Ir para o conteúdo principal
Bosch em Portugal

Bosch torna-se parceiro oficial da ABB FIA Formula E Championship

Formula E

Bosch torna-se parceiro oficial da ABB FIA Formula E Championship

Bosch reforça presença nos desportos motorizados e dá continuidade a tradição com mais de um século

  • Contrato válido por três anos: Bosch patrocina Formula E. „
  • Paixão pelo desporto automóvel: a história da Bosch em corridas tem mais de 117 anos, contando com a sua primeira vitória em 1901.


O Campeonato ABB FIA Formula E regressa com uma novidade. A Bosch torna-se parceiro oficial desta serie do desporto automóvel, a primeira totalmente elétrica em veículos monolugar. Este é mais um passo para tornar a Bosch líder na eletromobilidade. “A Bosch é o parceiro para a eletrombilidade e esta é uma iniciativa que reflete esse status”, afirma Markus Heyn, membro do conselho de administração da Robert Bosch GmbH. Esta parceria cobre um leque alargado de momentos publicitários tanto nas próprias pistas, como em online e televisão. “É um enorme prazer poder contar com a Bosch como parceiro oficial do Campeonato ABB FIA Formula E,” acrescenta Alejandro Agag, Fundador & CEO da Formula E. “A Bosch é um dos fornecedores líderes, mais reputados e respeitados na indústria automóvel – e esta aposta na Formula E é seguramente um passo gigante. Não podia imaginar decisão mais natural do que esta – com a longa experiência e tradição da Bosch nos desportos motorizados e conhecimento na eletrificação, automatização e conectividade. Do meu ponto de vista, estes pilares são a chave para o futuro da mobilidade urbana e em conjunto com os nossos parceiros podemos, coletivamente, acelerar a mudança para o elétrico.”


Contudo, para a Bosch, a parceria vai para além do mero patrocínio: como parceiro oficial, a empresa está perto dos espectadores e dos seus consumidores. Os maiores construtores automóveis estão agora representados na Formula E. Juntando-se a este campeonato, a Bosch perpetua a sua tradição em desportos motorizados: sendo um parceiro do campeonato DTM de longa data, assim como uma fonte de inúmeros protótipos e de veículos de turismo para o Campeonato do Mundo de Endurance. Apostando na Formula E, a empresa fecha o círculo dentro do desporto motorizado. “A Bosch eletrifica os veículos – quer seja em estrada ou em pista”, conclui Markus Heyn.

13 corridas, 12 cidades, 5 continentes
Com a Formula E, a Bosch coloca o seu foco num Campeonato automóvel com alcance global, que para além do aliciante a nível tecnológico funciona como uma plataforma de marketing privilegiada. As corridas têm lugar em vários circuitos citadinos, localizados nos centros mais icónicos do mundo. Com inicio previsto para 15 de dezembro de 2018, a quinta temporada terá na grelha de partida do circuito da Arábia Saudita, no distrito de Ad Dirivah, 22 carros elétricos com o logo da Bosch. “Cidades vibrantes, um público entusiasmado e veículos com uma aceleração eletrizante – este é o setup perfeito para a nossa aposta no mundo das corridas”, afirma Clemens K. Krebs, director de marketing e comunicação do setor de Soluções para Mobilidade da Bosch.

Paixão pelas corridas
Nenhuma outra empresa tem uma ligação tão longa aos desportos motorizados como a Bosch. Já em 1901 e 1903 a Bosch conquistava troféus com a tecnologia própria. Desde dessa altura, a empresa tem tirado proveito dos seus excelentes resultados em pista para potenciar o seu marketing. Indissociável do Campeonato DTM, desde 2000 que a Bosch coloca as mais avanças soluções tecnológicas ao serviço das equipas que competem neste exigente Campeonato. Todos os carros que competem nas series de turismo possuem tecnologia Bosch. Desde de 2006 e até 2012 todos os veículos diesel e diesel-hibrido, no topo da tabela qualificativa das lendárias 24 Horas de Le Mans, possuem tecnologia Bosch. Através da sua transmissão totalmente elétrica, os veículos que competem na Formula E são virtualmente silenciosos. “Independentemente do tipo de motorização, o desporto motorizado faz parte do ADN Bosch”,conclui Clemens K. Krebs.