Ir para o conteúdo principal
Bosch em Portugal

Hannover Messe 2024: Bosch apresenta soluções sustentáveis para automação fabril, economia do hidrogénio e IA

Oito destaques para uma indústria sustentável

Hannover Messe 2024: Bosch apresenta soluções sustentáveis para automação fabril, economia do hidrogénio e IA
  • Tecnologia Bosch para inteligência artificial, produção e reciclagem de baterias, eletrolisadores, automação fabril e postos de abastecimento de hidrogénio.
  • Em 2023, as vendas de tecnologia industrial da Bosch cresceram 10,2%, ajustadas à taxa de câmbio, para 7,4 mil milhões de euros.
  • Tanja Rueckert: “Queremos que as nossas vendas de tecnologia industrial atinjam 10 mil milhões de euros até 2028.”

Estugarda e Hannover, Alemanha – A produção industrial é o motor de toda economia. Cria empregos, assegura a prosperidade e garante o crescimento através do comércio. Ao se reunirem novamente para a Feira de Hannover deste ano, haverá um grande desafio que todos os fabricantes industriais continuam a enfrentar: para responder às alterações climáticas, as fábricas devem tornar-se sustentáveis e conservar recursos. A Bosch é uma das principais fornecedoras de fábrica; o seu amplo portfólio de soluções para automação fabril, economia do hidrogénio, digitalização e inteligência artificial (IA) ajuda as empresas industriais a alcançar uma transformação verde.

A tecnologia industrial da Bosch está em alta: em 2023, o fornecedor de tecnologia e serviços conseguiu manter-se num ambiente de mercado volátil, caracterizado por tensões geopolíticas, pela recessão económica e pelos efeitos das taxas de juro. As suas vendas de tecnologia industrial ascenderam a 7,4 mil milhões de euros. Isto equivale a um aumento de 6,8 por cento, ou 10,2 por cento após o ajuste dos efeitos da taxa de câmbio. Os principais impulsionadores deste crescimento foram as aquisições por parte da Bosch da HydraForce e da Elmo Motion Control. “Estamos a perseguir uma estratégia de crescimento de longo prazo com tecnologia industrial”, afirma Tanja Rueckert, membro do conselho de administração da Robert Bosch GmbH responsável pelo setor empresarial de Tecnologia Industrial, bem como pela área de negócios e serviços digitais. “Queremos fortalecer a nossa posição no mercado, expandir as cadeias de abastecimento regionais e aumentar as nossas vendas de tecnologia industrial para 10 mil milhões de euros até 2028.”

Na Hannover Messe 2024, a Bosch apresentará tecnologias e soluções nas áreas de automação, digitalização e hidrogénio. “Enquanto pioneira a adotar aplicações de inteligência artificial e digitalização, a tecnologia industrial é quase como nenhum outro setor”, diz Rueckert. “O software e a conectividade ajudam a aumentar a eficiência, a qualidade e a sustentabilidade na produção. A única maneira de garantirmos o nosso padrão de vida e prosperidade é com um setor industrial forte.”

IA Generativa: melhorar processos, aumentar a qualidade

Na produção, a Bosch pretende utilizar IA generativa para melhorar ainda mais a gestão, monitorização e controlo da produção. Em duas fábricas da Bosch na Alemanha, a empresa lançou projetos iniciais através dos quais a IA generativa cria imagens sintéticas para desenvolver e dimensionar soluções de IA para inspeção ótica e para otimizar os modelos de IA existentes. A Bosch espera que isto reduza o tempo necessário para planear, lançar e acelerar aplicações de IA dos actuais seis a doze meses para apenas algumas semanas. Desenvolvido por investigadores da Bosch, este serviço de criação de dados sintéticos será disponibilizado a todas as localizações da Bosch após um teste piloto bem-sucedido.

ctrlX AUTOMATION: kit de ferramentas de automação

O sistema ctrlX AUTOMATION para automação de fábrica desenvolvido pela Bosch Rexroth compreende hardware, software e aplicações. É uma plataforma aberta que fornece todos os elementos básicos para soluções completas de automação e reduz os custos de componentes e engenharia em 30 a 50 por cento. A comunidade de parceiros da plataforma, conhecida coletivamente como ctrlX World, expande continuamente a gama de soluções com hardware e, sobretudo, com aplicações. Até agora, 100 parceiros contribuíram com os seus pontos fortes e soluções. Desde o seu lançamento, há cinco anos, o número de clientes aumentou para cerca de 1.500. As vendas nesta área aumentaram 30 por cento em 2023.

Produção de baterias: componentes para equipamentos automatizados

Seja na eletromobilidade, na eletrónica de consumo ou na tecnologia de edifícios, a procura de armazenamento de energia é maior do que nunca. A Bosch Rexroth oferece um portfólio abrangente para produção de baterias que inclui componentes individuais, soluções de sistemas e subsistemas com tecnologia linear, de união e de transferência, além do sistema ctrlX AUTOMATION totalmente aberto. Velocidade e precisão são também importantes na produção de baterias. A Bosch Rexroth desenvolveu robots lineares que podem ser usados rapidamente para aplicações típicas, como manuseamento de células e embalagens, bem como união e distribuição. Esses robots otimizam processos de montagem e desmontagem de módulos e embalagens.

