Para explorar todas as funcionalidades deste website, são necessários cookies. Por favor ative os cookies e efetue um refresh no navegador. Após o refresh, uma janela de diálogo sobre gestão de cookies será mostrada.

Este website utiliza cookies por razões de funcionalidade, comodidade e estatística. Poderá alterar esta configuração a qualquer momento, clicando em "Alterar configurações". Caso concorde com esse uso de cookies clique em "Sim, eu concordo". A nossa política de privacidade

Bosch e Daimler apresentam estacionamento sem condutor em condições reais

 
 
 

Contactos


Bosch Portugal
Comunicação Corporativa
EN 16 - Km 3.7 - Cacia
3800-533 Aveiro
Portugal
Telefone +351 234 925 000

 

28/07/2017 | Portugal | Notícias Corporativas

Estreia mundial no parque do Museu Mercedes-Benz

  • Automatizado, o serviço de estacionamento baseado numa aplicação de smartphone foi lançado como um projeto piloto no parque de estacionamento do Museu Mercedes-Benz
  • Bosch fornece a infraestrutura e Daimler fornece a tecnologia automóvel
  • Estacionamento sem condutor economiza tempo e reduz o stress

O estacionamento manual é uma coisa do passado. No parque de estacionamento do Museu Mercedes-Benz em Estugarda, a Bosch e a Daimler tornaram realidade o serviço de valet num estacionamento autónomo. Com um comando emitido a partir de um smartphone, os condutores podem agora estacionar automaticamente os carros nos locais designados sem ter de monitorizar os movimentos do veículo. O estacionamento autónomo é um marco importante para a condução autónoma. O piloto no parque do Museu Mercedes-Benz é a primeira solução de infraestrutura no mundo para um serviço de estacionamento totalmente autónomo em condições reais, com e sem condutores ao volante. A partir do início de 2018, os visitantes poderão experimentar o serviço de conveniência no parque de estacionamento do museu e economizar o tempo que passariam a estacionar.

“A condução autónoma fará parte da nossa realidade mais rápido do que muitos pensam. O estacionamento sem condutor no museu mostra de forma impressionante o quão avançada já está a tecnologia,” disse Dr. Michael Hafner, responsável pela condução autónoma e desenvolvimento de segurança ativa da Mercedes-Benz Cars. “A utilização das infraestruturas inteligentes no parque e a sua conectividade com os veículos permitiu-nos tornar o estacionamento sem condutor numa realidade muito mais cedo do que o esperado,” disse Gerhard Steiger, presidente da divisão Bosch Chassis Systems Control.

Como por magia: conduzir automaticamente para vagas de estacionamento e voltar

Qualquer pessoa pode reservar um carro através de uma aplicação no smartphone. A viagem começa quando o veículo conduz de forma autónoma até à área de recolha. Devolver o carro é igualmente fácil: o cliente sai do veículo na área de entrega e devolve-o utilizando a aplicação de smartphone. Quando o sistema inteligente do parque de estacionamento identifica o veículo, o carro liga e é guiado para o espaço designado.

Este estacionamento sem condutor é possível através da interação entre a infraestrutura de parque inteligente fornecida pela Bosch e a tecnologia automóvel da Mercedes-Benz. Os sensores instalados no parque monitorizam o corredor de circulação e o que se passa à sua volta enquanto guiam o veículo. A tecnologia no carro traduz, em segurança, os comandos da infraestrutura do parque em manobras de condução e, se necessário, para o veículo atempadamente. Os sensores da infraestrutura de estacionamento e a tecnologia de comunicação são da Bosch. A Daimler fornece o parque de estacionamento do museu e os veículos-piloto. Juntamente com a Bosch, a Daimler irá definir a interface entre a infraestrutura e o veículo, e fazer as modificações necessárias à tecnologia de sensor e ao software dos veículos.

Primeira aprovação de operação para o estacionamento sem condutor a nível mundial

A estreia será seguida por uma fase intensiva de teste e inicialização. Desde o início, o projeto foi supervisionado por agências locais - a autoridade administrativa regional de Estugarda e o ministério dos transportes de Baden-Württemberg - e especialistas da TÜV Rheinland, com o objetivo de avaliar a segurança operacional da tecnologia automóvel e do parque de estacionamento.

