Icon--AD-black-48x48Icon--address-consumer-data-black-48x48Icon--appointment-black-48x48Icon--back-left-black-48x48Icon--calendar-black-48x48Icon--Checkbox-checkIcon--clock-black-48x48Icon--close-black-48x48Icon--compare-black-48x48Icon--confirmation-black-48x48Icon--dealer-details-black-48x48Icon--delete-black-48x48Icon--delivery-black-48x48Icon--down-black-48x48Icon--download-black-48x48Ic-OverlayAlertIcon--externallink-black-48x48Icon-Filledforward-right_adjustedIcon--grid-view-black-48x48IC-logoutIC-upIcon--info-i-black-48x48Icon--Less-minimize-black-48x48Icon-FilledIcon--List-Check-blackIcon--List-Cross-blackIcon--list-view-mobile-black-48x48Icon--list-view-black-48x48Icon--More-Maximize-black-48x48Icon--my-product-black-48x48Icon--newsletter-black-48x48Icon--payment-black-48x48Icon--print-black-48x48Icon--promotion-black-48x48Icon--registration-black-48x48Icon--Reset-black-48x48share-circle1Icon--share-black-48x48Icon--shopping-cart-black-48x48Icon--start-play-black-48x48Ic-OverlayAlertIcon--summary-black-48x48tumblrIcon-FilledvineIc-OverlayAlertwhishlist
Cap Software Tecnologia Bosch

Linguagem complexa traduzida em resutados simples

É assim o trabalho da equipa CAP

Tempo de leitura: 8 minutos

Agregar, compatibilizar e no final garantir fiabilidade

À primeira vista, CAP pode não significar nada para a maior parte das pessoas. Quanto muito será o anglicanismo para a palavra boné. E de facto, a equipa de Cross Automotive Platform (CAP) faz um trabalho de se lhe tirar o chapéu, mas para ter a certeza que o que desenvolvem cumpre a sua função, é necessário que não sejam motivo de conversa. Sempre que o seu trabalho é posto em prática, se bem feito, não é notado.

Esta equipa trabalha, a partir da Bosch em Braga, no desenvolvimento do bootloader. Quando ligamos o carro, fazemos uma atualização aos seus sistemas, ou por algum motivo há uma falha e é necessário averiguar a sua origem, é o bootloader que permite chegar à solução. Qualquer que seja o sistema operativo, o bootloader é o programa responsável por carregar o kernel (núcleo) do mesmo e por isso é a base de qualquer sistema. Seja do nosso telemóvel, da nossa smartv ou até mesmo do nosso carro este tipo de middleware é a primeira etapa a iniciar em qualquer sistema munido de um sistema operativo. Esta é por isso uma equipa com uma grande responsabilidade no que a fiabilidade e segurança diz respeito.

software, desemvolvimento, tecnologia em Braga

A padronização no desenvolvimento de software que está na base do trabalho das várias áreas da Bosch. A otimização acaba por ser o maior objetivo e se essa parte do trabalho estiver concentrada numa só equipa, ainda que à escala global, é possível entregar uma solução, comum a todas as áreas da Bosch, evitando que cada uma delas desenvolva o seu próprio software. Garante-se assim maior rentabilidade das várias equipas e ao mesmo tempo que os esforços estão concentrados no melhoramento apenas de um tipo de software de base. É como se fosse um livro de instruções genérico, que pode ser utilizado por todos engenheiros na Bosch, com a certeza que será compatível com os projetos que estão a desenvolver. E com esta padronização consegue-se maior segurança nos produtos que desenvolvemos.

“Sabemos que se dermos o máximo a nossa recompensa será não falarem de nós. É contraditório, mas é sinal de que fizemos o nosso trabalho.”

João Sá

A segurança a cima de tudo


Trabalhar isolado nunca é a forma mais eficiente de chegar a um resultado. Na Bosch, o trabalho cooperativo e a troca de experiências são a base de todas as equipas. A equipa de CAP não é exceção e apesar de já contar com cerca de 20 elementos em Portugal, faz parte de um grupo de mais de 900 engenheiros que trabalha desde a Alemanha até à Índia no desenvolvimento de middleware capaz de fazer a ponte entre os vários sistemas e o automóvel. Este trabalho cooperativo permite alcançar resultados mais fiáveis e entregar produtos e serviços cada vez mais complexos e completos às várias product lines da Bosch.


O software que esta equipa desenvolve é composto por linhas de código que são executadas na sombra. Sabemos que existem, mas não damos conta de que estão lá. É por isso que a segurança passou a ser um tópico prioritário e, apesar de ser relativamente recente nesta equipa, é levado muito a sério.

Equipa Cap tecnologia Bosch

É necessário garantir que este middleware que desenvolvem está “blindado” contra hackers e ataques através da internet. Dentro da equipa existe um grupo de pessoas que se dedica em exclusivo a trabalhar a segurança deste middleware que tem como função, entre outras coisas, gerir o controlo de todos os dispositivos eletrónicos do carro. Todos na equipa sabem que se derem o seu máximo e que se o seu trabalho for bem feito o aquilo que receberão em troca é o silêncio. Não ser falado é a melhor recompensa que a equipa de CAP poderia ter.

Mais uma equipa a desenvolver tecnologia para a vida