"É recompensador ver as nossas ideias tomarem forma e resolverem os problemas de milhares de pessoas no 'mundo real'."
Fábio Silva é Senior Software Developer na Bosch Mobility Aftermarket, em Aveiro, e está na empresa desde 2021. Desenvolve atualmente funções no âmbito dos Diagnostic Platform Services.
Fala-nos um pouco do teu percurso e de como surgiu o gosto pela área na qual hoje trabalhas.
Em 2014 iniciei a Licenciatura em Novas Tecnologias da Comunicação na Universidade de Aveiro. Lá adquiri competências na área de desenvolvimento web, o meu campo atual de trabalho, mas também de audiovisual, multimédia e comunicação.
Ingressei na Bosch em 2021 e atualmente desempenho o papel de Senior Software Developer no departamento de Mobility Aftermarket (MA-AS), mais propriamente Diagnostic Platform Services, onde desenvolvemos soluções para suportar oficinas no diagnóstico e manutenção de veículos durante todo o seu tempo de vida. Desde tenra idade que desenvolvi um gosto particular por mecânica automóvel, tendo tido alguns 'project cars' ao longo dos anos e é excelente poder conciliar esta paixão com o meu trabalho, numa empresa que dá asas para trazer estes conhecimentos para os projetos em que trabalho.
Com que ferramentas e tecnologias lidas regularmente nas tuas funções?
Neste departamento, produzimos maioritariamente aplicações web, e para tal utilizamos diversas linguagens e frameworks, sendo as mais relevantes Angular (c/ Typescript) para o front-end e SpringBoot (c/ Java e Kotlin) para o back-end. As bases de dados estão implementadas com Oracle e MongoDB e contamos com pipelines de CI/CD orquestradas com Jenkins. No entanto, dado que é um universo muito dinâmico, estamos em constante atualização e procuramos ter os nosso projetos desenvolvidos em tecnologias e metodologias state of the art.
Para além desta vertente mais técnica, somos adeptos de metodologias Agile, mais especificamente SCRUM, tendo sprints (blocos de trabalho) de 2 semanas com uma Sprint Review no final de cada Sprint, mantendo um loop de feedback curto e reativo entre a equipa de desenvolvimento e o cliente.
Que conselho darias a alguém que está a pensar iniciar a sua carreira na tua área?
Não tenham medo de arriscar! É uma área muito vasta, com inúmeras vertentes, o que pode ser um pouco assustador à primeira vista, mas é também recompensador ver as nossas ideias tomarem forma e resolverem os problemas de milhares de pessoas no 'mundo real'. Os colegas com quem trabalhamos diariamente têm imenso para nos ensinar. Aprendam o máximo que puderem com os mais experientes e façam questões, muitas questões… O espírito crítico eleva o rigor e a qualidade dos produtos que desenvolvemos assim como o conhecimento de todos os envolvidos neste processo!
Como geres os desafios do dia-a-dia de trabalho?
Todos os dias enfrentamos desafios, alguns maiores, alguns mais triviais, desafios esses que superamos com dedicação, onde a comunicação é chave, e são estes desafios que nos mantém motivados e comprometidos com os objetivos e a visão dos nossos produtos e da Bosch como um todo.
O que é para ti trabalhar #LikeABosch?
Trabalhar #LikeABosch é estar inserido num ambiente proativo e motivador, com colegas experientes e prontos ajudar, com a vontade de melhorar todos os dias e com a visão para criar os melhores produtos que estão e estarão no mercado. Para além disto, é ter liberdade para conciliar a vida profissional com a pessoal, é criar laços com colegas, partilhar interesses e hobbies em comum e trabalhar num espaço seguro e inclusivo.
Fábio Silva
Senior Software Developer na Mobility Aftermarket
Sou o Fábio Silva, tenho 27 anos e sou natural da Suíça, mas cresci em Santa Maria da Feira, terra das fogaças. No entanto já me considero Aveirense, tendo vindo viver para cá em 2014, para frequentar a Licenciatura em Novas Tecnologias da Comunicação, na Universidade de Aveiro.
Desde tenra idade que desenvolvi um gosto particular por mecânica automóvel, tendo tido alguns 'project cars' ao longo dos anos e é excelente poder conciliar esta paixão com o meu trabalho.
Na minha vida pessoal tenho um leque variado de hobbies, passando por mecânica automóvel, música, fotografia, jogos, desporto… Mas o que mais privilegio é o tempo passado com família e amigos.