Sinto que faço parte de uma organização imensa, de excelência.
João Baldaia, Project Technical Buyer na Bosch Termotecnologia, em Aveiro, é licenciado em Engenharia e Gestão Industrial, tendo concluído, pela Universidade de Aveiro, o mestrado na mesma vertente.
Ingressou a Bosch em 2011, tendo sido até agora o seu único local de trabalho. É responsável pela negociação de novos componentes e respetivas ferramentas necessárias no âmbito de novos projetos.
Qual é a tua função na Bosch? Como se caracteriza o teu dia-a-dia de trabalho?
A minha função é de engenharia de compras de projeto. Somos responsáveis pela discussão técnica e negociação de novos componentes e respetivas ferramentas necessárias no âmbito de novos projetos, bem como a seleção de fornecedores para cada um desses componentes. Após a seleção de fornecedor, é feito o acompanhamento da execução das ferramentas e respetivas peças até fase de aprovação.
O meu dia-a-dia de trabalho passa pelo contacto constante com os restantes membros da equipa de projeto, bem como com os fornecedores, seja no âmbito de reuniões de projeto, acompanhamento de atividades nos fornecedores ou de negociação.
O que mais valorizas na tua função?
O que valorizo mais na minha função é o facto de trabalhar numa equipa multidisciplinar e também a possibilidade de contactar e conhecer realidades externas à Bosch. A função de engenharia de compras de projeto é transversal no sentido em que podemos estar envolvidos em diferentes projetos e também ser responsáveis, dentro desses projetos, por componentes de diferentes tecnologias de produção.
Por outro lado, associar a vertente de negociação, gestão e técnica é algo que também valorizo muito. Somos a face para o fornecedor no âmbito dos novos projetos e temos de ser capazes de trabalhar muito bem nestas duas vertentes.
Quais os principais desafios que encontras no teu dia-a-dia? O que fazes para ultrapassá-los?
Os desafios são diversos. Destacaria a necessidade de comunicação constante e transparência nas relações como fundamentais para a manutenção de uma boa relação a longo prazo.
Que conselho darias a quem quer ingressar na tua área?
Ingressar na minha área seria uma excelente opção se as pessoas tiverem interesse pelas componentes que falei acima.
Esta é uma função com visibilidade dentro da organização devido aos objetivos definidos em termos de investimentos e custos que têm que ser geridos em cada projeto. É fundamental o gosto também pelas relações interpessoais e Soft Skills, já que nesta função lidamos com pessoas e formas de pensar completamente distintas, de várias partes do mundo.
João Baldaia
Project Technical Buyer, Bosch Termotecnologia
"Tenho 33 anos e sou natural de Ovar. Tenho formação em Engenharia e Gestão Industrial pela Universidade de Aveiro, onde, no âmbito do programa Erasmus, tive oportunidade de estudar 1 ano na Universidade Internacional da Catalunha, em Barcelona.
Entrei para a Bosch em 2011. Privilegio o balanço entre a vida profissional e pessoal, algo que está alinhado com os valores da Bosch.
Gosto de praticar desporto, destaco o ginásio e o trail run como as minhas atividades favoritas. A título pessoal é para mim fundamental manter o contacto constante com família e amigos."