IAA Mobility 2023: Bosch está a crescer com soluções e tecnologia para veículos definidos por software
Vendas de computadores de veículos devem ascender a milhares de milhões de euros
- Dr. Stefan Hartung: “A Bosch conhece bem o software e o hardware e está a utilizar novas tecnologias para tornar o veículo definido por software uma realidade.”
- Computadores de veículos: a Bosch espera que as vendas cheguem aos milhares de milhões até meados da década.
- Desenvolvimento dos negócios: as vendas no setor empresarial da mobilidade deverão crescer sólidos 10% em 2023.
- Markus Heyn: “O software é a chave para melhorar ainda mais a conveniência e a sustentabilidade.”
- Eletromobilidade: a Bosch está no bom caminho para atingir a sua meta de vendas de 6 mil milhões de euros em 2026.
Estugarda e Munique, Alemanha – O software é a chave para o futuro da mobilidade. Nenhuma outra empresa pode igualar as soluções e a tecnologia que a Bosch oferece para veículos definidos por software em todos os domínios – desde computadores de veículos centrais até soluções cloud e semicondutores. Aqui, a Bosch beneficia da sua força não só em software automóvel, mas também no hardware necessário para o mesmo, e já regista um crescimento robusto em computadores de veículos. A empresa espera vendas de 3 mil milhões de euros em 2026 apenas em computadores para assistência ao condutor e infotainment. No geral, a evolução dos negócios da Bosch é positiva, embora o ambiente continue volátil e desafiante. No setor de negócios de mobilidade, espera-se que as vendas cresçam sólidos 10% em 2023, após ajuste aos efeitos da taxa de câmbio. Este crescimento inclui efeitos de preços, mas também aumentos acentuados de volume. “A Bosch conhece bem o software e está a utilizá-lo para moldar o futuro da mobilidade. A nossa tecnologia tornará o veículo definido por software uma realidade e irá ajudar a colocá-lo na estrada”, afirma o Dr. Stefan Hartung, presidente do conselho de administração da Bosch, na IAA Mobility 2023 em Munique.
“No futuro da mobilidade definida por software, não será apenas o hardware que a assumir um papel vital, será também a interação de software a partir de várias fontes”, explica Hartung. Mais do que nunca, a Bosch está também a posicionar-se como uma empresa de software para mobilidade, enquanto desenvolve ainda mais a sua experiência em hardware. Como parte deste esforço, a empresa está a reorganizar o seu setor empresarial de mobilidade a partir de 1 de janeiro de 2024. Isto fortalecerá a colaboração entre divisões. A Bosch emprega 38.000 desenvolvedores de software apenas nas suas operações de mobilidade – mais do que qualquer outra empresa na indústria automóvel.
Software da Bosch torna a mobilidade mais segura e sustentável
Os veículos definidos por software exigem uma arquitetura eletrónica e de TI nova e centralizada. A Bosch é uma das poucas empresas que está a desenvolver esta arquitetura – e que sabe como controlar a interação entre a eletrónica automóvel e a cloud. A empresa oferece software independente de hardware que corre em chips de diferentes fabricantes. Um resultado disso é um middleware especial para assistência ao condutor e sistemas de condução automatizados, que também ajuda a dissociar software e hardware. Os veículos nos quais o software é o ponto de partida do design e desenvolvimento podem proporcionar aos condutores uma experiência de condução digital personalizada. Novas funções em áreas como assistência ao condutor podem ser adicionadas ao carro através de atualizações de software. “Estamos habituados com atualizações constantes nos nossos dispositivos inteligentes. Os carros também deverão poder receber novas funções a qualquer momento, independentemente de quaisquer reformas ou mudanças de modelo. Com as soluções da Bosch para software automóvel, os carros serão capazes de fazer mais”, afirma Dr. Markus Heyn, membro do conselho de administração e presidente do setor empresarial de Mobilidade. “Isso acontece porque o software é a chave para melhorar ainda mais a conveniência e a sustentabilidade”, reforça. Nos automóveis elétricos, por exemplo, o software facilita a gestão térmica e de energia conectada, reduzindo assim o tempo de carregamento da bateria em até 20%.
