"Dentro da Bosch, sei que terei um mundo de domínios tecnológicos para conhecer e explorar"
Luis Vale é formado em Engenharia Eletrónica Industrial e Computadores pela Universidade do Minho, onde teve oportunidade de colaborar num projeto com a Bosch - SensibleCar.
Em 2021, ingressou na Bosch Car Multimedia como Embedded Software Engineer.
Como é que surgiu o interesse pela tecnologia?
Não sei se terei um momento preciso onde esse interesse despoletou. Penso que foi algo que herdei e não uma mera influência. Desde criança que desmontar e montar um brinquedo era mais interessante que o mesmo em si. Felizmente, o rácio de sucesso versus fracasso da remontagem veio a melhorar ao longo dos anos. O reconhecimento desse sucesso fez-se chegar a familiares e amigos, que atualmente me entregam qualquer aparelho para reparação. Este interesse nunca se cingiu apenas a uma área tecnológica. A fotografia, os computadores e o restauro de automóveis são os meus interesses mais constantes, mas só amanhã saberei onde a minha curiosidade me levará. Dentro da Bosch, sei que terei um mundo de domínios tecnológicos para conhecer e explorar. Neste momento, é o desenvolvimento de Software de comunicação para os módulos de travões dos automóveis que satisfaz o meu interesse.
O que te fez candidatar à Bosch enquanto Embedded Software Engineer?
Tendo trabalhado do lado da Universidade do Minho no projeto SensibleCar, desenvolvendo sensores de posicionamento angular baseados no princípio indutivo, e estando em contacto com equipas da Bosch Braga e Abstatt, a candidatura à Bosch foi natural para mim. Motivado por conhecer outras metodologias de desenvolvimento tecnológico, candidatei-me à vaga para desenvolvimento de Embedded Security Software para o produto Radar Gen5, destinado a veículos comerciais. Iniciei de imediato contacto com colegas das mais diversas áreas de desenvolvimento de Software e espalhados pelas instalações da Bosch Braga, Alemanha e Índia. Na equipa de Braga, tive a felicidade de encontrar colegas que partilham os mesmo valores e interesses.
Quais são as dicas que segues para tornar os teus dias mais produtivos?
A minha produtividade baseia-se em manter a rotina e em alcançar os meus objetivos diários. Por isso, todos os dias, tento cumprir o horário habitual e fazer uma lista de tarefas. O simples “riscar” tarefas realizadas, motiva-me e torna-me mais produtivo. Fora isto, um bom café e boa música.
De que forma sentes que a Bosch ajuda a promover o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional?
O horário flexível e uma relação de confiança entre mim e a minha chefia permitem-me trabalhar nas minhas horas mais produtivas, sem abdicar de qualquer compromisso pessoal ou profissional.
Luis Vale
Embedded Software Engineer na Bosch Car Multimedia
Frequentei o curso Mestrado Integrado de Engenharia Eletrónica Industrial e Computadores na Universidade do Minho. Foi aqui que iniciei a minha carreia profissional, trabalhando no projeto SensibleCar, uma colaboração entre a Universidade e a Bosch. Após alguns anos como investigador, vim para a Bosch, onde já acumulei quase 2 anos de casa.
Nos meus tempos livres, gosto de viajar com a minha namorada, a Ana, e dedico-me ao meu hobby preferido, fotografar. Como entusiasta por engenharia, não posso deixar referir que estou a restaurar um Lada Niva.
Para sustentar isto tudo, tenho a sorte de ter uma boa base familiar que me ajuda no dia-a-dia.