Ir para o conteúdo principal
Bosch em Portugal

Vem testar tecnologia inovadora em motociclos com a Bosch

Estás preparado para testar a tecnologia do futuro das motas?

Descobre como podes ser um dos 100 voluntários

Vagas esgotadas

simulador de motas Bosch

A experiência será realizada na Escola de Engenharia da Universidade do Minho no Campus de Azurém, em Guimarães, num ambiente imersivo com recurso a uma tela de projeção curva de grandes dimensões, onde diferentes cenários serão utilizados para testar a perceção do condutor face a avisos de perigo comunicados a partir de diversos dispositivos de interação homem-máquina, nomeadamente avisos sonoros, sinais hápticos e sinais visuais projetados num ecrã instalado num capacete.

Queremos desafiar as pessoas a virem fazer parte deste projeto de investigação, e assim ajudar a Bosch neste processo de encontrar novas soluções que melhorem a experiência de utilização de motociclistas perante as novas oportunidades proporcionadas pela tecnologia V2X - comunicação entre veículos, pessoas e infraestruturas.
Ricardo Pessoa, Gestor do Projeto

Tudo o que precisas de saber

Perguntas frequentes

O que vai acontecer durante a experiência?

Depois de uma pequena introdução ao que será feito durante a experiência, o participante é equipado com alguns sensores de medição (exemplo: elétrodos) que servirão para monitorizar a sua reação aos diferentes estímulos. No final da experiência também é realizado um pequeno questionário.

Que tecnologias irão ser testadas?

Dispositivos de Human-Machine Interface, como por exemplo, avisos sonoros, sinais hápticos e sinais visuais projetados num Head-Up Display instalado num capacete.

Quais são os requisitos para participar?

Para participar é necessário ter experiência na condução de motas e estar na faixa etária entre os 20 e 60 anos;

Qual é o local e como faço para lá chegar?

Os ensaios vão decorrer na Escola de Engenharia da Universidade do Minho, no Departamento de Produção e Sistemas, Campus de Azurém em Guimarães. Se te estás a perguntar do porquê de ser na Universidade do Minho em vez de ser nas instalações da Bosch é porque se trata de um projeto de inovação que a Bosch e a Universidade do Minho estão a desenvolver em conjunto. Quando te inscreveres, irás receber todos os detalhes necessários sobre a localização.

Qual é a duração da experiência?

Irá durar aproximadamente 60 minutos.

Contacto para mais informações

Estamos aqui para esclarecer as tua dúvidas. Vem falar connosco!