Acabaram-se as chaves perdidas

06/10/2017 | Portugal | Notícias Corporativas

A app da Bosch, Perfectly Keyless, transforma o smartphone numa chave para o carro

• Utilize um smartphone para destrancar o carro, ligar o motor e trancar novamente o carro
  • A chave digital pode ser partilhada com outros utilizadores
  • Definições de veículo personalizadas para cada condutor
  • Gestão das chaves digitais para frotas de automóveis e serviços de partilha de carro

A Bosch lançou a Perfectly Keyless, uma app que vem responder a um dos maiores desafios de quem tem um carro: a procura desenfreada pela chave do carro. Seja na correria de manhã ou vindo das compras com as mãos cheias de sacos, destrancar o carro pode revelar-se um desafio.

“A Perfectly Keyless, o nosso sistema digital de acesso ao veículo, significa que os condutores irão conseguir utilizar os seus carros sem chaves tradicionais. É um excelente exemplo de mobilidade conectada, livre de stress”, afirmou Harald Kröger, Presidente da divisão Bosch Automotive Electronics. Assim que o utilizador se aproximar do carro, o seu smartphone é identificado pelos sensores de bordo. “Após a identificação, o carro destranca sem necessidade de uma chave física – da mesma forma que não é necessária nenhuma chave para iniciar o motor ou para trancar o carro no fim do percurso”, referiu Kröger.

Os condutores podem ainda usar uma app para dar permissão aos outros condutores para utilizar os seus carros. Através dum processo seguro, protegido contra acessos não autorizados, uma chave virtual adicional é enviada através da cloud para outros smartphones. Este sistema permite às empresas com serviços de partilha de carros e operadores de frotas automóveis uma gestão de chaves fácil e flexível.

Uma viagem sem stress e sem chaves

A Perfectly Keyless é uma chave de carro digital. Para a usar, é necessário descarregar uma app para o smartphone e conectar os carros à app. Assim que a conexão é feita, o smartphone gera uma chave de segurança única, adequada à fechadura digital do respetivo veículo.

A Perfectly Keyless utiliza uma conexão wireless com os sensores de bordo do veículo para conseguir medir a distância para o smartphone e identificar a chave de segurança. Assim que a distância entre condutor e o veículo seja menos de dois metros, a porta do carro é destrancada e é o fim da busca pelas chaves!

Assim que o veículo é destrancado, todas as definições individuais pré-determinadas, tais como a posição do espelho retrovisor e do banco, são ativadas. E se a Perfectly Keyless detetar o smartphone no carro, um toque no botão start-stop é o suficiente para ligar o motor. À saída do carro, o sistema continua ligado ao smartphone. Pelo menos até aos dois metros de distância, onde o carro tranca automaticamente. Ao fazê-lo, envia uma notificação para o smartphone do utilizador.

Gestão individual das chaves

Os condutores podem utilizar o Perfectly Keyless para tornar os seus carros disponíveis a outras pessoas, como por exemplo membros da família e amigos próximos. Em vez de ter que emprestar a chave pessoalmente, os pais apenas precisam de utilizar a app para que os seus filhos possam ter acesso ao carro de família.

O sistema gera uma chave de segurança adicional e individual, enviando-a através da cloud para o smartphone. Para que as definições de cada utilizador sejam personalizadas, cada chave é única – o sistema Perfectly Keyless funciona ainda com frotas automóveis completas. Os utilizadores podem receber ou perder acesso de forma digital, sujeitos aos limites geográficos e temporais, caso seja esse o objetivo.

Desta forma, torna-se possível que operadores de frotas, tais como as empresas que alugam carros, fornecedores de serviços de partilha de carro e empresas no geral, possam gerir as chaves dos seus carros digitalmente, utilizando a app e a cloud.

Perguntas & Respostas

Que hardware precisa o meu carro de ter para que a Perfectly Keyless funcione?

Os fabricantes de automóveis terão que instalar sensores de proximidade e uma unidade de controlo enquanto instrumentos fixos nos seus carros. Estes sensores medem a distância do smartphone para o carro. Registam, também, a direção de onde o utilizador se aproxima. A unidade de controlo administra a chave digital de segurança e garante que o smartphone, a cloud e os sistemas do veículo comunicam sem problemas.

E se um utilizador perder o smartphone?

Em caso de perda do smartphone, com a app instalada, a chave digital pode ser desativada online. Isto bloqueia o acesso ao veículo, tanto para pessoas autorizadas como para outras pessoas. Um novo smartphone pode ser conectado com o veículo a qualquer momento, gerando assim uma nova chave de segurança única. No período de espera, a chave convencional do carro funciona como sempre.

De que forma o sistema Perfectly Keyless se distingue dos sistemas de desbloqueio sem chave já no mercado?

Os sistemas atuais de desbloqueio sem chave ainda possuem uma chave física incorporada com um chip. Chave essa que precisa ainda de estar junto dos utilizadores. Os primeiros sistemas de acesso digital através de uma app estão agora a ser utilizados, partilhando os serviços para que não seja necessário estar sempre atento às chaves do carro. Para entrar ou começar a conduzir, os utilizadores apenas pedem acesso através do smartphone antes de cada viagem. Com o Perfectly Keyless, basta ter o smartphone no bolso. O sistema de acesso do carro destranca automaticamente as portas assim que o utilizador e o seu smartphone se aproximam. Não há necessidade de existir uma chave, um cartão com chip, ou sequer tocar no ecrã do smartphone.

Quais os sistemas operativos compatíveis com o Perfectly Keyless?

O sistema é compatível com equipamentos que possuem os sistemas operativos comuns.