Reciclagem de baterias: solução de automação para descarga profunda de baterias

Há cada vez mais carros elétricos a circular silenciosamente e com baixas emissões nas estradas. As suas baterias contêm matérias-primas raras e valiosas, como o lítio e o níquel, cuja recuperação faz sentido do ponto de vista económico e ecológico. A solução do kit de ferramentas da Bosch Rexroth para diagnóstico, descarga e desmontagem de baterias usadas dos veículos permite a automação dessas etapas do processo, que estão a montante do processo real de recuperação das matérias-primas. Isto torna possível reciclar baterias em escala industrial e oferece a possibilidade de escalonamento flexível.

Módulo de pilha e eletrólise inteligente: tecnologia para eletrolisadores H2

A Bosch não só planeia utilizar hidrogénio, mas também fornecer tecnologia inteligente para a sua produção. Para isso, a empresa desenvolveu uma pilha de eletrólise, elemento central de um eletrolisador. A pilha compreende mais de 100 células de eletrólise que usam eletricidade para dividir a água em oxigénio e hidrogénio, e que foi projetado para uma produção de 1,25 megawatts. Isso equivale à produção de 23 quilos de hidrogénio por hora. A pilha de eletrólise da Bosch é adequada para uso em unidades fabris de menor escala que produzem 1 megawatt ou mais, até grandes fábricas em escala de gigawatts. Espera-se que esteja pronto para o mercado a partir de 2025. Além disso, a Bosch está a planear combinar a sua pilha de eletrolisadores com uma unidade de controlo, eletrónica de potência e vários sensores para criar um módulo de eletrólise inteligente.

Tecnologia de fabricação e teste: como são feitas as células de combustível

A Bosch Manufacturing Solutions (BMG), a unidade de maquinaria para fins especiais da empresa, fornece equipamentos de fabricação avançados e tecnologia de teste para a produção de células de combustível – desde componentes individuais até sistemas completos. No total, mais de 50% do equipamento de produção necessário vem da própria Bosch. Ao testar pilhas e sistemas, as condições naturais são simuladas para o teste funcional de fim de linha, onde as células de combustível PEM são testadas. Aqui, a composição do gás, temperatura, pressão e humidade são as mesmas do veículo real. As bancadas de testes funcionam de forma eficiente: 50% do hidrogénio utilizado é recuperado para novos processos de testes.

Uma bancada de testes para pilhas de eletrólise de membrana de troca de prótons (PEM) será apresentada pela primeira vez na Hannover Messe. Este tipo de banco de testes pode ser atualizado para desenvolvimento e também para testes funcionais de fim de linha e está disponível em classes de tamanho entre 50 kW e 3 MW.

Atuador subaquático eSEA: eletrificação de instalações offshore

No futuro, o hidrogénio será frequentemente produzido em áreas remotas – no deserto ou no mar – e, portanto, longe de onde será posteriormente utilizado. Para tornar económica a operação das instalações offshore necessárias para o hidrogénio verde e para a captura e armazenamento de CO2, a tecnologia das suas instalações tem de ser significativamente mais barata para adquirir e operar do que tem sido até à data. A Bosch Rexroth desenvolveu uma solução elétrica para controlar válvulas em plantas de processo subaquáticas em profundidades de até 4.000 metros. Como esta solução não possui mais válvulas operacionalizadas através de atuadores acionados hidraulicamente, ela elimina a necessidade de quilómetros de linhas hidráulicas para conectar unidades de energia hidráulica acima da água.

Estações de abastecimento de hidrogénio: soluções de acionamento para compressão de hidrogénio
Os postos de abastecimento de hidrogénio desempenham um papel importante na descarbonização do setor da mobilidade. Nos próximos seis anos, vários milhares de postos de abastecimento de hidrogénio deverão entrar em funcionamento em todo o mundo. Juntamente com parceiros, a Bosch Rexroth desenvolveu soluções escaláveis para acionamentos de compressores servo-hidráulicos na faixa de potência entre 10 e 280 kW para a compressão de hidrogénio. Para poder reabastecer veículos com combustível de hidrogénio de forma rápida e simples, o gás tem de ser comprimido até 900 bar.

Uma nova bomba criogénica acionada eletrohidraulicamente foi desenvolvida em parceria com a FirstElement Fuel, uma empresa líder nos EUA na operação comercial de postos de abastecimento de hidrogénio. Esta bomba criogénica comprime o hidrogénio líquido diretamente a 875 bar. O objetivo é abastecer camiões pesados com 100 kg de hidrogénio em menos de dez minutos. O reabastecimento direto elimina a necessidade de tanques de armazenamento intermediários nos postos de abastecimento. Os primeiros postos de abastecimento deverão ser equipados a partir de 2025.

Além disso, a Bosch Rexroth trabalhou com a Maximator Hydrogen para desenvolver unidades de acionamento escaláveis e de baixa manutenção, com potências atualmente de até 250 kW, que oferecem aos operadores de postos de abastecimento uma forma acessível de entrar na tecnologia do hidrogénio. Os novos compressores baseados em contentores podem reduzir potencialmente o custo total de propriedade pela metade em comparação com as alternativas disponíveis comercialmente. O Grupo Swiss Coop já utiliza caminhões a hidrogénio para o transporte de mercadorias. Estes abastecem em cinco postos equipados com tecnologia Maximator e Bosch Rexroth.

Mais notícias

Comunicação Institucional

Perguntas gerais sobre a Bosch