Português lidera área de vendas da divisão de Termotecnologia da Bosch
Vítor Gregório responsável pelos países do sul da Europa, África e América do Sul
- Há mais de 20 anos na Bosch e uma vasta experiência internacional, Vítor Gregório assume a função de vice-presidente sénior para a área de vendas no negócio de Termotecnologia (divisão agora designada por Home Comfort Group) para Portugal, Espanha, França, Itália, África e América Latina.
- Vítor Gregório: “Temos planos e objetivos ambiciosos para este ano, com novos produtos, em países que vão permitir transformar as soluções de energia e reforçar o papel decisivo que a Bosch pretende assumir no processo de transição energética”.
- Área de negócio liderada pelo português representa mais de 600 milhões de euros de faturação e aspira chegar aos 1.000 milhões antes do final da década.
Vítor Gregório é o novo responsável pela área de vendas da divisão de Termotecnologia do Grupo Bosch, divisão que a partir de 01 de abril assume a denominação Home Comfort Group, assumindo a função de vice-presidente sénior, com responsabilidades nos países do sul da Europa (Portugal, Espanha, França e Itália), África e América Latina. Na Bosch há mais de 20 anos, lidera esta área a partir de Lisboa, aproveitando a localização estratégica de Portugal com o objetivo de gerar novas oportunidades para a divisão e para a região.
“Esta é uma nova função dentro desta divisão, estamos a falar de mercados bastante atrativos e diferentes para esta área de negócio e diversas oportunidades de crescimento, que em conjunto com o processo de transformação energética que estes países atravessam, significam um desafio muito interessante e uma oportunidade para criar mais valor para a Bosch”, explica Vítor Gregório.
Licenciado em administração de empresas pela Universidade da Beira Interior, a experiência internacional de Vítor Gregório começou ainda durante a fase de formação académica, com uma pós-graduação em Negociação na Universidade Católica Argentina, um MBA em administração e gestão de empresas e mais recentemente o programa de alta direção (AMP) da Harvard Business School.
A entrada na Bosch acontece em 1999, no âmbito da segunda edição do programa INOV Contacto, criado pela AICEP, para a realização de um estágio profissional precisamente na Bosch Termotecnologia em Aveiro, que culminou com uma oferta de trabalho para ficar como responsável pelos mercados da América do Sul. Contudo, Vítor Gregório acabou por permanecer apenas um ano em Portugal, tendo continuado o seu percurso na Bosch, mas agora no estrangeiro. Entre 2001 e 2003, esteve na Argentina como responsável comercial da divisão de Termotecnologia, tendo sido responsável pelo lançamento da marca no país na área de soluções de água quente e aquecimento. Seguiram-se dois anos na Bosch Brasil, enquanto responsável de desenvolvimento de negócio para a divisão de Automotive Aftermarket. Em 2006 acontece o regresso à Argentina, com Vítor Gregório a assumir a função de diretor regional desta mesma unidade de negócios durante os cinco anos que se seguiram. A sua carreira continuou a desenvolver-se na Bosch no Brasil nos anos sequentes, e entre 2011 e 2015 foi nomeado vice-presidente de vendas para a América Latina e responsável de vendas para a divisão de ferramentas elétricas. Antes do regresso a Portugal em meados de 2022, o percurso profissional de Vítor Gregório tem ainda uma paragem de mais de sete anos na América do Norte, como presidente regional e CEO também na divisão de Termotecnologia da Bosch para Estados Unidos e Canadá.
“Sempre tive como objetivo adquirir experiência profissional no estrangeiro, envolver-me com outras culturas e mercados, posso mesmo dizer que era uma ambição construir uma carreira internacional, e a Bosch deu-me essa oportunidade”, afirma Vítor Gregório. “Agora volto a casa, onde tudo começou, com uma enorme motivação e objetivos muito claros de continuar a contribuir para o crescimento da empresa a partir de Portugal”, reforça.
No que diz respeito ao desafio que agora assume como vice-presidente sénior nos mercados acima identificados, Vítor Gregório destaca como principais objetivos continuar na rota de crescimento, e aproveitar as oportunidades de negócio trazidas pelas necessidades de transição energética, para introduzir novos produtos e soluções inovadoras em novos mercados, nomeadamente na área da eletrificação.