“A cultura de constante melhoria, transparência e uma forte estrutura empresarial fizeram-me voltar à Bosch.”

Ana Malheiro, SAP Process Expert na divisão de Home Confort em Aveiro, formou-se em Engenharia e Gestão Industrial pela Universidade de Aveiro. Apaixonada por desafios, desporto e música, descreve os seus dias como uma melodia de novidades e autonomia.
Conhece mais sobre a Ana!
Ana, fala-nos sobre o teu percurso profissional, o que te trouxe de volta à Bosch?
Na Bosch, o Process Consultant é essencial para a transformação digital, promovendo a automatização, digitalização e standardização de processos. Divido as minhas atividades entre duas áreas principais: Business Continuity (BC) e Global Projects (GP).
Comecei com um estágio na Bosch Building Technologies em planeamento de produção, função que continuei a desempenhar nos quatro anos seguintes. O ambiente acolhedor e a cooperação entre colegas fizeram com que criasse amizades até ao dia de hoje. Surgiu a oportunidade de trabalhar noutra empresa onde comecei a explorar mais as funcionalidades de SAP e onde pude crescer no meu conhecimento dando suporte local em SAP. Juntei-me à equipa de projeto de migração para o S/4HANA, uma experiência nova com um âmbito mais abrangente.
A cultura de constante melhoria, transparência e uma forte estrutura empresarial fizeram-me voltar à Bosch em abril de 2024, desta vez para a divisão de Home Comfort, continuando o meu caminho de consultora SAP no projeto de migração para S/4HANA.
Inspira-me conversar com pessoas com percursos diferentes do meu e com mais experiência do que eu. Permite-me ser mais aberta, tolerante e ambiciosa.
Ouvimos falar muito de SAP, mas o que é um SAP Process Expert?
Um SAP Process Expert é uma pessoa que se especializa em SAP numa determinada área como financeira, logística, vendas, entre outras, e que é capaz de aconselhar e desenhar um processo SAP nessa mesma área, de acordo com as necessidades de negócio. Para isso, está em constante comunicação com os representantes do negócio e a equipa de desenvolvimento em IT que efetuará as mudanças necessárias no software.
Neste momento estou a trabalhar na área de produção no projeto TranS/4ming para Home Comfort. O projeto visa converter a versão de SAP R/3 na nova versão S/HANA nas diferentes entidades da divisão. Estamos a criar um template, em que possamos aplicar maior parte dos procedimentos em todas as localizações, de modo a termos um standard. Desta forma facilitamos a compreensão do sistema.
“Sabes como se come um elefante? Aos bocadinhos”. Este é o meu pensamento num projeto como este que demorará anos até estar completo.
Como é que sentes que contribuis para o sucesso da nossa empresa?
Na função que desempenho, além de dar resposta a um problema também dou formação a utilizadores. Assim, sinto a responsabilidade de encontrar a solução que mais se enquadre à empresa e de partilhar informação com os meus colegas, tornando a função gratificante e contribuindo, todos os dias, com um passo em direção ao futuro.
Se tivesses de descrever o teu dia numa palavra, qual seria?
Novidade.
Os dias não são rotineiros e temos autonomia para nos organizarmos da melhor forma para entregar resultados nos prazos necessários. Como SAP Process Expert, já tive dias em viagens de trabalho em workshop na fábrica a identificar os processos atuais e identificar as diferenças para o template de S4, dias a preparar dados e informação para importar para SAP para nos preparar para o próximo evento de Integração de Testes, dias a testar novas soluções entregues pelos colegas de desenvolvimento e dias a alinhar e refinar o procedimento para cada situação diferente.
Qual foi a aprendizagem que mais te marcou no teu percurso?
Nos últimos dois anos tenho aprendido o poder da consistência. Sempre quis aprender rápido e que tudo se concretizasse da noite para o dia. Isto por vezes deixava-me frustrada e sabotava-me os resultados que queria para mim mesma. Estou no processo de ter mais calma e progredir gradualmente, graças ao feedback de colegas e antigas chefias.
Porquê a Bosch?
Aprecio a transparência, comunicação e colaboração na Bosch. Tive a sorte de começar o meu percurso profissional na Bosch, considero que foi uma enorme escola e tive em contacto com diversas áreas como engenharia, qualidade, logística e financeira. Cresci então numa cultura sem julgamento, com formação contínua e onde me sentia valorizada.
Qual o valor da Bosch com o qual te identificas mais?
Openness and Trust, não só por parte da empresa para os colaboradores como entre colaboradores. É criado um ambiente seguro onde podemos ser quem nós somos e estarmos constantemente informados criando envolvimento na empresa. As chefias são as primeiras a dar este exemplo e naturalmente o comportamento é difundido.
O que é para ti trabalhar #LikeABosch?
Trabalhar num ambiente inspirador, com flexibilidade, ferramentas de trabalho, visão e estratégia para o futuro.

Ana Malheiro
SAP Process Expert
Encontro um equilíbrio entre me desafiar e fazer o que traz conforto, por isso procuro constantemente áreas em que possa evoluir e crescer, tanto tecnica como pessoalmente. No último ano tenho investido tempo em literacia financeira, um tema que vejo como muito relevante na nossa sociedade e que deveria ter mais visibilidade perante os mais novos.
Gosto de juntar os amigos e jogar jogos de tabuleiro, fazer puzzles 3D de madeira, praticar e ver desporto, praticar Cross Training e juntei-me recentemente a um club de Pickleball, uma modalidade ainda em crescimento em Portugal.