Ir para o conteúdo principal
Bosch em Portugal

Micro alto-falante MEMS: Bosch expande negócio de sensores para eletrónica de consumo

Aquisição da especialista em micro alto-falantes Arioso Systems

Micro alto-falante MEMS: Bosch expande negócio de sensores para eletrónica de consumo
  • Bosch entra no atrativo segmento de mercado dos micro alto-falantes.
  • A Arioso Systems, um dos fornecedores mais inovadores do mundo de tecnologia de micro alto-falante MEMS, vai integrar a Bosch Sensortec.
  • A aquisição significa uma maior diversificação do portfólio da Bosch Sensortec.
  • Os fabricantes de dispositivos audíveis beneficiam da geração de som com um consumo de energia significativamente menor, tamanho reduzido e integração mais fácil do sistema.

A Bosch está a expandir a sua experiência em micro alto-falantes MEMS (sistemas micro eletromecânicos) e a reforçar a sua posição no mercado como fornecedora líder de soluções de sensoriamento para eletrónica de consumo através de uma aquisição. A Arioso Systems, com sede em Dresden, na Alemanha, passará a fazer parte da Bosch Sensortec GmbH. Os acordos para este efeito foram assinados pela Bosch e Arioso Systems. Foi acordado que quaisquer detalhes do projeto, como o preço de compra, não serão divulgados. A aquisição está sujeita à aprovação das autoridades da concorrência. “A aquisição planeada da Arioso Systems amplia ainda mais a nossa experiência em soluções de sensoriamento para eletrónica de consumo na área dos micro alto-falantes e permite-nos ser ainda mais diversificados. Estamos, portanto, a expandir consistentemente a nossa forte posição como líder em tecnologia nesta área”, afirma o Dr. Stefan Finkbeiner, CEO da Bosch Sensortec.

A Arioso Systems, que foi separada do Fraunhofer IPMS em 2019, é um dos fornecedores mais inovadores do mundo de tecnologia de micro alto-falante MEMS. A tecnologia é também um complemento benéfico ao portfólio de sensores MEMS da Bosch para dispositivos wearables e audíveis. Espera-se que o conceito de tecnologia único e inovador da Arioso Systems, combinado com a vasta experiência da Bosch Sensortec para desenvolver uma tecnologia para a maturidade do mercado de eletrónica de consumo de alto volume, modele o mercado emergente global de micro alto-falantes MEMS. Os fabricantes de auscultadores TWS (true wireless stereo) e outros dispositivos audíveis vão beneficiar da geração de som com um consumo de energia significativamente mais reduzido e um formato menor, o que significa um maior tempo de execução da bateria e integração mais fácil do sistema.

“Toda a equipa da Arioso Systems está entusiasmada por fazer parte do mais poderoso fornecedor global de soluções de sensoriamento e dar o próximo passo na expansão da nossa tecnologia de ponta”, afirma Hermann Schenk, CEO da Arioso Systems. “Unir as nossas forças significa que podemos aproveitar todo o potencial da nossa tecnologia de micro alto-falante MEMS.”

Capacitando a tecnologia para a internet do futuro – esperado um forte crescimento do mercado

A internet de amanhã será móvel e baseada em áudio, tanto para falar como para ouvir. Os componentes para dispositivos intra-auriculares inteligentes devem ser cada vez mais pequenos, leves, eficientes e escaláveis para responder às necessidades do mercado. Cada vez mais funcionalidades exigem fatores de menor formato e maior tempo de execução da bateria. Especialistas de mercado preveem um forte crescimento nas aplicações de micro alto-falantes nos próximos anos. De acordo com os especialistas de mercado da Yole, estima-se que o mercado total de micro alto-falantes cresça de 9 mil milhões de dólares em 2020 para 11 mil milhões de dólares em 2026, sendo que os micro alto-falantes MEMS terão uma participação de rápido crescimento.

Sobre a tecnologia de micro alto-falantes MEMS

A Arioso Systems desenvolveu uma nova tecnologia de transdutor de áudio, onde o som é gerado através do movimento de lamelas orientadas verticalmente dentro de um chip de silício. Ao contrário da membrana convencional, a tecnologia da Arioso Systems usa o volume do chip em vez da superfície. Portanto, é possível construir um micro-falante MEMS em miniatura para gerar até 120 dB SPL (nível de pressão sonora) a partir de 10 mm2 de área ativa. Graças ao acionador eletrostático de MEMS de silício e à sua capacitância muito baixa, a tecnologia Arioso Systems permite economizar bateria para a aplicação de novos sensores em dispositivos audíveis exigentes, tais como TWS, e outros dispositivos wearables.

Mais informação em:

https://arioso-systems.com/

Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=BZH051TjwvY

Mais notícias

Comunicação Institucional

Perguntas gerais sobre a Bosch