Bosch Security Systems expande atividade em Ovar

2,9 milhões de euros de investimento e 240 novos postos de trabalho

• Bosch Ovar está a crescer e vai chegar a cerca de 800 colaboradores
  • Presidente da República inaugura nova área de produção com 4.000 m2
  • Parceria entre a Bosch e a Universidade do Porto com foco em I&D para cidades seguras

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, inaugurou nesta sexta-feira, dia 22, na Bosch Security Systems, em Ovar, uma nova área produtiva que vai permitir à empresa expandir a sua atividade na região. A nova superfície de produção tem 4.000 m2 efetivos e mais 3.000 m2 pré-preparados para o crescimento nos próximos anos, e se traduz num investimento de 2,9 milhões de euros. A expansão da produção em Ovar vai permitir um aumento no volume de vendas já este ano.

Para responder aos novos projetos na produção, serão contratadas 240 pessoas até março de 2018. Desta forma, a empresa passará a contar com cerca de 800 colaboradores, um crescimento que irá contribuir para reduzir em cerca de 10% o desemprego no concelho de Ovar. António Pereira, administrador da Bosch em Ovar, explica: “Este espaço representa um crescimento conseguido com o empenho, dedicação e talento de cada um dos nossos 689 colaboradores. Essa equipa acreditou e mostrou ao Grupo Bosch que é possível fazer bem e de forma competitiva a partir de Ovar.”

O desenvolvimento da Bosch em Ovar resulta da aposta da empresa a diversificação do portefólio de produtos e aumento da robustez do negócio. Hoje, esta é a principal fábrica de videovigilância e sistemas de comunicação e deteção de incêndio da Bosch em todo o mundo.

O sucesso desta unidade de produção é visível pelos projetos que tem realizado e dos quais se destacam: a produção de modernas câmaras de videovigilância colocadas na Amadora ou os sistemas de comunicação da Casa Branca, por exemplo. Na nova área recém-inaugurada, a Bosch em Ovar vai produzir e exportar peças eletrónicas para as fábricas das divisões de Termotecnologia, Ferramentas Elétricas e Eletrodomésticos da Bosch em todo o mundo.

Além de expandir as suas atividades produtivas, a empresa está ainda a investir em Investigação e Desenvolvimento, e a desenhar uma parceria com a Universidade do Porto que estará focada nas cidades seguras e também na indústria 4.0. “A Bosch está a contribuir para o desenvolvimento da região de Ovar, que acreditamos poder vir a tornar-se, cada vez mais, num centro para a produção e desenvolvimento de soluções para as cidades seguras e indústria eletrónica de ponta.”, conclui António Pereira.

Recorde-se ainda que Bosch Ovar foi a primeira fábrica da Bosch fora do setor automóvel a ser distinguida como “finalista” no EFQM European Excellence Award 2016.