Ir para o conteúdo principal
Bosch em Portugal
Notícias

Bosch desenvolve primeiro ecrã dividido do mundo para motociclos

Componente eletrónica e HMI desenvolvidos em Braga

A mobilidade do futuro necessita de células de combustível

  • „Equipa de engenheiros da Bosch em Braga responsável pelo desenvolvimento da eletrónica e da componente HMI (interface homem-máquina) desta solução inovadora. „
  • Tela dividida num display TFT de 10.25 polegadas que apresenta informações importantes do veículo e conteúdo de condução sem distrair o piloto. „
  • 90% dos condutores usam o smartphone para se prepararem para a viagem ou para seguirem orientações durante o caminho - a solução de integração de smartphone mySPIN torna a condução mais segura e confortável. „
  • A Ducati e a Kawasaki vão introduzir o mySPIN para trazer as apps de condução para as suas motocicletas.
 smartphone integration solution myspin 2

Um ecrã dividido programável de forma livre, que exibe simultaneamente informações do veículo e conteúdos de uma aplicação para smartphone, era algo exclusivo dos carros premium até há bem pouco tempo. O novo cluster de conectividade integrada da Bosch disponibiliza este recurso para motociclos na forma de um display TFT de 10.25 polegadas. Além disso, a solução de integração de smartphone mySPIN traz o conteúdo do telefone conectado para o visor do motociclo. Uma pesquisa representativa realizada pela Bosch junto de 2.600 motociclistas concluiu que oito em cada dez acolheriam bem esta funcionalidade. “Os nossos clusters em conjunto com a mySPIN oferecem uma nova experiência de condução com mais segurança e conforto para os motociclistas. Para nós, este é o próximo passo em termos de conectividade para as motocicletas”, afirma Geoff Liersch, presidente da unidade Two-Wheeler & Powersports da Bosch.

Informação com rapidez

O novo display TFT de 10.25 polegadas é lançado este ano numa estreia para motos da BMW. As novas dimensões do ecrã mostram todas as informações relevantes em simultâneo sem distrair o piloto. Os utilizadores decidem sobre o conteúdo que desejam ver no ecrã, e toda a informação a poder ser controlada pelo condutor. O conteúdo de uma app de smartphone, por exemplo, é adaptado automaticamente através do mySPIN para mostrar informações relevantes de acordo com o tamanho do visor do motociclo. O ecrã dividido continua a mostrar indicadores importantes, como a velocidade e outros avisos.


split screen on a 10.25 inch TFT display 3
Split screen on a 10.25 inch TFT display 3

Conectividade com segurança

De acordo com uma pesquisa realizada pela Bosch, quase 90% dos condutores recorrem ao seus smartphones na fase de preparação da viagem ou enquanto esta decorre. Um terço estes condutores são expostos a um elevado risco ao utilizarem o seu smartphone durante a condução. A Bosch desenvolveu a solução de integração de smartphone mySPIN para tornar o uso do conteúdo do smartphone mais seguro e confortável. Disponível no segmento dos motociclos desportivos desde 2018 – o que inclui, por exemplo, os chamados veículos todo-o-terreno ou embarcações pessoais - nos veículos da BRP, o mySPIN será a partir de agora, e pela primeira vez, introduzido no segmento das motocicletas. A Ducati irá apresentá-lo em conjunto com o também novo ecrã de conectividade de 6.5 polegadas da Bosch sem a opção de ecrã dividido. “Queremos que os motociclistas possam aceder ao conteúdo do smartphone de forma integrada e fácil. Com a plataforma mySPIN e o cluster de conectividade integrada, encontramos a forma certa de fazer com que isso aconteça”, afirma Vincenzo De Silvio, Diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da Ducati. A partir de 2021, também a Kawasaki irá implementar esta solução. O piloto tem acesso a uma diversificada oferta de serviços através de vários aplicações específicos para motocicletas. Com parceiros como a REVER para fazer o download, rastrear e partilhar rotas fascinantes com uma comunidade de pilotos interessados, a Genius Maps e a Sygic para encontrar o caminho para um hotel ou para o restaurante mais próximo, e a Dash Radio[1] para se poder usufruir de uma rádio digital premium gratuita, a mySPIN oferece uma experiência de condução melhorada. O portfólio de aplicações será continuamente expandido numa base global.

Soluções abrangentes

Como fornecedor líder de sistemas de segurança para motocicletas, a principal prioridade da Bosch é tornar a condução mais segura, e proporcionar aos motociclistas uma experiência mais confortável e emocionante. A conectividade entre o piloto e o motociclo e o seu meio envolvente desempenha um papel crucial. Um exemplo disso é o Help Connect. O sistema de chamadas de emergência digitalmente conectado para motocicletas que aumenta a segurança no trânsito, permitindo o envio rápido e automático de serviços de emergência e apoio em caso de acidente. Mais uma prova de como a Bosch está a tornar os veículos motorizados de duas rodas mais adequados e aptos para as necessidades da mobilidade do futuro.
[1] Sujeito à disponibilidade regional de App/Play-Store

Eletrónica desenvolvida em Braga

A unidade da Bosch em Braga teve um papel muito importante no desenvolvimento desta solução inovadora, uma vez que toda a componente eletrónica do display de 10.25 polegadas foi desenvolvida por uma equipa de engenheiros portugueses. Para além disso, a Bosch em Braga esteve ainda envolvida no desenvolvimento do ecrã de 6.5 polegadas, seja a parte eletrónica; a mecânica, em conjunto com os engenheiros da Bosch na Alemanha; e a componente de desenvolvimento de software, que teve toda a vertente HMI (interface homem-máquina) criada e desenvolvida em Braga. Esta equipa continua a trabalhar com o objetivo de no futuro adicionar novas funcionalidades a estes dispositivos. Através do projetos de inovação com a Universidade do Minho, estão a ser desenvolvidas novas formas de integração de Apple Car Play, ferramentas de controlo por voz, integração com Mobile Apps para partilha de dados do veículo, entre outras funcionalidades.

Comunicação Institucional

Perguntas gerais sobre a Bosch

Mais novidades