Tecnologia de sensores: Bosch estabelece padrões para sensores de pressão dos pneus baseados em Bluetooth
Novo sensor MEMS totalmente integrável com consume de energia ultrabaixo
- Novo sensor de pressão dos pneus Bosch SMP290 com Bluetooth Low Energy simplifica as arquiteturas dos veículos.
- Interface Bluetooth padronizada permite novos casos de uso, como a interação direta com smartphones.
- Consumo de energia extremamente baixo garante uma longa duração dos sensores de pressão dos pneus.
- Nomeado para os “Best Sensors Awards 2025” na categoria “Melhor Solução Automóvel & Mobilidade”.
Lisboa, Portugal - Os sensores de pressão dos pneus desempenham um papel crucial na segurança e eficiência no trânsito rodoviário – seja para motociclos, camiões, automóveis ou autocarros. Ajudam a prolongar a vida útil dos pneus, reduzir o consumo de combustível e aumentar a segurança do veículo. Os sistemas de monitorização da pressão dos pneus (TPMS) já são exigidos por lei para automóveis de passageiros em muitas regiões do mundo, incluindo a Europa, os EUA e a China. Com o novo SMP290, a Bosch desenvolve e lança o primeiro sensor MEMS (sistema microeletromecânico) extremamente compacto com uma interface integrada Bluetooth Low Energy (BLE) para medir a pressão dos pneus.
SMP290: energia e precisão com grande potencial
O SMP290 baseia-se na tecnologia MEMS líder da Bosch. É a primeira solução totalmente integrada com interface Bluetooth disponível no mercado. O sensor combina todos os componentes essenciais para TPMS. Estes incluem um microcontrolador, interface Bluetooth, sensor de aceleração de 2 eixos, bem como sensores de pressão e temperatura. O que torna o SMP290 especial é o seu elevado nível de integração e consumo de energia extremamente baixo, que permite uma duração operacional de até dez anos.
O maior potencial, no entanto, reside na comunicação wireless bidirecional. “A funcionalidade Bluetooth não só melhora a eficiência como também a segurança ao longo de toda a vida útil do sensor,” explica Peter Wolfangel, membro do conselho de administração da Bosch Mobility Electronics e responsável pelo desenvolvimento. A ligação Bluetooth permite uma comunicação segura entre o sensor e o veículo. O software do sensor pode ser atualizado de forma rápida e fácil através de atualizações over-the-air, garantindo que o sensor se mantém atualizado durante todo o seu ciclo de vida.
O SMP290 oferece vantagens técnicas e comerciais em vários níveis da cadeia de valor: como componente para integradores de sistemas, poupa espaço e energia. Como parte da arquitetura do veículo, permite que os fabricantes tirem partido das sinergias com outros sistemas BLE. Além disso, a funcionalidade Bluetooth facilita aplicações intuitivas, como a monitorização conveniente da pressão dos pneus diretamente através do smartphone.
Redução da complexidade dos veículos graças a uma arquitetura de sistema inteligente
Muitos avanços tecnológicos nos veículos melhoram a segurança e o conforto dos utilizadores da estrada. Ao mesmo tempo, tornam também os veículos mais complexos. A Bosch pretende aproveitar sinergias e simplificar os componentes e as arquiteturas dos veículos, como explica Peter Wolfangel: “O SMP290 foi concebido como um sistema integrado e, por isso, pode tirar o máximo partido das sinergias dentro do hardware e software do veículo.” O sensor pode partilhar módulos de comunicação com outros componentes, como os sistemas de acesso sem chave, evitando assim redundâncias e cablagens complicadas. “Isto contribui para um design mais eficiente e simplificado, que beneficia o veículo ao longo de todo o seu ciclo de vida,” afirma Wolfangel.
Nomeação para prémio destaca nível de inovação
Há três décadas que os “Best of Sensors Awards” reconhecem tecnologias, responsáveis e empresas que estão ativamente a moldar o futuro da tecnologia de sensores, conectividade e automação. O sensor SMP290 da Bosch é uma das cinco inovações nomeadas na categoria “Melhor Solução Automóvel & Mobilidade”. “Estamos muito satisfeitos por o SMP290 estar entre os nomeados, pois é uma solução que vai melhorar a eficiência energética e a segurança de todos os tipos de veículos,” sublinha Wolfangel. A decisão será anunciada ao vivo no Sensors Converge 2025, na quarta-feira, 25 de junho, no Santa Clara Convention Center, na Califórnia.