteger o clima, preservar a água e promover uma economia circular fiável.
Colaboradores
Queremos criar um ambiente que permita a todos os colaboradores contribuir para o sucesso a longo prazo da empresa, sentindo-se valorizados na Bosch e capazes de desenvolver todo o seu potencial.
Sociedade
Através das nossas ações, queremos promover o progresso na sociedade e contribuir para a melhoria da qualidade de vida.
Compliance — mesmo além das fronteiras da empresa
A compliance refere-se ao cumprimento dos requisitos legais e das diretrizes da empresa. Na Bosch, esta é uma parte integrante dos nossos valores nos negócios. Para este efeito, definimos inequivocamente a nossa posição sobre os requisitos legais e as questões éticas no nosso Código de Conduta aplicável a nível mundial. Juntamente com os valores da Bosch, fornece uma base que acreditamos ser a chave para o sucesso da Bosch nos negócios. E porque a conduta responsável e legal é importante para lá das fronteiras da empresa, formulámos as nossas expetativas em relação aos nossos parceiros de negócios num código de conduta correspondente.
Sistema abrangente de gestão de compliance
O sistema de gestão de compliance da Bosch fornece, a nível mundial, um quadro vinculativo para a promoção de comportamentos conformes às normas e contribui para a redução dos riscos de compliance. Este sistema constitui a base para a implementação eficaz de requisitos externos e internos, definindo requisitos mínimos para processos relevantes para o compliance. Estes incluem diversas medidas de prevenção e controlo, bem como o sistema de denúncia da Bosch.
Perguntas mais frequentes
Compliance significa respeitar as leis e regulamentos da empresa. Por outras palavras, todas as atividades de negócios do Grupo Bosch e dos seus colaboradores, têm de cumprir os requisitos legais, o Código de Conduta, e quaisquer orientações aplicáveis e diretrizes centrais que se relacionem em qualquer aspeto com este tópico ("principio de conformidade").
O tópico de compliance diz respeito a todos os colaboradores, pois todos são afetados, direta ou indiretamente, por violações: por um lado, estas violações da lei podem levar a uma acusação criminal, dependendo da gravidade do caso. Por outro lado, violações do princípio de conformidade podem causar danos materiais à empresa, bem como prejudicar a sua reputação. O resultado: deterioração da eficiência do negócio da empresa, e por conseguinte, do seu sucesso. Compliance também diz respeito às relações de negócios entre a Bosch e terceiros: a Bosch não quer ser envolvida na violação do princípio de conformidade de terceiros.
Depende de todos os colaboradores denunciar possíveis violações do princípio de conformidade, ajudando deste modo a minimizar as consequências destas violações e impedir que condutas similares ocorram no futuro. Isto também se aplica a parceiros de negócios e a terceiros.
• Qualquer colaborador, incluindo estagiários e estudantes de doutoramento
• Pessoas contratadas externamente, tal como trabalhadores subcontratados ou colaboradores a trabalhar para fornecedores de serviço externos
• Qualquer parceiro de negócios, tal como fornecedores, clientes, ou parceiros de empreendimentos em conjunto
• Quaisquer terceiros
É importante que sejam denunciadas questões que indiquem que foi cometido um delito criminal, tal como roubo, fraude ou suborno, ou que houve uma violação sistemática de regulamentos legais ou regulamentos internos da empresa, tal como o não cumprimento deliberado e contínuo dos padrões de qualidade ou segurança, ou o não cumprimento do Código de Conduta.
Sim. Os responsáveis de compliance são responsáveis por levar a cabo investigações, reunir provas que sejam válidas em tribunal e aplicar qualquer procedimento que possa ser necessário. Eles recebem apoio de peritos em departamentos especializados que possuem o treino necessário e a autoridade relevante.
As pessoas que denunciam, do seu conhecimento e em boa-fé, possíveis problemas de compliance, não têm de temer serem desfavorecidas pela empresa como resultado das suas ações.
Sim, as denúncias podem ser submetidos anonimamente através da linha de compliance da Bosch. É possível criar uma caixa de correio segura dentro da linha direta para interagir anonimamente com o responsável de conformidade encarregado.
O responsável de compliance está encarregado de dar início à investigação das violações denunciadas e assegurar que a questão é resolvida adequadamente (se necessário, com o apoio dos departamentos especializados Bosch ou de especialistas externos).
Todas as denúncias de possíveis violações, bem como as medidas tomadas subsequentemente, devem ser documentadas pelo responsável de compliance. Tendo em conta o interesse legítimo das partes envolvidas, a pessoa que denuncia a questão pode questionar sobre o estado da investigação. Se a investigação de uma questão é parada, porque nenhuma improbidade foi encontrada, o indivíduo em questão será informado em conformidade, desde que lhe tenha sido pedido para comentar durante o decorrer da investigação ou que tenha pedido tal informação.
Qualquer denúncia de uma possível violação de compliance, irá normalmente envolver a divulgação de dados pessoais. Portanto, a receção e processamento de tais denúncias requer que as pessoas que façam a denúncia confirmem que foram informadas sobre os seus direitos ao abrigo das leis de privacidade de dados, e consentir com a utilização dos seus dados pessoais no decorrer da investigação da questão de compliance. No caso de uma denúncia ser submetida anonimamente, isto não se aplica.
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