Ir para o conteúdo principal
Bosch em Portugal
Daniel Ledo, Electronic Engineer

"Todos os dias trabalho no sentido de fazer algo que mude ou ajude a vida das pessoas."

Daniel Ledo

Daniel Ledo é Electronic Engineer na Bosch Security Systems, em Ovar. Conta com mais de 10 anos de experiência em diversas funções, tendo ingressado a Bosch em janeiro de 2022, no projeto eBikes, onde faz atualmente a ligação entre a equipa de desenvolvimento, na Alemanha, e a equipa de produção e industrialização, em Ovar.

Fala-nos um pouco do teu percurso profissional e como chegaste até onde estás hoje.

Após concluir a licenciatura e mestrado, iniciei a minha carreira profissional como Engenheiro de Hardware numa start-up que se dedicava ao desenvolvimento de produtos médicos tecnológicos. Foi uma fase de muita evolução profissional, pois passei por outras funções, nomeadamente Production Engenering Manager e Project Manager. Foi um bom início, que me proporcionou crescer como profissional em diferentes áreas ao longo de 6 anos.

Passei depois por uma empresa onde, como Production Manager, desenvolvia carros de competição, que é também uma paixão, desenvolvendo competências relacionadas com a gestão de produção de baixo volume. Nesse mesmo ano, a paixão por criar coisas novas levou-me a criar uma empresa com mais 3 colegas, onde, como CTO, desenvolvi os primeiros protótipos de um produto de consumo. Enquanto este projeto corria, fiz uma nova mudança profissional, também ligada à mobilidade, mas desta vez elétrica. Abracei um projeto onde me propuseram desenvolver carregadores de carga rápida e lenta para carros elétricos.

Em janeiro de 2022 surge a oportunidade de entrar para a Bosch Security Systems. Foi-me apresentado um novo projeto, a ser implementado de raiz em Ovar, mais especificamente o projeto eBikes. Este projeto engloba desenvolvimento, industrialização e produção, áreas pelas quais me interesso muito, por estarem relacionadas com o tema da mobilidade elétrica e a formas mais sustentáveis de mobilidade. Seria difícil não me propor a tal desafio.

O que é que te fez candidatar à Bosch?

A candidatura à Bosch foi motivada pelo desafio de trabalhar numa grande empresa multinacional, com um portfolio de negócios muito diverso, que se apresenta como uma marca com história, reconhecida no mercado e pautada por elevados padrões de qualidade. Conhecer uma realidade de trabalho diferente, com equipas multidisciplinares e contribuir com o meu conhecimento para o desenvolvimento de novos produtos, que estariam na mão de pessoas em todo mundo, foi também o que me fez abraçar esta oportunidade.

Daniel Ledo
"Na Bosch, o espaço para o crescimento profissional nunca fica comprometido"
Daniel Ledo

Como se caracteriza o teu dia-a-dia de trabalho? Em que projeto estás neste momento inserido?

Os meus dias de trabalho são sempre dias entusiasmantes e cheios de interações com pessoas de diferentes países. A equipa eBike na qual estou inserido não se reduz a Ovar e Braga: a sua base principal situa-se em Reutlingen, perto de Estugarda, e tem infraestruturas em diferentes países, tanto na Europa como na Ásia. A forte ligação com diferentes headquarters em diferentes localizações permite-nos interagir com pessoas de diferentes nacionalidades e experiências.

A realização dos novos controladores e displays em Ovar permite-me estar inserido na equipa de desenvolvimento e de testes de produção. Dado que o centro do desenvolvimento se situa na Alemanha e a produção e industrialização em Ovar, passa por mim fazer a ligação das diferentes equipas e a transferências de informação. Existem outras equipas envolvidas no projeto, nomeadamente na Ásia, uma vez que até à data de hoje era neste continente que estava o portfolio produtivo destes produtos. Também com esta equipa é relevante a partilha de informação, para o sucesso de todo o projeto.

