Ir para o conteúdo principal

 João Guimarães

 k

Apaixonado por tecnologia e pelos seus hobbies como DIY home automation e pequenos arranjos

João Guimarães atualmente trabalha como embedded software engineer na Bosch Security Systems. Faz parte da equipa que desenvolve os cortadores de relva autónomos da Bosch e a sua função está fortemente relacionada ao desenvolvimento de software embebido que garanta a segurança do sistema. Para além da sua paixão por tecnologias, João disfruta passar tempo com a sua familía e amigos.

Fala-nos um pouco sobre o teu percurso profissional e como chegaste até onde estás hoje

Desde criança sempre tive uma paixão pela eletrónica, começando a “destruir” brinquedos com a curiosidade de saber o que havia lá dentro e entender como funcionavam.

Alguns anos mais tarde, no ensino secundário, segui o curso Tecnológico de Eletrotécnica e Eletrónica: foi o meu primeiro contato com áreas como microprocessadores e programação, eletrónica analógica, automação e soldadura manual (claro!). Continuando este caminho, em 2002, iniciei os meus estudos na Universidade do Minho no curso de Engenharia Electrónica Industrial e de Computadores, área da Automação e Robótica. Durante o curso tive a oportunidade de ter o meu primeiro contato com a robótica e sistemas embebidos.

O meu percurso profissional começou em 2009, como investigador de sistemas embebidos aplicados a têxteis inteligentes (áreas de fitness e wellness) no CeNTI - Centro de Nanotecnologia e Materiais Inteligentes. Como investigador tive a oportunidade de trabalhar em diversos projetos e aplicar diferentes tecnologias, como sensores, comunicação wireless, microcontroladores e integração eletrónica em substratos não convencionais.

Em 2016 abracei um desafio diferente e fui para a Altice Labs onde comecei a trabalhar como consultor na área de telecomunicações, contribuindo para o desenvolvimento de software (Embedded Linux) aplicado a Customer Premises Equipment (CPE) em Terminais de Rede Óptica (ONTs )

Atualmente, trabalho como Engenheiro de Software Embebido na Bosch Security Systems.

"Procuro fazer a diferença mantendo o foco e a perseverança numa área que é realmente muito dinâmica, onde é importante enfrentar continuamente novos desafios, bem como ter vontade e humildade para nunca parar de aprender."
João Guimarães

Que conselho darias a quem está a pensar iniciar uma carreira na tua área funcional?

Na minha opinião, o software embebido é uma área promissora porque temos, até agora, sistemas embebidos em todo o lado e, com a generalização do IoT esse número vai aumentar, com certeza. Por isso vale mesmo a pena começar uma carreira nessa área.

No entanto, há alguns tópicos a considerar… Começando pelas competências técnicas: é realmente importante ter conhecimentos sólidos na linguagem de programação C (eventualmente aprender também C ++), entender os conceitos de RTOS e compilação cruzada, estar familiarizado com ferramentas de versionamento de software e Linux.

Para além disso, é altamente recomendável saber ler um esquema de PCB e, portanto, ter conhecimentos sobre eletrónica digital e analógica. Hoje em dia, existem muitos kits de desenvolvimento (com base em diferentes arquiteturas de processador) que podem ser um grande apoio enquanto se “aprende fazendo”.

Saber comunicar é também verdadeiramente importante: um bom nível de inglês (escrito e falado) é uma vantagem.

Por último, mas não menos importante, as soft skills também representam um papel importante no nosso desenvolvimento profissional. Apenas para citar algumas: criatividade, autocrítica, perseverança, capacidade de trabalhar em equipa, vontade de aprender e humildade, devem estar sempre presentes ao longo do caminho. Finalmente, divirtam-se muito enquanto programam!

Como consegues a diferença?

Procuro fazer a diferença mantendo o foco e a perseverança numa área que é realmente muito dinâmica, onde é importante enfrentar continuamente novos desafios, bem como ter vontade e humildade para nunca parar de aprender. Além disso, faço o meu melhor para ser um membro da equipa, partilhando conhecimento e experiência com os outros membros da equipa, porque acredito realmente que só juntos somos mais fortes e podemos oferecer excelência nos produtos que entregamos.

João Guimarães

João Guimarães

Embedded Software Engineer na Bosch Security Systems

Quando não estou a fazer nada relacionado com tecnologia, adoro passar tempo de qualidade com a minha família e amigos. Adoro ler, ouvir música e pratico desporto principalmente outdoor, como caminhadas e vôlei de praia, são as melhores maneiras de me desligar da minha rotina e me divertir.