Bosch torna ar dentro dos veículos mais respirável graças aos filtros de habitáculo
02/05/2018
Novas unidades de serviço de ar condicionado permitem uma maior eficiência e rendimento
-
Bosch torna ar dentro dos veículos mais respirável graças aos filtros de habitáculo
Durante uma viagem de uma hora entram até 100 mil litros de ar no interior de um carro. Esse ar que os ocupantes respiram deve estar livre de poeira, fumos, pólen, cinzas ou outras substâncias nocivas. Esta é a função do filtro de habitáculo, que, hoje em dia, integra mais de 95% dos novos veículos vendidos na Europa. A Bosch tem a solução adequada para cada tipo de condutor ou veículo, desde filtros padrão económicos, filtros ativos de carbono eficientes, até ao inovador FILTER + para uma qualidade maximizada do ar dentro do veículo.
Filtros de habitáculo Bosch – maior bem-estar e segurança
É fundamental que o filtro para o interior esteja sempre em boas condições, uma vez que proporcionará ar limpo e saudável. Além disso, protege o sistema de ventilação – ar condicionado, calefação e climatização – e proporciona um maior conforto e segurança, evitando o embaciamento das janelas durante a condução garantindo, assim, uma melhor visibilidade e maior nível de concentração do condutor. A Bosch recomenda substituir todos os filtros de interior a cada 15.000 quilómetros e, ao menos, uma vez por ano. Além disso, a humidade gerada nas épocas de maior pluviosidade pode causar, no circuito de ar condicionado, a incubação de fungos e bactérias, pelo que, com a revisão do sistema de climatização e da carga do ar condicionado, deve também alterar-se o filtro.
Filter+ - a saúde vem primeiro
A pensar nas pessoas mais sensíveis a alergias, a Bosch recomenda o FILTER+. Este filtro é especial anti pólen, já que as suas diversas camadas de material de filtragem permitem a retenção das microbactérias, separando permanentemente os alérgenos e tornando-os inofensivos. Ao prevenir a redução de reações alérgicas como os espirros, o FILTER + minimiza as distrações do condutor, melhorando, assim, também, a segurança na condução.
Nova gama de unidades de serviço de ar condicionado ACS da Bosch – maior rendimento e precisão
Com a chegada da primavera, também chega o bom tempo e o calor, pelo que é o momento ideal para realizar uma revisão ao sistema de ar condicionado. Quando os termómetros atingem os 30 graus, conduzir sem refrigeração pode ser incómodo, logo perigoso. Uma temperatura no interior do veículo acima dos 30ºC pode levar à perda de 20% da capacidade percetiva do condutor; acima dos 35ºC, os efeitos causados no condutor são similares aos efeitos causados pelo álcool a partir das 0,5 gramas por litro de sangue.
Um serviço completo de recarga do sistema de ar condicionado, manutenção e mudança do filtro de habitáculo permite a correta refrigeração do interior do veículo, facilitando uma condução confortável e a máxima concentração do condutor.
A Bosch acaba de lançar uma nova gama de unidades de serviço de ar condicionado que engloba os modelos ACS 863, ACS 763 e ACS 753. As operações de manutenção dos sistemas de ar condicionado R-134a e R-1234yf são, nesse sentido, fáceis e eficientes. As novas unidades ACS integram todas as funcionalidades de manutenção, tanto as rotineiras como as extraordinárias. Estas são controladas e geridas facilmente pelo operador graças à inovadora interface gráfica do usuário (monitor a cores de 7 polegadas), colocada sobre uma consola com controlo rotativo e uma aplicação de smartphone que permite ao usuário verificar o estado do equipamento ACS em tempo real.
A inovadora e exclusiva função de “alta recuperação” torna a recuperação rápida e eficiente, bem como permite que o usuário recupere 90% da refrigeração do veículo. Graças à bomba de vácuo de duplo estágio, com o maior fluxo no mercado (170/min), obtém-se uma desidratação mais rápida e, sobretudo, mais profunda do sistema de ar condicionado. A fiabilidade e precisão do carregamento (± 15 gramas) do refrigerador são asseguradas por um sistema integrado de controlo de pressão e temperatura.
Os novos modelos ACS da Bosch também incorporam o inovador sistema de injeção de óleo com dois circuitos independentes, garrafas reutilizáveis lacradas pelo usuário e lavagem das mangueiras de serviço, executado automaticamente ao trocar o tipo de óleo selecionado para injeção (PAG ou POE). Isto torna as estações adequadas para uso alternado com veículos de combustão ou veículos elétricos, sem risco de contaminação cruzada.
As novas unidades ACS são compatíveis com o software Connected Repair da Bosch, o que aumenta a sua eficácia mediante a integração dos processos digitais e a troca dos dados dentro das oficinas. Também é possível o seu controlo remoto através do smartphone do usuário, mediante a instalação da aplicação.