Ir para o conteúdo principal
Bosch em Portugal
Notícias

Na Bosch em Braga a mobilidade é Easy… Easy Ride

Na Bosch em Braga a mobilidade é Easy… Easy Ride

O futuro da mobilidade ganha forma em Braga.

Não sendo uma incógnita é uma realidade que está a ser moldada em tempo real. Ao contrário do que acontecia nos anos 80 e 90, hoje em dia o mercado já não tem o poder de impor tendências e as construtoras automóveis fazem as suas projeções tendo em conta a vontade do consumidor.

Sabemos que hoje que essa vontade passa por muito mais do que ter um simples automóvel e que a proteção ambiente é o ponto central em qualquer que seja o nosso meio de transporte.

Queremos poluir menos, gastar menos e sermos mais rápidas. Na verdade, o que o consumidor 4.0 quer é uma mobilidade eficaz e eficiente.

Não havendo tendências sobre o formato, existe a certeza que será autónoma, sem emissões de co2, e composta por uma variedade de veículos, quer sejam de movidos através de combustíveis fósseis, sintéticos, hidrogénio ou eletricidade.

A Bosch em Braga há muito que faz parte desta equação e depois de ter trabalhado a interação entre o homem e máquina, está agora mais focada em tornar a mobilidade mais fácil, inteligente e assente na Internet das Coisas.

Bosch Easyride

O fácil pode ser desafiante

O que é que é mais difícil do que conduzir um automóvel? É encontrar formas de rentabilizar o tempo que ganharemos quando não o tivermos que fazer. Esse é o primeiro grande desafio do futuro da mobilidade. Ter as mãos livres enquanto o carro se conduz a si próprio permitirá que os seus ocupantes tenham tempo para fazer as mais variadas coisas. Esse tempo livre dentro de um espaço que nos é tão familiar faz com que se torne num 3rd living space. Uma extensão da nossa casa ou trabalho. Para que seja possível ter o mesmo nível de assistência inteligente que temos hoje em dia em casa, precisamos, em primeiro lugar, de um conjunto de sensores que sejam capazes de “perceber” situações de forma individual. A informação recolhida pelos sensores deve ser legível e complementar informação pré-definida, integrada no sistema, para que perceba as preferências de cada ocupante. In-Vehicle sensors são a base para um cockpit inteligente.

Outro dos grandes desafios é o facto de nas primeiras gerações de veículos autónomos, a circulação só poderá ser feita em estradas preparadas para o efeito, ou com a possibilidade de o ocupante tomar o controlo do veículo. Para perceber se o condutor está em condições para que isso aconteça é necessário monitorizar o seu estado emocional e físico, assim como distrações ou funções vitais.

Este é um grande projeto, que envolve as mais variadas áreas de desenvolvimento e investigação. A mobilidade do futuro passa por muito mais do que um automóvel e na Bosch preparamos esse futuro de uma forma inteligente e transversal. Não esgotamos as nossas competências na automação e eletrificação.

É por isso que o o projeto Easy Ride se desdobra em cinco vertentes diferentes: ·

V2X Communication – Comunicação entre veículos, pessoas e infraestruturas ·

Connected 2Wheelers – Maior conectividade, segurança e eficiência nos veículos de duas rodas

Intelligent Cockpit – O interior do veículo capaz de responder a todas as necessidades dos seus ocupantes de forma rápida e segura

Occupant Emotional Monitoring – Monitorização de comportamentos violentos, de vandalism, ou até situações de emergência de saúde.

In-vehicle Sensors – Inclusão de sensors capazes de recolher informação valiosa para que o veículo seja capaz de aprender com a experiência.

E porque não se fazem “omoletes sem ovos”, em Braga, a Bosch possui instalações altamente capazes de receber projetos desta envergadura. Para além de equipas multi disciplinares e de um contacto permanente com localizações espalhadas pelo mundo e que dão suporte às equipas nacionais, beneficia de anos de experiência no desenvolvimento e investigação na área da HMI (Human Machine Interaction), da possibilidade de trabalhar projetos ligados não são aos veículos de 4 rodas mas também aos Two wheelers (motociclos e e-Bike), de um contacto estreito com a área de desenvolvimento e produção de hardware, de carros de teste, únicos em Portugal, GPU clusters para inteligência artificial e ainda as ferramentas mais avanças para a captura e análise de dados.

EasyRide
Projeto de Inovação

Comunicação Institucional

Perguntas gerais sobre a Bosch

Mais novidades