Ir para o conteúdo principal
Bosch em Portugal
Joana Palmeiro, Systems Engineer

"Saber que contribuo para a segurança de milhares de pessoas e que tenho um impacto efetivo nas suas vidas é extremamente gratificante"

Joana Palmeiro

Há um ano atrás estava a viver "no meio do nada" em Granada, Espanha, enquanto voluntária numa fundação que acolhe famílias e pessoas. Poucos meses depois, em setembro de 2023, junta-se à Bosch Car Multimedia, em Braga, passando a integrar a equipa de Occupant Safety Systems (OSS) da divisão de VM (Vehicle Motion), como System Engineer.

Conhece mais sobre a Joana Palmeiro e o seu trabalho numa equipa que salva vidas!

Antes de irmos ao trabalho, fala-nos um pouco sobre ti, o que gostas de fazer no teu dia-a-dia ou até algo que te inspira...

Sou alguém que valoriza a ocupação do tempo de forma ativa, mantendo-me imersa num "caos organizado". Para além do meu trabalho, tento manter-me ocupada com o intuito de constante crescimento e sentimento de realização nas diversas áreas da vida. Atualmente, danço ballet clássico e contemporâneo, considerando que é exercício físico para a minha alma. Estou também empenhada em aprimorar as minhas habilidades financeiras, estando a meio de um curso de finanças pessoais. Além disso, faço parte do programa de mentoria das Portuguese Women In Tech, o que me proporciona um crescimento mais informal enquanto uma jovem engenheira. Nunca esquecendo da parte social, que para mim é de extrema importância.

Qual é a tua função na equipa e o que mais te motiva nela?

Neste momento desempenho a função de Systems Engineer no projeto de desenvolvimento do AB15, uma nova geração de sistemas de airbags. A minha responsabilidade abarca o desenho e implementação de uma função específica na Unidade de Controlo Eletrónico (ECU) do Airbag, garantindo a integração meticulosa dos requisitos, promovendo uma abordagem simplificada, coerente e eficaz. Particularmente, defino design specifications para especificar os requisitos disciplinares em termos de hardware e software, utilizando Model-Based System Engineering (MBSE) e a linguagem SysML. Gosto muito do que faço e saber que contribuiu para a segurança de milhares de pessoas e que tenho um impacto efetivo nas suas vidas é extremamente gratificante. Ainda que não encare esta responsabilidade de ânimo leve.

Joana Palmeiro

O que te levou até à função que exerces hoje?

Na Universidade estudei Engenharia Biomédica com foco num dia poder contribuir positivamente na vida de pessoas. Apesar de não trabalhar na área da saúde, posso dizer que cumpri o meu sonho. Amei o que estudei, principalmente, por ter obtido conhecimento em diversas área de engenharia (mecânica, eletrónica, informática,…) e indo aplicando-o a um setor tão interessante, complexo e regulamentado como o da saúde. Ao longo do curso tentei diversificar ao máximo as atividades/organizações em que me envolvia, destacando os 5 anos em que trabalhei no Gabinete de Comunicação e Imagem da reitoria da UMinho. O que me fez manter conectada com o meu lado mais comunicativo, e desenvolver imensas competências, por norma, escassas nos perfis de engenharia.

Trabalhas diariamente com colegas internacionais de distintos países. Que desafios e mais valias encontras?

Trabalhar diariamente com colegas internacionais tem sido uma experiência incrível e desafiadora, primeiramente, pelas diferenças de fusos horário, e, por como cada cultura impacta a forma de trabalhar. No entanto, no balanço geral tem sido uma experiência muito educativa e interessante, a diversidade de perspectivas enriquece os nossos processos de trabalho e permite-nos criar soluções mais inovadoras e adaptáveis.

Joana Palmeiro

Como geres o teu tempo entre os diferentes hobbies e trabalho, e que dicas darias?

A flexibilidade do meu trabalho é o benefício que mais valorizo. Poder ter o meu trabalho à volta da minha vida dá-me imensa qualidade de vida e permite-me manter o meu estilo de vida atarefado, nutrindo as diferentes facetas da vida e mantendo-me mais feliz. Gerir o tempo tanto dentro do trabalho como na vida pessoal pode ser desafiador, as minhas dicas serão a priorização, definição de horários, escrever as tarefas de modo a conseguir visualizá-las e também obter o sentimento de conclusão, e, por último, garantir que deixo tempo para contratempos, porque por mais que se faça uma boa organização nunca se sabe o que pode acontecer.

O que é para ti trabalhar #LikeABosch?

  • Um mundo de possibilidades e oportunidades
  • Saber que o meu trabalho tem impacto no mundo
  • Conseguir ter o trabalho à volta da vida - flexibilidade

Joana Palmeiro

Joana Palmeiro

Systems Engineer

Valorizo a ocupação do tempo de forma ativa, mantendo-me imersa num "caos organizado". Procuro o constante crescimento e sentimento de realização nas diversas áreas da vida. Atualmente, danço ballet clássico e contemporâneo, considerando que é exercício físico para a minha alma. Estou também empenhada em aprimorar minhas habilidades financeiras, estando a meio de um curso de finanças pessoais. Além disso, faço parte do programa de mentorias da Portuguese Women In Tech, o que me proporciona um crescimento mais informal enquanto uma jovem engenheira.

Entrei na Universidade com o foco num dia poder contribuir positivamente na vida de pessoas. Posso dizer que cumpri o meu sonho.