O negócio da eletromobilidade está a desenvolver-se bem para a Bosch. A empresa está no bom caminho para atingir vendas de 6 mil milhões de euros em 2026. No ano passado, a Bosch conseguiu aumentar a sua produção de componentes para automóveis elétricos em cerca de 50%. Em 2023, só a produção de motores elétricos duplicará. O software da Bosch desempenha também um papel fundamental na indústria da eletromobilidade de forma mais ampla; por exemplo, em sistemas automatizados de reciclagem de baterias. O software é capaz não só de identificar a origem e a condição das baterias, mas também, de orientar os utilizadores pelas etapas do processo, permitindo a desmontagem rápida e segura das baterias.
Novo conceito de controlo independente de qualquer hardware
Embora a engenharia de hardware e software esteja a separar-se, elas são também mutuamente benéficas. Isto é particularmente evidente nos sistemas modernos de proteção contra acidentes, como a nova geração ESP. A principal inovação aqui é um novo conceito de controlo: Vehicle Dynamics Control 2.0. Este software pode intervir não só no sistema de travagem, mas também no motopropulsor elétrico e no sistema de direção elétrica. Isto significa menos contramanobra e distâncias de travagem mais curtas e, portanto, maior segurança para os condutores. O principal benefício para os fabricantes de automóveis é que o novo sistema de controlo pode ser integrado num computador central do veículo ou à unidade de controlo ESP, e estará disponível no futuro como um pacote de software discreto. Fará parte da gestão de movimento do veículo, uma solução de software que coordena todos os aspetos do movimento do veículo, controlando centralmente os travões, a direção, o motor de força e o chassi.
Tecnologia industrial Bosch ao longo de toda a cadeia de valor
No entanto, não é apenas a condução que o software da Bosch irá mudar, mas também a forma como os veículos são fabricados. Por exemplo, a empresa protege as cadeias de abastecimento automóveis com a ajuda de uma solução de acompanhamento e rastreamento. Ao registar a posição e a condição das caixas de transporte em tempo real, esta solução proporciona um rastreamento transparente e seguro.
O software Nexeed de Indústria 4.0 ajuda a reduzir significativamente as taxas de resíduos em fábricas de células de bateria do nível atual de 10 a 15 por cento. Além disso, a Bosch pode utilizar inteligência artificial (IA) para detetar anomalias e erros na produção automóvel numa fase inicial, reduzindo assim os custos de produção. A Bosch já está a usar esse software de IA em 50 das suas fábricas. Na sede da empresa em Bursa, na Turquia, o software já ajudou a reduzir os custos de produção em quase 10%.
Painéis com especialistas da Bosch na IAA:
Quarta-feira, 6 de setembro, das 10h às 10h15 CEST no Palco Principal:
Keynote: “A vida em movimento – Por que a mobilidade sustentável é mais do que apenas tecnologia”, com o Dr. Stefan Hartung, presidente do conselho de administração da Robert Bosch GmbH.
Quinta-feira, 7 de setembro, das 11h15 às 11h30 CEST no Palco Principal:
Keynote: “Abrir caminho para arquiteturas centralizadas e veículos definidos por software”, com Dr. Mathias Pillin, CTO de Mobilidade da Bosch.
Quinta-feira, 7 de setembro, das 15h às 15h45 CEST no Palco Amarelo:
Sessão sobre dados e experiência do utilizador de próximo nível: “Mobilidade definida por software permitindo uma experiência de movimento de veículo completamente nova” com Mariella Minutolo, membro do conselho de administração, ETAS GmbH, e Stephan Stass, membro do conselho de administração da divisão, Chassis Systems Control, Robert Bosch GmbH.
Bosch na IAA Experience:
A IAA Experience no IAA Open Space no centro de Munique estará aberta de 5 a 9 de setembro de 2023, das 10h00 às 20h00 CEST. No domingo, 10 de setembro de 2023, o IAA Experience está aberto até às 17h CEST.
- Durante o IAA, a nova Performance Line SX e outros produtos da Bosch eBike Systems podem ser levados para um teste na pista de testes de ciclismo no parque Englischer Garten, em Munique. Além disso, os especialistas em produtos de bicicletas elétricas da Bosch estão disponíveis para responder a perguntas no Open Space na Odeonsplatz.
- O moveID, um projeto liderado pela Bosch dentro da família de projetos “Gaia-X 4 Future Mobility”, realizará uma demonstração ao vivo com dois veículos elétricos. A moveID dará a sua primeira visão da aplicação MOBIX, que permite aos utilizadores estacionar e carregar anonimamente em qualquer local, em conformidade com o regulamento geral de proteção de dados. Além disso, apresentará também novos serviços de mobilidade e oportunidades de negócios criadas pelo uso de tecnologias descentralizadas.
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