As autoridades reguladoras devem emitir a sua aprovação final antes que o estacionamento sem condutor possa ser oferecido aos clientes e o público possa usar o serviço de valet autónomo no parque do Museu Mercedes-Benz, pela primeira vez no mundo, no início de 2018. Desta forma, a Bosch e a Mercedes-Benz irão ganhar experiência em como o utilizador utiliza o valet autónomo.

Os parques de estacionamento existentes podem ser adaptados com a tecnologia de infraestrutura. Para os operadores de parques, o estacionamento sem condutor significará uma utilização mais eficiente do espaço disponível: o mesmo espaço pode comportar até 20% mais veículos.

A Bosch é representada em Portugal pela Bosch Termotecnologia, em Aveiro, a Bosch Car Multimedia Portugal, em Braga, e a Bosch Security Systems – Sistemas de Segurança, em Ovar. Nestas localizações, a empresa desenvolve e fabrica soluções de água quente, multimédia automóvel e sistemas de segurança e comunicação, 95% dos quais exportadas para os mercados internacionais. A sede do Grupo no país está em Lisboa, onde são realizadas atividades de vendas, marketing, contabilidade e comunicação, bem serviços partilhados de recursos humanos e comunicação para o Grupo Bosch. Além disso, a empresa possui ainda um uma subsidiária da BSH Eletrodomésticos, em Lisboa. Com mais de 4.000 colaboradores, a Bosch é um dos maiores empregadores industriais de Portugal e gerou, em 2016, 1,1 mil milhões de euros em vendas internas.

Visite as nossas redes sociais em

www.facebook.com/GrupoBoschPortugal

www.linkedin.com/company/bosch-portugal

Grupo Bosch

O Grupo Bosch é líder mundial no fornecimento de tecnologia e serviços. A empresa emprega mais de 390.000 colaboradores em todo o mundo (a 31.12.2016), que contribuíram para gerar uma faturação de 73,1 mil milhões de euros em 2016. As operações do Grupo estão divididas em quatro áreas de negócio: Soluções de Mobilidade, Tecnologia Industrial, Bens de Consumo, e Tecnologia de Energia e Edifícios. Líder em IoT, a Bosch oferece soluções inovadoras para casas e cidades Inteligentes, mobilidade e indústria conectada. A empresa utiliza o seu conhecimento em tecnologia de sensores, software e serviços, bem como a sua própria cloud IoT para oferecer aos seus clientes soluções conectadas e em diversos domínios a partir de uma única fonte. O objetivo estratégico da Bosch é fornecer inovações para uma vida conectada. Os produtos e serviços do Grupo Bosch são concebidos para cativar e melhorar a qualidade de vida das pessoas através de soluções inovadoras e úteis. Desta forma, a empresa oferece mundialmente "Tecnologia para a Vida". O Grupo Bosch é composto pela Robert Bosch GmbH e cerca de 450 subsidiárias e empresas regionais presentes em aproximadamente 60 países. Incluindo os representantes de vendas e serviços, a rede mundial de desenvolvimento, produção e distribuição da Bosch está presente em quase todos os países. A sua força inovadora é a base para a continuidade do crescimento da empresa. Em cerca de 120 localizações em todo o mundo, a Bosch empresa 59.000 colaboradores em investigação e desenvolvimento.

A empresa foi fundada em Estugarda no ano de 1886 por Robert Bosch (1861-1942) como uma “oficina de mecânica de precisão e eletricidade”. A estrutura acionista da Robert Bosch GmbH garante a autonomia empresarial do Grupo Bosch, tornando possível o planeamento a longo prazo e a realização de investimentos significativos para salvaguarda do seu futuro. 92 por cento das ações da Robert Bosch GmbH são detidas pela Fundação Robert Bosch, uma fundação beneficente. A maioria dos direitos de voto é detida pela Robert Bosch Industrieltreuhand KG, uma trust industrial a quem está cometida a gestão dos ativos empresariais. As restantes ações são detidas pela família Bosch e pela Robert Bosch GmbH.

Para mais informações, consultar:

www.bosch.com

www.bosch-press.com

twitter.com/BoschPresse