Assim, o projeto eBike em Ovar passa nesta fase por testar, validar, industrializar e produzir a 3ª geração dos controladores Bosch eBike System, a lançar em 2024, assim como a 3ª geração de um XS-display. Estou inserido no projeto do controlador e, dada a sua complexidade de desenvolvimento e produção, está a ser um desafio muito interessante. Todos os dias temos novos desafios a ultrapassar e conhecimento novo é adquirido em diversas áreas, o que nos proporciona uma aprendizagem constante.

Como lidas diariamente com uma equipa diversificada?

Trabalhar com diferentes áreas é sempre uma experiência enriquecedora, obriga-nos a ver outras realidades e adquirir outros conhecimentos. Com esta diversidade conseguimos evoluir como profissionais vendo a full picture de todo o projeto/produto e, em conjunto, ultrapassar os diversos desafios que vão aparecendo. Muitas vezes uma ideia ou uma opinião de um colega de outra área ajuda-nos a desbloquear situações críticas, nas quais já estamos viciados e sem soluções.

Daniel Ledo

De que forma os resultados do teu trabalho são soluções de “Tecnologia para a vida”?

Todos os dias trabalho no sentido de fazer algo que mude ou ajude a vida das pessoas. É um dos propósitos da investigação e desenvolvimento. Todos queremos contribuir para que os nossos produtos, nas diferentes áreas, despertem entusiasmo, melhorem a qualidade de vida das pessoas e ajudem a preservar os recursos naturais. O projeto eBike, onde me insiro, trabalha numa área que cada vez mais tem um papel fundamental na sustentabilidade do planeta: a mobilidade.

Quais são os benefícios que encontras ao trabalhar na Bosch?

A exigência, o profissionalismo e a qualidade são referências da marca Bosch, não deixando de parte o bem-estar do trabalhador, e proporcionando condições para uma boa integração, evolução e bom ambiente de trabalho.

Crescer como profissional faz parte do objetivo da maioria dos colaboradores. No entanto, é necessário criar condições para que esse crescimento se faça de uma forma gradual e natural. Na Bosch, o espaço para o crescimento profissional nunca fica comprometido devido ao vasto leque de formações, constante desenvolvimento de competências e diversificação de carreiras dentro de uma única empresa. Existe uma preocupação constante no teu desenvolvimento como profissional, mas também como pessoa.

A conciliação entre a vida pessoal e o trabalho é hoje um tema muito importante. A flexibilidade, a saúde e o bem-estar, aliados à cultura de desporto e lazer têm hoje um papel importante na forma como trabalhamos e nos posicionamos no mundo do trabalho. Também a Bosch assume aqui uma posição em defesa do bem-estar do trabalhador, conhecendo certamente que um trabalhador satisfeito com a sua vida pessoal terá um melhor rendimento no seu local de trabalho.

Toda esta combinação de benefícios, aliada a uma constante progressão de carreira e conhecimento, permite-nos ter as condições para agir e aplicarmos os nossos valores na criação de um futuro melhor, desenvolvendo soluções inovadoras e mais sustentáveis.

t

Daniel Ledo

Electronic Engineer na Bosch Security Systems

Sou o Daniel, tenho 36 anos e sou natural de Vila Real onde completei a Licenciatura e Mestrado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores. Sou o filho do meio se consideramos que em gémeos verdadeiros o que nasce primeiro é o mais velho.

Fui sempre uma pessoa ligada ao desporto, à música e à bricolage. Faço natação, ginásio e caminhada, e adoro uma boa música, tentando sempre acompanhar com a minha guitarra.

Sempre fui autodidata e apaixonado por processos de montagem e desenvolvimento. Gosto de inovar e aprender coisas novas e nenhuma tarefa para mim é impossível até eu a testar.

Considero-me uma pessoa humilde, que gosta de ajudar as pessoas, e muito ligado à família e aos amigos. Gosto de conviver com pessoas, mas também gosto do meu espaço.